Abstract:
RESUMO: Esta dissertação buscou, dentro do escopo dos estudos da Linguística Aplicada,
identificar formações e transformações nas crenças de professores de língua inglesa
no contexto da Universidade Federal do Piauí (UFPI), que se encontravam em
formação inicial e ministravam aulas no Programa Idioma s sem Fronteiras (IsF),
desenvolvido pelo Ministério da Educação. Tivemos como objetivo descrever como se
(re)constroem as crenças dos professores participantes em relação ao ensino e
aprendizagem em língua inglesa no contexto da UFPI, buscando a reflexão sobre as
crenças e como estas influenciam a formação inicial e continuada dos professores,
bem como suas ações em sala de aula, e vice-versa, num movimento cíclico.
Baseamo-nos no conceito contextual de crenças discutido por Barcelos (1995, 2000,
2001, 2007, 2008), analisando o movimento de (trans)formação das crenças de
professores quanto ao ensino e aprendizagem da leitura em língua inglesa. Para isso,
traçamos um panorama dos estudos sobre leitura, a partir de Gough (1972), Smith
(1928), Kato (1999), Kleiman (2000, 2001), Leffa (1996), Goodman (1967), entre
outros; conceituando os principais tipos de leitores, modelos de leitura, e seu ensino
e aprendizagem. Esta pesquisa tem caráter qualitativo-reflexivo e desenvolveu-se a
partir de um estudo narrativo aliado a observações de aulas ministradas pelos
professores, com anotações de campo. Nosso instrumento de coleta de dados, bem
como metodologia para as análises, foi a Pesquisa Narrativa, desenvolvida por
Connelly e Clandinin (2000). Utilizamos como categorias de análises os cinco pontos
de tensão citados pelos autores: temporalidade, pessoa, ação, certeza e contexto;
perpassando também conceitos como as continuidades e descontinuidades,
instabilidade, mudança e experiência. Os estudos narrativos centram -se nas histórias
vividas pelos indivíduos, buscando compreender suas motivações e mudanças dentro
de determinado contexto, e desenvolvendo possibilidades de entendimento para suas
ações e modos de pensar. Em nossas análises identificamos que as crenças dos
professores participantes indicavam tendências transformativas antes e durante o
desenvolvimento de suas aulas, devido a fatores como os pontos de tensão
analisados e às suas experiências pessoais e profissionais com relação à leitura. ABSTRACT: This work aimed, inside the Applied Linguistics’ studies, to identify formations and
transformations in English teachers’ beliefs in the context of the Federal University of
Piauí (UFPI), who are in initial education and teach in the programme Idiomas sem
Fronteiras (IsF), developed by the Ministry of Education. We aimed to describe how
the teachers’ beliefs on teaching and learning reading in English as a Second
Language can be (re)constructed, in UFPI’s context; also seeking to think about our
own beliefs and in which ways they can influence our initial and continuing education,
as well as our didactic actions in classroom, and vice versa, in a cyclic movement. We
based ourselves on the contextual concept of beliefs discussed by Barcelos (1995,
2000, 2001, 2007, 2008), analyzing the movement of (trans)formation in teachers’
beliefs on the teaching and learning of reading in English as a Second Language
(ESL). To that end, we drew a panoramic view on the reading studies, discussed by
Gough (1972), Smith (1928), Kato (1999), Kleiman (2000, 2001), Leffa (1996), and
Goodman (1967), among others; conceptualizing the main reader types, reading
models and teaching and learning processes on reading. This research has a
qualitative and reflexive character and it was developed from a narrative inquiry allied
to classes observations with accompanying field notes. As an instrument of data
collecting and analysis methodology we based ourselves on the Narrative Inquiry
developed by Connelly and Clandinin (2000). We used, as categories of analysis,
concepts such as temporality, people, action, certainty and context. We factored in
continuities and discontinuities, instability, change and experiences mentioned by the
authors. Narrative studies focus on the stories lived by individuals, seeking to
understand their motivations and changing processes in a certain context, finally
developing possibilities for understanding their actions and thinking. In our analysis we
identified that the teachers’ beliefs indicated transformative tendencies before and
during the development of their classes, due to factors as the tensions and their
personal and professional experiences related to reading.