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RESUMO: A presente dissertação tem como objeto de estudo a relação formação continuada e prática educativa do coordenador pedagógico no contexto escolar, elegendo a seguinte questão-problema: Quais as contribuições da formação continuada para a prática educativa do coordenador pedagógico no contexto escolar? Parte do pressuposto de que o coordenador pedagógico tem o importante papel de desenvolver e articular ações pedagógicas que viabilizem os processos de ensino e aprendizagem de qualidade. Propõe como objetivo principal analisar as contribuições da formação continuada para a prática do coordenador pedagógico no contexto escolar. Sua discussão fundamenta-se teoricamente em Placco, Almeida e Souza (2011), que enfatizam ser o coordenador pedagógico membro da equipe gestora da escola, desenvolvendo importante papel na mediação e integração dos processos educativos; em Imbernón (2010) e García (1999), que compreendem a formação continuada como fundamental em qualquer instituição educacional para melhorar a qualidade de ensino; em Nóvoa (1997; 1995), Vasconcellos (2009) e Garrido (2000), que argumentam sobre os processos formativos e sua importância para articular a teoria e a prática docente, superando problemas, propiciando condições para o desenvolvimento dos profissionais, tornando-os autores de suas próprias práticas. Seu direcionamento metodológico inclui-se na abordagem qualitativa narrativa, tendo como referencial teórico Godoy (1995), Creswell (2014), Minayo (2001) e outros. Os dados foram produzidos com o emprego de dois instrumentos: Diários de Aula na perspectiva de Zabalza (2004) e Rodas de Conversas, considerando as orientações de Warschauer (2004) e Brito e Santana (2014). Para fins de análise, os dados foram organizados em categorias e analisados com o apoio da técnica de análise de conteúdo, com base em Bardin (2016). Teve como campo da pesquisa escolas do Sistema Municipal de Educação do Município de Castelo do Piauí e como sujeitos foram 06 (seis) coordenadores pedagógicos que atuam na função há mais de cinco anos. As análises confirmam que as formações em serviços, as formações em nível de especialização e as formações genéricas contribuem de maneira significativa para o melhoramento da prática pedagógica dos coordenadores, tendo em vista que os cursos de formação continuada contribuem para que os coordenadores pedagógicos desenvolvam um trabalho articulado e integrador dos processos educativos, mediante o entendimento de que o coordenador pedagógico precisa ser bem formado, exigindo que o currículo dessa formação precisa dispor de propostas diversificadas que viabilizem a aquisição e a produção de conhecimentos, reflexões e práticas que possibilitem a esse profissional conhecer e intervir na escola, favorecendo a construção de um ambiente educativo capaz de promover o desenvolvimento das aprendizagens requeridas, do conhecimento, do trabalho coletivo e interdisciplinar, da ética e da cidadania, na perspectiva de uma educação de qualidade e de uma sociedade cada vez mais inclusiva. ------------------- ABSTRACT: The present study aims to study the relationship between continuing education and educational practice of the pedagogical coordinator in the school context, choosing the following question: What are the contributions of continuing education to the educational practice of the pedagogical coordinator in the school context? It is assumed that the pedagogical coordinator has the important role in developing and articulating pedagogical actions that enable the processes of teaching and learning and quality. The main objective of the proposal is to analyze the contributions of continuing education to the practice of the pedagogical coordinator in the school context. Their discussion is theoretically based on Placco, Almeida and Souza (2011) who emphasize being the pedagogical coordinator member of the school management team, playing an important role in mediating and integrating educational processes; in Imbernón (2010) and García (1999) that comprise continuing education as fundamental in any educational institution to improve the quality of teaching; (1999), Vasconcelos (2009) and Garrido (2000), who argue about the formative processes and their importance to articulate teaching theory and practice, overcoming problems, providing conditions for the development of professionals, the authors of their own practices. His methodological orientation is included in the qualitative narrative approach, having as reference Godoy (1995), Creswell (2014), Minayo (2001) and others. The data were produced using two instruments: Class Diaries from Zabalza (2004) and Wheels of Conversations, considering the guidelines of Warschauer (2004) and Brito and Santana (2014). For the purpose of analysis, the data were organized into categories and then analyzed with the support of the technique of content analysis, based on Bardin (2016). It had as a field of research schools of the Municipal Education System of the Municipality of Castelo do Piauí and as subjects were 06 (six) pedagogical coordinators who worked in the function for more than five years. At the conclusion of the analyzes, it is stated that the training in services, training at the level of specialization and generic training contributes significantly to the improvement of the pedagogical practice of the coordinators. In this sense, continuing education courses contribute to the pedagogical coordinators to develop an articulated and integrative work of the educational processes. Thus, the pedagogical coordinator needs to be well trained, the curriculum of this training needs to have the knowledge, reflections and practices that enable this professional to know and intervene in the school, favoring the construction of an educational environment capable of promoting the development of learning, collective and interdisciplinary work, ethics and citizenship, with a view to quality education and an increasingly inclusive society. |
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