Abstract:
RESUMO: Na presente tese parto do pressuposto de que as trajetórias formativas são influenciadas
sobremaneira pelas práticas leitoras desenvolvidas ao longo do percurso de vida, impactando
as práticas pedagógicas. O interesse nessa temática justifica-se por minha identificação com o
curso de formação de professores, da Universidade Estadual do Piauí – UESPI, onde atuo
como professora. Estabeleci como objetivo geral investigar trajetórias formativas de
professoras alfabetizadoras, que atuaram em escolas de Teresina-PI, nas décadas de 1960 e
1970, mediada pelas memórias de práticas leitoras, no transcurso da alfabetização até o ensino
superior, apreendendo o impacto dessas vivências no percurso formativo e nas práticas
pedagógicas e, como específicos: descrever a construção da trajetória formativa das
professoras alfabetizadoras; identificar, nas escritas memorialísticas, pontos de similaridades e
diferenças e, analisar os impactos dessas práticas leitoras sobre a trajetória formativa e
práticas pedagógicas. Dessa forma, indago: como as experiências de práticas leitoras
interferiram nas trajetórias formativas de professoras alfabetizadoras? Que pontos de
similaridade e diferença emergem das escritas memorialísticas? Em que medida, as práticas
leitoras, influenciaram as práticas pedagógicas? Trata-se de estudo de natureza qualitativa
desenvolvido com um grupo de cinco professoras. Utilizo a pesquisa narrativa numa
abordagem de relato oral de vida, conforme linha teórica proposta por Nóvoa (1988 e 1995);
Nóvoa e Fingen (1988); Josso (2004); Dominicé (1988); Souza (2006), entre outros. Defino
quatro categorias, consoante a análise de conteúdo de Bardin (2010): Trajetória formativa de
professoras alfabetizadoras; Práticas leitoras em foco: textos como protagonistas; Momentos
marcantes como professora alfabetizadora e Experiências de práticas leitoras: implicações na
prática pedagógica. Os resultados evidenciam o forte impacto das práticas leitoras sobre
trajetórias formativas e práticas pedagógicas e, sobretudo, o imbricamento das histórias de
vida das professoras em múltiplos aspectos. ABSTRACT: In this thesis I assume that the training trajectories are influenced greatly by the readers
practices developed along the path of life, impacting teaching practices. The interest in this
subject is justified by my identification with the ongoing training of teachers, the State
University of Piauí - UESPI, where I work as a teacher. Established is to investigate formative
trajectories of literacy teachers, who worked in schools in Teresina-PI, in the 1960s and
1970s, mediated by memories of reading practices in the course of literacy to higher
education, learning the impact of these experiences on the course and training in pedagogical
practices and as specific: describe the construction of the educational trajectory of literacy
teachers; identify, in written memorialísticas, points of similarities and differences, and
analyze the impacts of these practices on the readers formative trajectory and pedagogical
practices. Thus, inquire: how the experiences of readers in formative practices interfered
trajectories literacy teachers? What points of similarity and difference emerge from
memorialísticas written? To what extent, readers practices influenced pedagogical practices?
These are qualitative study developed with a group of five teachers. The use of narrative
research in oral account of life approach, as proposed by Nóvoa (1988 and 1995) theoretical
line; Nóvoa and Fingen (1988); Josso (2004); Dominicé (1988); Souza (2006), among others.
Define four categories, depending on the content analysis of Bardin (2010): Trajectory of
formative literacy teachers; Reading practices in focus: texts as protagonists; Memorable
moments as a literacy teacher and Experiences of reading practices: implications for
pedagogical practice. The results show the strong impact of the readers on practical training
trajectories and pedagogical practices and, above all, the interweaving of the life stories of
teachers in many aspects.
Description:
Orientador: Profa. Dra. Maria do Amparo Borges Ferro. Examinador externo: Prof. Dr. Elizeu Clementino de Souza (UNEB). Examinador externo: Prof. Dr. José Ribamar Torres. Examinadora interna: Praf. Dra. Antonia Edna Brito. Examinadora interna: Profa. Dra. Maria do Carmo Alves do Bomfim. Suplente externa: Profa. Dra. Márcia Edlene Mauriz Lima (UESPI).