Repositório Institucional da UFPI

PROPOSTA DE UMA UNIDADE DE ENSINO POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVA (UEPS) PARA O ESTUDO DE CAPACITORES E CIRCUITO ELÉTRICO RC PARA O ENSINO MÉDIO

DSpace/Manakin Repository

Show simple item record

dc.contributor.author SILVA, Joel de Brito
dc.date.accessioned 2018-06-14T19:16:39Z
dc.date.available 2018-06-14T19:16:39Z
dc.date.issued 2018-06-14
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/123456789/1230
dc.description Orientadora: Prof.ª Dr.ª Edina Maria de Sousa Luz. Examinador interno: Prof. Dr. Francisco Eroni Paz dos Santos. Examinador interno: Prof. Dr. Neuton Alves de Araujo. pt_BR
dc.description.abstract RESUMO: De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais - PCN's (BRASIL, 2006), o ensino de Física deve proporcionar ao aprendiz conhecimentos, habilidades e competências que possibilite ao mesmo uma formação para cidadania mais adequada com uma melhor compreensão do mundo que o cerca. Para tanto, foi dadas ao ensino de Física novas dimensões que visam promover um ensino contextualizado e integrado à vida. Contudo, o ensino de Física, em muitas escolas, ainda é realizado de forma tradicional, com conteúdos abordados de forma desarticulada, o que leva o aluno a não atingir o nível de conhecimento requerido e muitas vezes o obrigando a automatizar o conhecimento levando à aprendizagem memorística. Por isso propomos neste trabalho a construção e aplicação de uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa - UEPS com objetivo de apresentar um modo diferenciado de organizar uma aula didática que trabalhe o conteúdo de Eletricidade, especificamente o circuito RC que é composto de um resistor (R) e um capacitor (C). O circuito RC tem uma importância fundamental nos circuitos eletrônicos. Uma das maneiras de se iniciar o ensino de eletricidade é abrindo uma discussão em torno do tema, discutindo sobe sua importância e suas principais aplicações. A presente pesquisa foi realizada na Unidade Escolar Zulmira Xavier, no município de Luís Correia, no litoral do Estado do Piauí. Atualmente funciona com o Ensino Fundamental, Médio, o Técnico Integrado ao ensino médio e de Jovens e Adultos. É fundamentado nas teorias da aprendizagem significativa de (AUSUBEL, 1982) que propõe a valorização dos conhecimentos prévios dos alunos, permitindo estabelecer, construir e reconstruir esses conhecimentos, e na teoria da Aprendizagem Significativa em um enfoque Vygotskyano. O produto educacional foi elaborado a partir da construção de uma UEPS, a mesma é uma Sequência Didática fundamentada em Teorias de Aprendizagem, particularmente a da Aprendizagem Significativa, segundo Moreira (2011). ABSTRACT: According to the National Curricular Parameters - PCN's (Brazil, 2006), physics teaching must provide the apprentice with the knowledge, skills and competences that will enable a more adequate formation of citizenship with a better understanding of the world around him. For this purpose, new dimensions were given to Physics teaching that aim to promote contextualized and integrated teaching of life. However, the teaching of physics in many schools is still carried out in a traditional way, with content addressed in a disjointed way, which leads the student to not reach the required level of knowledge and often forcing him to automate knowledge leading to rote learning. Therefore we propose in this work the construction and application of a potentially meaningful teaching unit - LIFO with the objective of presenting a differentiated way of organizing a didactic class that works the content of Electricity, specifically the RC circuit that is composed of a resistor (R) And a capacitor (C). The RC circuit is of fundamental importance in electronic circuits. One of the ways to start the teaching of electricity is to open a discussion around the theme, discussing its importance and its main applications. The present research was carried out at the Zulmira Xavier School Unit, in the city of Luís Correia, on the coast of the state of Piauí, a school that was inaugurated in 1969. Where currently it works with Elementary, Middle School, Integrated Technician to high school and Youth and Adults. It is based on the theory of meaningful learning (Ausubel, 1982) that proposes the valuation of students' prior knowledge in order to establish, construct and reconstruct this knowledge, and in the theory of Significant Learning in a Vygotskyan approach, where it sought a better assimilation of As it began the process of obtaining the knowledge presented. Where the educational product was elaborated from the construction of a LPS (Potentially Significant Teaching Unit), where it is a Didactic Sequence based on Learning Theories, particularly that of Significant Learning, according to Moreira (2011). pt_BR
dc.description.sponsorship CAPES pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject UEPS pt_BR
dc.subject Capacitores pt_BR
dc.subject Aprendizagem significativa pt_BR
dc.subject Circuito RC pt_BR
dc.subject Signi cant learning pt_BR
dc.subject Capacitors and RC Circuit pt_BR
dc.title PROPOSTA DE UMA UNIDADE DE ENSINO POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVA (UEPS) PARA O ESTUDO DE CAPACITORES E CIRCUITO ELÉTRICO RC PARA O ENSINO MÉDIO pt_BR
dc.type Preprint pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account