Abstract:
RESUMO: O estudo da recategorização tem se mostrado uma profícua área de investigação desde a
divulgação do trabalho seminal de Apothéloz e Reichler-Béguelin, no ano de 1995, quando a
recategorização é apresentada como uma estratégia de designação pela qual os referentes são
remodulados na atividade discursiva. Essa nova perspectiva vem chamando à atenção de vários
pesquisadores, dentre eles, Cavalcante (2003), Lima (2003; 2009), Tavares (2003), Ciulla e
Silva (2008) e Custódio Filho (2011). A partir destes e de outros trabalhos, tem sido
considerável o número de pesquisas que buscam descrever o processo de recategorização na
construção de sentidos do texto. Dos estudos elencados, destaque-se os de Lima (2003; 2009)
que, de forma sistemática, defende a necessidade de um enlace entre a Linguística Textual e a
Linguística Cognitiva para uma melhor compreensão desse processo, um passo que pode
também ser produtivo para o estudo da recategorização em textos multimodais, que é a proposta
deste trabalho. Dessa maneira, a fim de atingir os objetivos da pesquisa, recorremos a uma
interface entre a perspectiva cognitivo-discursiva da recategorização, conforme proposição de
Lima (2009), e a teoria da metáfora multimodal, proposta por Forceville (2009). Assim, o
desafio deste trabalho é tratar da recategorização metafórica na construção de sentidos de um
gênero multimodal, objetivando alcançar uma descrição desse processo que efetivamente
contemple o tripé texto-cognição-multimodalidade. Aceito o desafio de tratar das
recategorizações metafóricas na construção de sentidos do gênero multimodal meme,
realizamos uma pesquisa de cunho qualitativo-descritivo, oriunda da análise de dez memes que
tematizam de forma cômico-irônica a situação política brasileira. O corpus constituído para
análise foi coletado diretamente do Facebook, no período de 2013 a 2015, sendo priorizados
memes que mesclam a linguagem verbal e imagética, já que no processo de descrição das
metáforas que licenciam as recategorizações utilizamos a proposta de Forceville (2009) da
metáfora multimodal. Dos resultados da análise, podemos afirmar que os diversos recursos
multimodais, em especial a imagem e seus integrantes como cores, expressões corporais/faciais
e a própria disposição no texto, atuam diretamente na homologação das recategorizações e
determinam em conjunto com as estruturas e funcionamento cognitivo a construção de sentidos
do texto, não se constituindo apenas como uma mera ilustração, mas como elementos
evocadores de sentidos. Constatamos, neste estudo, portanto, que o processo de recategorização
metafórica, em textos verbo-imagéticos, pode acontecer de dois modos distintos: (1)
homologado por expressões referenciais em conjunto com as imagens; (2) homologado pela
ancoragem no plano das estruturas e do funcionamento cognitivo ativado pela mescla dos
modos semióticos verbal e imagético. -------------------- ABSTRACT: The study of re-categorization has proven to be a fruitful area of research since the release of
seminal work Apothéloz and Reichler-Béguelin, in 1995, when the re-categorization is
presented as an assignment strategy in which referents are remodulados the discursive activity.
This new perspective has been drawing the attention of many researchers, among them
Cavalcante (2003), Lima (2003; 2009), Tavares (2003), Ciulla and Silva (2008) and Custodio
Filho (2011). From these and other works, it has been considerable number of studies that seek
to describe the re-categorization process in building text directions. Or other of the studies is to
highlight the Lima (2003; 2009) that systematically supports the need for a link between
linguistics Textual and Cognitive Linguistics for a better understanding of this process, a step
that could also be productive to the study of re-categorization in multimodal texts, which is the
purpose of this work. Thus, in order to achieve the research objectives, recourse to an interface
between the cognitive-discursive perspective of re-categorization as proposition of Lima
(2009), and the theory of multimodal metaphor proposed by Forceville (2009). The challenge
of this work is dealing with the re-categorization metaphorical in meaning construction of a
multimodal genre, aiming to achieve a description of this process that effectively contemplate
the tripod text-cognition, multimodality. I accept the challenge of dealing with metaphorical
recategorizações in the construction of the multimodal meme genre senses, we conducted a
qualitative descriptive nature of research, originating from ten memes analysis thematizing
comic-ironic way the Brazilian political situation. The corpus for analysis was collected directly
from Facebook, from 2013 to 2015, being prioritized memes that mix verbal language and
imagery, as in the description of process of metaphors that license recategorizações use the
proposed Forceville (2009) of multimodal metaphor. The results of the analysis, it can be said
that the various multimodal resources, especially the image and its members as color, body /
facial expressions and the very provision in the text, act directly on the approval of
recategorizações and determine together with the structures and cognitive functioning building
text directions and do not constitute just as a mere illustration, but as evocative elements of
senses. We note, in this study, so that the process of metaphorical re-categorization in verbalpictorial
texts, can happen in two ways: (1) approved by referential expressions in conjunction
with the images; (2) approved by anchoring in terms of structures and cognitive function
activated by the mix of verbal and imagery semiotic modes.