Abstract:
RESUMO: No campo educacional uma das maiores batalhas tem sido a luta pela defesa de uma escola
inclusiva e a utilização de Tecnologia Assistiva pode ser vista como um poderoso instrumento
a ser adotado nesse embate, tendo em vista que sua utilização por crianças e adolescentes com
necessidades educacionais especiais tem possibilitado, entre outros aspectos, o acesso à
escolarização e, consequentemente, a construção do conhecimento por esses sujeitos. Nesse
sentido, este estudo pretendeu investigar como é utilizada a Tecnologia Assistiva nas salas de
Atendimento Educacional Especializado (AEE) no município de Teresina - PI, com o intuito
de compreender como essa política educacional favorece esse processo de inclusão. O estudo
apoia-se em teóricos como Mantoan (2003; 2004) Mantoan e Santos (2010), Machado(2009),
Mazzotta (2003), Bersch (2006; 2007; 2008; 2009), Galvão Filho (2009), Kassar (2011),
Mendes (2006), Garcia (2008) e Fortes-Lustosa (2011), dentre outros. A pesquisa foi
desenvolvida entre os meses de junho de 2013 e março de 2014. A metodologia apoia-se na
abordagem de natureza qualitativa do tipo descritiva. Participaram do estudo 3 professoras de
escolas públicas da rede municipal de Teresina – PI, na faixa etária de 30 a 49 anos. Os
instrumentos utilizados na pesquisa foram a entrevista semiestruturada e a observação não
participante. As análises das informações foram feitas a partir da análise de conteúdo de
Bardin (2004). Entre os resultados encontrados apontamos que as professoras utilizam mais a
Tecnologia Assistiva de baixa complexidade e baixo custo, tendo destacado como
dificuldades para o desenvolvimento dessa atividade a inexistência de um trabalho integrado
na instituição escolar, a ausência do acompanhamento familiar e a sobrecarga de atividades do
Atendimento Educacional Especializado (AEE). Quanto às sugestões voltadas para o
aperfeiçoamento deste expediente, apontaram a importância da difusão do conhecimento
acerca da Tecnologia Assistiva na instituição e a realização de cursos de formação
continuada. ABSTRACT: In the educational field one of the biggest battles has been the struggle for the defense of an
inclusive school and the use of assistive technology can be seen as a powerful instrument to
be adopted in this clash, with a view to their use by children and adolescents with special
educational needs has made possible, among other things, access to education, and hence the
construction of knowledge of those subjects. Accordingly, this study sought to investigate
how the Assistive Technology is used in the classrooms of Specialized Educational
Assistance (SEA) in the city of Teresina, in order to understand how this educational policy
favors this process of inclusion. The study is based on theoretical like Mantoan (2003, 2004)
Mantoan and Santos (2010), Machado (2009), Mazzotta (2003), Bersch (2006, 2007, 2008,
2009), Galvão Filho (2009), Kassar (2011), Mendes (2006), Garcia (2008) and Fortes-Lustosa
(2011), among others. The research was conducted between the months of June 2013 and
March 2014. The methodology relies on the qualitative descriptive approach. The study
included three teachers from public schools in Teresina - PI, aged 30 to 49. The instruments
used in the study were semi-structured interviews and non-participant observation. The
analyses of the information were made from the content analysis of Bardin (2004). Among the
results found we can state that the teachers use more Assistive Technology of low complexity
and low cost, having identified as difficulties for the development of this activity the lack of
an integrated work in schools, lack of family support and overload of activities in the
Specialized Educational Assistance (SEA). As for suggestions aimed at improving this
expedient, highlighted the importance of spreading knowledge about Assistive Technology in
the institution and conducting continuing education courses.