Abstract:
RESUMO: Este estudo tem como objetivo verificar a competência comunicativa de alunos de Ensino Médio de uma escola da rede pública de Teresina-PI em atividades de leitura e de escrita nos eventos de letramento de que participam no contexto sociocultural em que estão inseridos. A investigação desenvolveu-se por meio de uma pesquisa de natureza qualitativa, conduzida com base nos procedimentos de caráter descritivo e interpretativo da Etnografia, conforme abordagem sociolinguística da Etnografia da Comunicação (GUMPERZ E HYMES, 1972; SAVILLE- TROIKE, 1982). Os dados que constituíram o corpus analisado foram obtidos através dos métodos e técnicas de observação participante, de entrevistas semiestruturadas, de notas de campo, de gravações em áudio, de fotografias e de material escrito colhido no cenário de pesquisa. Para a fundamentação deste trabalho buscou-se apoio teórico em pesquisadores como Bortoni-Ricardo (2004, 2005, 2014), Barton e Hamilton (1998, 2000), Heath (1982), Hymes (1972), Kleiman (1995, 2002, 2005), Street (2003, 2014), Soares (2003, 2012), entre outros. Os resultados do estudo evidenciaram que, mediante a realização de atividades de leitura e de escrita, os alunos buscam corresponder às normas e aos parâmetros do evento de letramento de que participam. Por outro lado, na escola, as práticas escolares de ensino de língua materna não são desenvolvidas com a finalidade de ampliar a competência comunicativa dos alunos, no que diz respeito à atuação destes em eventos de letramento ocorridos fora desse contexto social. Este estudo, portanto, espera contribuir para as áreas dos Estudos da Linguagem e da Educação, na medida em que propõe reflexões acerca do papel da instituição escolar e, mais especificamente, do ensino de língua portuguesa, no sentido da ampliação da competência comunicativa dos alunos para interagir em eventos de letramento de diferentes domínios. ABSTRACT: This study aims at verifying the communicative competence of high school students from a public school in Teresina-PI in reading and writing activities in literacy events that they participate in the socio-cultural context in which they are inserted. The research was developed through qualitative nature research, based on the descriptive and interpretive procedures of Ethnography, according to the sociolinguistic approach of Ethnography of Communication (GUMPERZ AND HYMES, 1972; SAVILLE-TROIKE, 1982). The data that constituted the analyzed corpus were obtained by the methods and techniques of participant observation, semi-structured interviews, field notes, audio recordings, photographs and written material collected in the research scenario. This dissertation is based on the theoretical support of some authors, such as Bortoni-Ricardo (2004, 2005, 2014), Barton and Hamilton (1998, 2000), Heath (1982), Hymes (1972), Kleiman (1995, 2002, 2005), Street (2003, 2014), Soares (2003, 2012), among others. The results of the study showed that, by performing reading and writing activities, students seek to correspond to the norms and parameters of the literacy event in which they participate. On the other hand, in school, the mother tongue teaching practices are not developed with the purpose of increasing the communicative competence of the students, in relation to their performance in literacy events occurring outside this social context. This study therefore hopes to contribute to the areas of Language and Education Studies, insofar as it proposes reflections about the role of the school institution and, more specifically, Portuguese language teaching, in the sense of expanding students’ communicative competence in order to interact in literacy events of different domains.