Abstract:
RESUMO: O presente trabalho é o resultado de uma pesquisa com jovens estudantes de alguns países africanos inseridos no âmbito do ensino superior luso-brasileiro. Como questão-problema procurou-se refletir sobre como se dá a relação nas práticas educativas entre alguns jovens africanos estudantes e seus respectivos docentes em duas instituições de ensino superior nos países de “acolhimento” Brasil e Portugal. Para tanto, traçamos como objetivo geral: Compreender as Práticas Educativas de docentes do Ensino Superior com Jovens do continente africano estudantes de cursos de Graduação e Pós-Graduação na Universidade Federal do Piauí/Brasil e Universidade do Minho/Portugal. Para o efeito, utilizou-se como metodologia a pesquisa qualitativa, Estudo de Caso comparado, por considerar o mais adequado ao objeto de estudo. Como técnicas de coleta de dados, optou-se por utilizar a entrevista semiestruturada e o Diário de Campo. Para a análise dos dados, nossa escolha se deu pela análise de conteúdo, construindo categorias a partir de unidades de registro selecionadas, ancorados na ênfase de Bardin (1979). A discussão teórica foi balizada por estudos de autores como: Bomfim (2010), Boakari (2010, 2013), Gusmão (2004, 2012, 2014), Santos (2010), Gomes (2010), Matos (2008, 2011) Machado (2002), Casa-Nova (2007, 2009), Stoer (1994), Tardif (2000), Seabra (2008), Abrantes (2010), Pimenta e Anastasiou (2010), dentre outros. Busca-se problematizar as significações captadas no discurso destes jovens e de docentes do ensino superior nos dois países da pesquisa. Importa referir que, após a escuta sensível dos sujeitos entrevistados, defende-se a ideia da implementação de uma educação intercultural que compreenda a especificidade de jovens africanos enquanto estudantes, oferecendo-lhes assim, a possibilidade de concluir seu ciclo escolar, de forma digna e eficaz. A proposta também assenta no reconhecimento destes para além da condição de estudantes, de modo a que sejam compreendidas suas identidades, suas representações, anseios e singularidades, concebendo-os como sujeitos sociais capazes de transformar positivamente a realidade na qual estão inseridos. Nesse sentido, apontamos alguns resultados dessa pesquisa, a saber: a) No que diz respeito às motivações da transferência dos jovens estudantes africanos para fins de estudo nos dois países, justifica-se pela incapacidade das Universidades de Origem de oferecer um ensino superior de qualidade. e a despeito das escolha dos países Brasil e Portugal, reside, em síntese, por acordos e convênios de cooperação internacional, pela facilidade da língua, pela oportunidade de fazer um intercâmbio e por referências e incentivos de amigos; b) No que se refere à avaliação dos apoios institucionais, verifica-se uma lacuna da Assessoria Internacional das duas instituições (UFPI/UMINHO) quando não conseguem, na avaliação de nossos sujeitos, suprir as demandas mínimas de apoio ao estudante estrangeiro; c) A maioria dos jovens entrevistados avaliam negativamente os professores do ensino superior nas duas instituições, considerando que os mesmos não trabalham a dimensão da interculturalidade em sua prática docente. Portanto, apesar de vivermos um contexto marcado por mudanças significativas na educação, os resultados da investigação demonstram que as práticas educativas ainda permanecem arraigadas em um modelo tradicional de ensino. Abordam-se, por fim, as possibilidades e os dilemas na construção de uma prática educativa intercultural, recomendando-se o investimento em formação permanente dos professores enquanto marco normativo das duas instituições pesquisadas. ABSTRACT: The presente work is the result of a research whit Young students of some African countries inserted in the scope of the Brazilian Portuguese higher education. As a matter of problem, we sought to reflect on the relation ship between the educational practices among some Young African students and their respective teachers in two institutions of higher education in the host coutries of Brazil and Portugal. To do so, we have as a general objective: To understand the educational practices of teachers of higher Education with Young people from the African Continent students of undergraduate and posgraduate courses at the Federal University of Piaui / Brazil and University of Minho / Portugal. For this purpose, the qualitative research methodology was used as the methodology. Case study compared, be can it is considered the most appropriate to the object of study. As data collection techiniques, we choose to use the semi-structured interview and Diary of campo. For the analysis of data, we used the contentanalysis, consctructing categories and subcategories from selected registry unit, anchored by Bardin (1979) emphasis. The theoretical discussion was based on studies by authors such: Bonfim(2010), Bokari (2010,2013), Gusmao ( 2004, 2012, 2014), Santos (2010), Gomes( 2010), Matos (2008, 2011), Machado( 2002), Casa-Nova( 2007, 2009), Stoer (1994), Tardif (2000), Seabra ( 2008), Abrantes( 2010), Pimenta e Anastasiou( 2010) dentre outros. The paper seeks to problematize the meanings captured in the discourse of these youngsters and higher education teachers in the two countries surveyed. It is importante to mention that, after the sensitive listening of the subjects interviewed, the idea as defended of the implementation of na intercultural education that understand the specifity of Young Africans as students offering them the condition to finish the school cycle in a dignified and effective way.The proporsal is alsobased on the recoognition of these students in addition to the condition of students, so their identities, their representation, their longings and singularities are understood, conceiving them as social subjects capable of tramsforming the reality in which they are inserted. In this sence, we point out some results of this research. A) It is justified by inability of the universities of origin to offer a quality higher education and, despite the choices of the coutries Brazil and Portugal, resides, in synthesis, by agréments and agréments of international cooperation, to faciliate the tongue. B) Regarding the evalution of institutional support, there is a precariousness of the international assistance of the two institutions (UFPI / UMINHO) when they can not meet the needs of foreign students. C) Mosto f the interviewees evaluted negatively the teachers of higher education in the two recital institutions that do not work to interculturalities in their teaching practice in both institutions. Finally, the possibilities and dilemas in the construction of an intercultural educational practice are discussed, recommending investment in the permanente formation of teachers as normative framework of the institutions researched. RÉSUMÉ: Le présent travaille est le résultat d’une recherche avec des jeunes éstudiants de certains pays inserées dans le cadre de l’enseignement supérieur luso-brésilien. Come question-problème on a cherchée de refléchir sur comme se donne la relation dans les pratiques éducatives entre quelques jeunes étudiants africain et ses respectives enseignants en deux instituitions d’enseignement supérieur dans les pays “d’accueil” Brésil et Portugal. Pour autant, traçons comme objectif général: Comprendre les Pratiques Éducatives de enseignants de l’Enseigment Supérieur avec Jeunes du continent africain étudiant de cours de Licence et Troisième cycle dans l’Universidade Federal do Piauí/Brésil et Universidade do Minho/Portugal. À cet effet, a été utilisée comme méthodologie la recherche qualitative, la méthode d’Étude de Cas comparé, pour se considérer le plus approprié à l’objet d’étude. Comme techniques de collecte de données, on a opté pour utiliser l’entretien demi-structurée et le Journal de Champ. Pour l’analyse des données, a été utilisée l’analyse du contenu, construisent catégories et sous-catégories à partir des unités d’enregistrement selectionées, ancrés dans l’emphase de Bardin (1979). La discussion théorique a été balisée par études de auteurs comme: Bomfim (2010), Boakari (2010, 2013), Gusmão (2004, 2012, 2014), Santos (2010), Gomes (2010), Matos (2008, 2011) Machado (2002), Casa-Nova (2007, 2009), Stoer (1994), Tardif (2000), Seabra (2008), Abrantes (2010), Pimenta e Anastasiou (2010), entre autres. On cherché de problématiser les significations captée dans le discours de ces jeunes et d’enseignants de l’enseignement supérieur dans le deux pays étudiés. Il convient référer que, aprés l’écoute sensible des sujets interrogés, on defend l’idée de l’implémentation d’une éducation interculturelle que comporte la spécificité des jeunes africains en tant qu’étudiants, leur offrant ainsi, la possibilité de conclure son cycle escolaire, de manière digne et efficace. La proposition s’appuie aussi à la reconnaissance de ces au-delà de la condition d’etudiants, de sorte que soient comprises ses identités, ses représentations, préoccupations et singularités, les concevant comme sujets sociaux capable de transformer positivement la réalité dans laquelle il sont insérés. Dans ce sens, nous pointons quelques résultats de cette recherche, a savoir: a) En ce qui concerne les motivations de transfert des jeunes étudiants africains à dês fins d’études dans les deux pays, se justifie par l’incapacité des Université d’Origine d’offrir un enseignement supérieur de qualité. Et en dépit des choix des pays Brésil et Portugal, réside, en synthèse, par l’oportunité de faire um échange et par référence et encouragements d’amis. b) En ce qui concerne l’évaluation des soutien institutionnelles, on constate une précarité de l’Association Internacionale des deux institutions (UFPI/UMINHO) quand ne réussissent pas, dans l’évaluation de nos sujets, combler les demandes minimales d'appuis à l’étudiant étranger. c) La majorité des jeunes interrogés évaluent negativement les professeurs d’enseignement supérieur dans les deux institutions, considérant que les mêmes ne travaillent pas la dimension de la interculturalité dans sa pratique d’enseigne. Par conséquent, bien que nous vivons un contexte marqué par changements signiticatifs dans l’éducation, les résultats de l’investigation démontrent que le pratiques éducatives restent toujours enracinée dans um modèle traditionnel d’enseigne. On aborde, finalement, les possibilités et dilemmes dans la construction d’une pratique éducative interculturelle, en recommandant l’investissement en formation permanente des professeur en tant que jalon normatif des deux institutions recherchées.