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RESUMO: O estudo das contradições inerentes à realidade objetiva e, de modo específico, à prática de formação contínua, bem como do seu desvelamento, constitui exigência, tendo em vista que se trata de uma investigação científica e de obra prática de natureza crítica. Nesse sentido, esta pesquisa objetiva investigar, a partir de contexto colaborativo, a relação entre as significações da prática de formação contínua desenvolvida pelos formadores de professores de alfabetização, a explicitação desta como trabalho docente e suas contradições. Para a operacionalização deste intento, o estudo privilegia o Materialismo Histórico Dialético como método para a compreensão do objeto investigado e os princípios da Pesquisa Colaborativa –que tem como pressupostos básicos a investigação, a formação e a produção do conhecimento dos atores envolvidos. No intuito de concretizar os objetivos propostos, privilegia a utilização das narrativas de formação, os encontros colaborativos e a observação colaborativa para a produção dos dados. A pesquisa envolve a participação de cinco formadores de professores da área de alfabetização que atuam em contexto de formação contínua dos professores do ciclo de alfabetização da Rede Municipal de Ensino de Teresina e de uma graduanda do curso de Licenciatura Plena em Pedagogia da Universidade Federal do Piauí. Está fundamentado nos estudos de Marx (1988), Afanasiev (1968), Vigotski (2000), Rubinstein (1973, 1977), Leontiev (1978, 1998), Sanchez Vázquez (2007), Magalhães (2004) Ibiapina (2011), e outros. Sua relevância se configura na contribuição que pode oferecer para a produção do conhecimento no campo do trabalho docente, especificamente da formação contínua, como também para a mudança das práticas dos formadores de professores. Os resultados evidenciam que a colaboração aliada à reflexão crítica possibilita aos formadores de professores entenderem as contradições inerentes às suas práticas, assim como viabilizar a produção de novas significações relativas ao seu modo de pensar e de agir ao desenvolver as ações de formação contínua com professores alfabetizadores. ABSTRACT: The study of the inherent contradictions to objective reality, in a specific way, to practice of continuous formation, as well as its unveiling, constitutes requirement, in view of that this is a scientific investigation and of practical work of critical nature. In this sense, this research aims to investigate, from a collaborative context, the relationship between the meanings of the practice of continuous formation developed by the trainers of literacy teachers, the explicitness of this as docente work and its contradictions. For the operationalization of this intent, the study privileges the Dialectical Historical Materialism as a method for understanding the object investigated and the principles of Collaborative Research–which has as basics assumptions the investigation, the formation, and the knowledge production of the actors involved. In order to concretize the proposed objectives, it privileges the utilization of formative narratives, the collaborative enconteurs and the collaborative observation for the production of data. The research involves the participation of five trainers of teachers in the area of literacy that work in the context of continuous formation of teachers of the literacy cycle of the Teresina Municipal Teaching Network and a undergraduate of the course of Degree in Pedagogy of the Federal University of Piauí. It is grounded on the studies by Marx (1988), Afanasiev (1968), Vigotski (2000), Rubinstein (1973, 1977), Leontiev (1978, 1998), Sanchez Vázquez (2007), Magalhães (2004) Ibiapina (2011), among others. Its relevance is configured in the contribution that it can offer to the production of knowledge in the field of teaching work, specifically in the field of continuous training, as well as for the change in the practices of teacher trainers. The results show that collaboration allied with critical reflection allows teacher trainers to understand the contradictions inherent to their practices, as well as to enable the production of new meanings related to their way of thinking and acting when developing continuous training actions with literacy teachers. RESUMEN: El estudio de las contradicciones inherentes a la realidad objetiva y, en particular, a la práctica de la formación continua, así como de su exposición, es un requisito, considerando que se trata de un trabajo de investigación científica y de obra práctica de naturaleza crítica. En ese sentido, esta investigación objetiva investigar, desde el contexto de colaboración, la relación entre los significados de la práctica de formación continua desarrollada por los formadores de profesores de alfabetización, la explicación de esta como trabajo docente y sus contradicciones. Para la puesta en marcha de esta intención, el estudio se centra en el Materialismo Histórico Dialéctico como método para la comprensión del objeto investigado y los principios de la Investigación Colaborativa -que tiene como premisas básicas la investigación, la formación y la producción de conocimiento de los actores involucrados. A fin de alcanzar los objetivos propuestos, favorece el uso de narrativas de formación, los encuentros colaborativos y la observación colaborativa para la producción de datos. La investigación implica la participación de cinco formadores de docentes en el ámbito de alfabetización que actúan en contexto de formación continua de los profesores en el ciclo de alfabetización de la Red Municipal de Enseñanza de Teresina y de una universitaria del curso de Licenciatura Plena en Pedagogía de la Universidad Federal de Piauí. Se basa en estudios de Marx (1988), Afanasiev (1968), Vigotski (2000), Rubinstein (1973, 1977), Leontiev (1978, 1998), Sanchez Vázquez (2007), Magalhães (2004) Ibiapina (2011), y otros. Su importancia es la contribución que puede ofrecer para la producción del conocimiento en el ámbito del trabajo docente, específicamente en la formación continua, sino también para cambiar las prácticas de formación de los profesores. Los resultados muestran que la colaboración junto con la reflexión crítica permite que los formadores de docentes entiendan las contradicciones inherentes a sus prácticas, así como para permitir la producción de nuevos significados relativos a su manera de pensar y de actuar al desarrollar las acciones de formación continua con los profesores alfabetizadores. |
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