Abstract:
RESUMO: A escritora francesa Anaïs Nin (1903-1977) é referência em Literatura erótica e também
influenciou o feminismo do século XX, período em que se formulava enquanto movimento
social e corrente teórica ao lado de outras áreas do conhecimento. Além de sua vasta produção
nos Diários, a autora se dedicou integralmente a psicanálise e ao seu amadurecimento
artístico. No entanto, a crítica ainda não se debruçou totalmente diante a sua ficção, gênero
literário ao qual a escritora também se dedicou e é terreno fértil para os debates sobre o
feminismo. Por esta razão, o presente trabalho objetiva estudar os contos do livro Pequenos
pássaros (2013) da referida autora que apresentam mulheres como protagonistas: “Lina”,
“Duas irmãs”,“O modelo”, “Mandra” e “A Rainha”. Estes contos foram produzidos sob uma
circunstância incomum, devido ao fato de serem resultantes de encomendas de um
patrocinador anônimo que pagava um dólar a página para ler narrativas empreguinadas de
sexo, sem nenhuma poesia. Apesar disso, os contos desvendam a sexualide de uma autora que
reconheceu, anos depois, muito do “eu mulher” neles, narrativas luxuriosas que incitam a
pesquisa de questões relativas à sexualidade e noções de gênero, sobretudo mostrando estes
dois quesitos como possíveis propulsores de libertação feminina. Para este fim, a pesquisa irá
se embasar em Simone de Beauvoir (1980) para compreender a mulher à época da produção
dos contos e Judith Butler (2016) na análise da manifestação das categorias do desejo
subverso. No que diz respeito ao erotismo recorreremos primeiramente a Bataille (2014), para
depois aprofundarmos a questão da sexualidade na perspectiva de sua repressão histórica.
Para tanto, nos utilizaremos das referenciações de Ussel (1980), Foucault (1999), Chauí
(1984) entre outros teóricos, para depois compreendermos o orgasmo em sua nuance
funcional a partir de Reich (1972) e filosófica com Marcuse (1975). Como resultados, espera -se que a atuação da escritora na literatura erótica concorde com um dos objetivos de
emancipação feminina postulado pelo movimento feminista, a qual por muito tempo
negligenciou a autora. ABSTRACT: The French writer Anaïs Nin (1903-1977) is a reference in erotic literature and also
influenced feminism of the twentieth century, when it was formulated as a social movement
and theoretical current alongside other areas of knowledge. In addition to her vast production
in the Diaries, the author devoted herself entirely to psychoanalysis and to her artistic
maturity. However, the critique has not yet fully dealt with its fiction, literary genre to which
the writer has also dedicated herself and is fertile ground for the debates on feminism. For this
reason, the present work aims to study the short stories of the author's Little Birds (2013),
which present women as protagonists: "Lina", "Two Sisters", "The Model", "Mandra" and
"The Queen". These short stories were produced under an unusual circumstance because they
were the result of orders from an anonymous sponsor who paid a dollar a page to read
engaging sex narratives without any poetry. In spite of this, the stories unveil the sexuality of
an author who recognized, years later, much of the "I woman" in them, lustful narratives that
incite the investigation of questions related to sexuality and notions of gender, mainly
showing these two questions as possible propellers of liberation. To this end, the research will
be based on Simone de Beauvoir (1980) to understand the woman at the time of the
production of the short stories and Judith Butler (2016) in the analysis of the manifestation of
the categories of the subversive desire. With regard to eroticism, we will first resort to Bataille
(2014), and then to deepen the question of sexuality in the perspective of its historical
repression. To do so, we will use the references of Ussel (1980), Foucault (1999), Chauí
(1984) among other theorists, to later understand orgasm in its functional nuance from Reich
(1972) and philosophical with Marcuse (1975). As results, it is expected that the writer's
performance in erotic literature agrees with one of the goals of feminist emancipation
postulated by the feminist movement, which for a long time neglected the author.