Abstract:
RESUMO: A presente pesquisa investiga por meio dos fatos históricos referentes à educação brasileira e em especial a piauiense, o processo de renovação da escola primária piauiense, situando-a em relação à modernização educacional que ocorria em nível nacional. Seleciona como fonte de pesquisa, as Leis e os Decretos referentes à
educação piauiense do período de 1930 a 1940. O trabalho tem como objetivo geral
analisar na legislação educacional como se constituiu o currículo do ensino primário
piauiense nos anos de 1930 a 1940 e como objetivos específicos: 1) realizar
levantamento de fontes documentais e bibliográficas sobre a instrução primária do
Piauí, entre os anos de 1930 a 1940; 2) caracterizar o currículo do ensino primário
no período referido; 3) investigar os ideais da Escola Nova, no que concerne ao
currículo. Assim, surgiu a seguinte pergunta norteadora desta pesquisa: como se
constituiu o currículo do ensino primário do Piauí entre os anos de 1930-1940? O
aporte teórico da pesquisa está ancorado em autores da historiografia regional a
partir de Brito (1996), Ferro (1996), Lopes (2001) e Martins (2009); na Escola Nova
com: Azevedo (2010), Nagle (1976), entre outros, que contribuíram
significativamente para a elaboração deste trabalho. Estas fontes foram documentos
oficiais disponíveis no Arquivo Público de Teresina (Casa Anísio Brito). Elas
permitiram evidenciar o pensamento educacional que estava veiculado através da
legislação de ensino, em especial, nas escolas primárias. Com os resultados
obtidos, foi possível observar várias reformas de ensino sendo prescritas em
documentos legais e administrativos, onde a renovação escolar foi constituída por
um projeto político de cunho social civilizador, que pretendia conduzir a nação, a
modernização e a educação do povo. ABSTRACT: This research investigates through the historical facts concerning the Brazilian education and, in particular, from Piauí, the process of renewal of primary school, placing it in relation to educational modernization taking place at the national level. We selected as a research source laws and decrees. Thus, we have as a general objective: to analyze the educational legislation how it constituted the primary school curriculum from Piauí in the years 1930-1940; and as specific objectives: 1) To perform a survey of documentary and bibliographical sources on the primary education of Piauí between the years 1930-1940; 2) To characterize the primary school curriculum in that period; 3) To investigate the ideals of the new school when it comes to curriculum. Thus, the following guiding question of this research arose:
how it was constituted the curriculum of primary education from Piauí between the
years 1930-1940? The theoretical contribution of the research is anchored in authors
of regional historiography from Brito (1996), Ferro (1996), Lopes (2001) and Martins
(2009); In New School with: Azevedo (2010), Nagle (1976), among others, that
contributed significantly to the elaboration of the work. The sources used for the
research were official documents available in the Teresina Public Archives (Anísio
Brito House). These sources have highlighted the educational thought that was
conveyed through teaching legislation, particularly in primary schools. With the
obtained results, we observed several educational reforms prescribed in legal and
administrative documents in which school renovation consisted of a political project
of civilizing social nature that intended to lead the nation, modernization and
education of the people.