Abstract:
RESUMO: Este trabalho discute a construção identitária do bacharel professor de Direito que exerce a docência superior. Estabelece como pressuposto que é no ambiente das práticas na docência, em meio às interações da profissão, em processos formativos e autoformativos, que o bacharel que exerce a docência no ensino superior constrói suas configurações identitárias docentes. Sua questão norteadora consiste em saber: como os bacharéis em Direito constroem suas configurações identitárias docentes? A pesquisa, de cunho qualitativo, foi realizada nos anos de 2015 e 2016 na cidade de Teresina – PI, tendo como partícipes professores de uma instituição de ensino superior privada, que iniciaram a docência no mesmo ano em que a instituição lócus da pesquisa iniciou suas atividades. O referencial teórico utilizado é pautado na abordagem fenomenológica, que busca compreender, de forma intencional, o mundo vivido em que os professores de Direito descrevem suas experiências de tornar-se professor ao longo da carreira docente. Esta pesquisa possibilitou entender o “ser docente” a partir da descrição do ato de ser e de viver nas múltiplas relações estabelecidas pelos indivíduos no decurso da vida profissional. O estudo está fundamentado nas discussões de Berger e Luckman (1976), Bicudo (2011), Dubar (2005), Freire (2010), Giroux (1997, 2003), Kaufmann (2004), Morin (1973, 2003), Moraes (2011), Schütze (2010, 2014), dentre outros. O método de pesquisa foi o biográfico, a partir das contribuições de Connelly e Clandinin (2011), Josso (2002). Para ter acesso às informações, foi utilizada a técnica da entrevista narrativa fundamentada em Schütze (2010, 2014) e Jovchelovitch e Bauer (2015). A análise dos dados foi realizada a partir dos preceitos apresentados por Schütze (2014), Poirrier, Valladon e Raybaut (1999), no intuito de desvelar o objeto de estudo e de construir a elaboração teórica da pesquisa. A análise das entrevistas foi realizada seguindo os seguintes passos: exploração do campo, formulação da questão geradora da narração do partícipe, transcrição da narrativa, análise das informações observando as trajetórias (temporal e causal) das reflexões narradas, agrupamento e comparação de tempo e espaço das narrativas, interpretando-as e escolhendo os momentos importantes para identificação das configurações identitárias docentes dos professores participantes da pesquisa frente ao aporte teórico. O estudo ressalta que os professores constroem suas identidades profissionais docentes nos processos interacionais sociais pessoal e profissional no percurso da vida e que, em momentos de crise, adaptam-se às situações vividas ou, mesmo em processos criativos, auto-organizam-se em busca de novas formas de construírem-se professores. ABSTRACT: This work discusses the teacher identity construction of the law graduates who work as teachers in Higher Education Institutions. It establishes as assumption that it is in the teaching practices environment, experiencing the profession interaction processes, in formative and self-formative processes, that the law graduate who teaches in higher education level builds his teacher identity configuration. Its guiding question is: how do the law graduates build their teacher identity configurations? The qualitative research was carried out in the years of 2015 and 2016 in the city of Teresina - PI, with the participation private higher education institution teachers, who began their teaching practice in the same year in which the research locus institution started its activities. The theoretical framework used is based on the phenomenological approach, which seeks to comprehend, in an intentional way, the lived world in which law professors describe their experiences of becoming a teacher throughout the teaching career. This research made it possible to understand the "being teacher" from the description of the act of being and living the multiple relationships established by the individuals during their professional life. The study is based on Berger and Luckman (1976), Bicudo (2011), Dubar (2005), Freire (2010), Giroux (1997, 2003), Kaufmann (2004), Morin (1973, 2003), Moraes 2011), Schütze (2010, 2014), among others. The research method was the biographical one, based on the contributions of Connelly and Clandinin (2011), Josso (2002). In order to have access to the information, the narrative interview technique based on Schütze (2010, 2014) and Jovchelovitch and Bauer (2015) was used. The analysis of the data was carried out based on the precepts presented by Schütze (2014), Poirrier, Valladon and Raybaut (1999), in order to unveil the object of study and to construct the research theoretical elaboration. The analysis of the interviews was carried out according to the following steps: exploration of the field, formulation of the narrative generating question of the participant, transcription of the narrative, analysis of the information observing the narrated reflections trajectories (temporal and causal), grouping and comparison of time and space of the narratives, interpreting them and choosing the important moments for identification of the teacher identity configurations of the participants in the research versus the theoretical contribution. The study emphasizes that teachers construct their teaching professional identities in personal and professional social interactions throughout their lives and that, in crisis times, adapt to the experienced situations or, even in creative processes, self-organize themselves searching new ways of building up as teachers.