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O ENTRECRUZAMENTO DE DISCURSOS SOBRE CORPOS DE MULHERES ANGOLANAS NA POESIA DE PAULA TAVARES

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dc.contributor.author SOUSA, Érica Patricia Rodrigues de
dc.date.accessioned 2018-06-07T12:21:44Z
dc.date.available 2018-06-07T12:21:44Z
dc.date.issued 2018-06-07
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/123456789/1170
dc.description Orientador: Prof. Dr. Sebastião Alves Teixeira Lopes. Examinador interno: Profa. Dra. Margareth Torres Alencar Costa. Examinadora externa: Profa. Dra. Algemira de Macedo Mendes (UESPI). pt_BR
dc.description.abstract RESUMO: O presente trabalho tematiza as significações das representações de corpos de mulheres articuladas pelas relações de gênero. A poeta angolana Paula Tavares, com sua obra Amargos como os frutos, é o sujeito/objeto da presente pesquisa, que foi estudado a partir de três planos de análise: corpo subversivo, corpo subalterno e corpo amante lidos, lírica e teoricamente, com vistas a compreender os sentidos e as estruturas das significações de cada eixo analítico. O elo principal entre eles foi aspectos relacionados a processos de emancipação feminina. O objetivo geral do trabalho foi pesquisar representações de mulheres em processos diversos de autonomia sociopolítica e afetiva, que emergem da poesia de Paula Tavares na obra Amargos como frutos, articuladas na relação dessas com seus próp rios corpos e com aqueles do sexo masculino, confrontadas com paradigmas culturais de comportamentos naturalizados e estabelecidos para mulheres e homens na sociedade angolana. E foram objetivos específicos: investigar, na poesia de Paula Tavares, formas de domínio do masculino sobre o feminino; averiguar representações de insubordinação da sexualidade feminina inscritas em poemas de Paula Tavares que expressam uma busca pelo domínio do próprio corpo; e examinar poemas de Paula Tavares que abordam relações consensuais e amorosas entre amantes, nas quais as alteridades se relacionam de maneira mais equânime, redesenhando, assim, as fronteiras entre masculino e feminino, de forma a perceber se os limites postos para os comportamentos entre os gêneros podem ser transpostos, deslocando mulheres e homens para experiências mais horizontais de gênero e sexualidade. Fazem parte do marco teórico que subsidiou esta pesquisa autores como Beauvoir (1967; 1970), Bourdieu (1995, 2002), Bozon (2004), Butler (2000; 2003), Ducados (2004), Firestone (1970), Giddens (1993), Grassi (2001), Lakoff (2010), Louro (2000), Machado (1998; 2000), Saffioti (1987; 2004), Silva (2009), Spivak (2010), Pateman (1993), Touraine (2007), Weeks (2000). Sobre a produção poética de Paula Tavares, houve a contribuição de teóricos como Chaves, Macêdo, Secco (2006), Matta (2011), Mantolvani (2016), Secco (2011; 2013), Souza (2010). Foram categorias adotadas para a análise: corpo, gênero, patriarcado, subversão, subalternidade, dentre outras. As categorias teóricas que orientaram a leitura possibilitaram identificar registros diversos da corporeidade feminina, que foi o pressuposto do problema de pesquisa, formulado através da seguinte questão: como as mulheres são representadas na poesia de Paula Tavares, pela obra Amargos como frutos? A metodologia utilizada neste trabalho foi pesquisa bibliográfica qualitativa, orientada pelos três eixos de análise: submissão, transgressão e equidade. Nas considerações finais, destacam -se os perfis plurais do eu lírico feminino, como a submissão presente em poemas nos quais as mulheres não têm direito à condição de sujeito. Assim como há transgressão em poemas nos quais as mulheres possuem autonomia sobre si mesma. Porém, há perfis femininos que estabelecem relações permeadas por sentimentos de reciprocidade amorosa, nos quais as relações de poder tornam-se difusas e fragmentadas. Dessa forma, a diversidade de performances femininas questiona padrões sexistas, assim como elabora mulheres emancipadas. Isso impulsiona e fortalece novos padrões de comportamento. ABSTRACT: This work thematizes the meaning of representations of women’s bodies articulated by gender relations. The collection of poems, Amargos como os frutos, by Angolan writer Paula Tavares is the corpus of this research, which is structured in three levels of analysis: subversive body, subaltern body, and loving body, observed, lyrically and theoretically, with the objective of understanding the meanings and sense structures of each analytical axis. The general objective of the work was to research representations of women in diverse processes of sociopolitical and affective autonomy which emerge from the poetry of Paula Tavares in Amargos como os frutos, articulated in their relationships to their own bodies and to those of the masculine gender, confronted with cultural paradigms of behavior naturalized and established women and men in the Angolan society. The specific objectives of the research were: to investigate, in the poetry of Paula Tavares, forms of male domination over women; to verify in poems by Paula Tavares representations of insubordination of feminine sexuality, expressing a search from the part of women to have mastery over their own body; and to examine poems by Paula Tavares which deal with consensual loving relationships between woman and man, in which both sexes relate with each other in a more equitable way, thus redesigning the boundaries between women and men, in order to perceive if gender behaviors can be transposed, leading women and men to more horizontal experiences of gender and sexuality. Beauvoir (1967; 1970), Bourdieu (1995, 2002), Bozon (2004), Butler (2000; 2003), Ducados (2004), Firestone (1970), Giddens (1993), Grassi (2001), Lakoff (2010), Louro (2000), Machado (1998; 2000), Saffioti (1987; 2004), Silva (2009), Spivak (2010), Pateman (1993), Touraine (2007), and Weeks (2000) are some authors who support theoretically the research. In relation to Paula Tavares’ poetic production critics like Chaves, Macêdo, Secco (2006), Matta (2011), Mantolvani (2016), Secco (2011; 2013), Souza (2010) were reviewed. The categories investigated for the analysis were: gender, patriarchy, subversion, subalternity, among others. The theoretical categories which guided the reading and analysis of the poetic texts enabled the identification of different perceptions of the female corporeality, which was the presupposition of the research problem formulated through the following question: how women are represented in Paula Tavares’ book of poems Amargos como os frutos? The methodology used in this work was the qualitative bibliographic research, paying attention to the three axes of analysis: submission, transgression, and equity. As final consideration, it is highlighted the plural profiles of the feminine lyrical I, presenting submission, as in the poems in which women have not yet fully obtained the condition of subject; or transgression, as in poems in which women present a certain level of autonomy. There are feminine profiles, however, which stablish relationships marked by love reciprocity, in which the power relations become diffuse and fragmented. This way, the diversity of feminine performances present in the poetics of Paula Tavares questions sexist standards, as well as tend to construct emancipated women, thus provoking and strengthening new standards of behavior pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Gênero pt_BR
dc.subject Sexualidade pt_BR
dc.subject Poética pt_BR
dc.subject Gender pt_BR
dc.subject Sexuality pt_BR
dc.subject Poetics pt_BR
dc.title O ENTRECRUZAMENTO DE DISCURSOS SOBRE CORPOS DE MULHERES ANGOLANAS NA POESIA DE PAULA TAVARES pt_BR
dc.type Preprint pt_BR


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