Abstract:
RESUMO: Esta pesquisa realizada no Colégio Agrícola de Floriano-CAF tem como objeto de estudo os desafios da/na prática pedagógica de seis professores-tutores a distância. O objetivo geral é investigar os desafios da/na prática pedagógica na educação profissional e tecnológica do CAF/UFPI integrante da Rede e-Tec/Brasil. A justificativa deste trabalho centra-se nas experiências docentes e no trabalho inerente à coordenação do ensino presencial, bem como através de vivências na Educação a Distância-EaD. A relevância desse estudo se destaca no intuito de identificar os desafios e, a partir dele, promover estudos e discussões para melhoria da qualidade da educação profissional e tecnológica, principalmente, nesta modalidade à distância. No que concerne aos aspectos teórico-metodológicos, conta-se com as contribuições de Preti (2005), Mattar (2011), Coll e Monereo (2010), Silva (2003, 2011), Bauer e Gaskell (2000), Bogdan e Biklen (1994), Bertaux (2010), Perrenoud (1993, 1997, 2000), Charlot (2009), Behrens (2005), Sacristán; Pérez-Gómez (1998) entre outros. Trata-se, de um estudo de natureza qualitativa, contemplando os aspectos da pesquisa narrativa. Na produção dos dados utiliza-se as técnicas da entrevista narrativa e da observação analítica do ambiente virtual de aprendizagem. Para analisar os dados se emprega a técnica de análise de conteúdo, sugerido por Bardin (1977), que possibilita a partir dos mesmos a organização em 03 (três) EIXOS, os quais são: EIXO 1: As Funções do Professor-Tutor a Distância - (O SABER SER); EIXO 2: Caracterização da Prática Pedagógica dos Professores-tutores a distância (O SABER FAZER), se refere às ações (comportamentos) de como os professores-tutores a distância atuam no modelo híbrido; EIXO 3: Desafios da/na Prática Pedagógica dos Professores-tutores a Distância, satisfazendo, assim, o objeto de estudo desta pesquisa. Tanto o Eixo 1, quanto o Eixo 2 revelam 04 (quatro) categorias: Pedagógica, Social, Gerencial e Suporte Técnico. Enquanto que no Eixo 3, revelam 05 (cinco) categorias: não linearidade, planejamento, conteúdo, didática e registro escrito. O resultado do estudo constata as funções criadas por Berge (1995, 1996), uma vez que incide com os desafios do Ser e do Fazer dos saberes necessários a se trabalhar na EaD, especialmente no momento online. Constata-se também que os professores-tutores que estão a frente do processo, enfrentam os desafios da/na sua prática pedagógica, como também toda a equipe CAF/UFPI integrante da Rede e-Tec/Brasil, a fim (re)construir-se e delinear-se novas práticas como um processo de melhoria na qualidade do ensino. ABSTRACT: This study conducted at the College of Agricultural Floriano-CAF has as object of study the challenges of pedagogical practice six teachers-distance tutors. The general objective is to investigate the challenges of/in teaching practice in professional and technological education of CAF/UFPI integral e-Tec/Brasil Network. The justification in this study concentrates on teaching experiences and at work coordination inherent in presential teaching as well as through experiences in distance education-EaD. The relevance of this study stands in order to know the challenges and, from it, to promote studies and discussions to better quality of professional and technological education, especially at this distance mode. As respect As respects theoretical and methodological aspects, with account to the contributions of Preti (2005), Mattar (2011), Coll and Monereo (2010), Silva (2003, 2011), Bauer and Gaskell (2000), Bogdan and Biklen (1994), Bertaux (2010), Perrenoud (1993, 1997, 2000), Charlot (2009), Behrens ( 2005), Sacristan; Pérez-Gómez (1998) among others. This is a qualitative study, covering all aspects of narrative research. So for production data using the techniques of narrative interview and analytical observation of the virtual learning environment. To analyze the data using the technique of content analysis suggested by Bardin (1977), which allows from the same organization for 03 (three) AXES, which are: AXIS 1: The Functions Teacher-Tutor Distance - (KNOWLEDGE BE); AXIS 2: Characterization of Pedagogical Practice of Teachers-tutors distance (The KNOW DO) refers to the actions (behaviors) of how teachers-distance tutors work in the hybrid model ; AXIS 3: Challenges of/in Pedagogical Practice in Distance Teacher-tutors, satisfying thus the object of this research. Both the Axis 1, Axis 2 as the reveals 04 (four) categories: Pedagogical, Social, Management and Technical Support. While on Axis 3, reveals 05 (five) categories: no linearity, planning, content, teaching and written record. The result of the study notes the roles created by Berge (1995, 1996), but at the same time that they meet the challenges of Being and Doing the knowledge necessary to work in distance education, especially at the moment online. It appears that, from the analysis of the speech of interlocutors, they face the challenges of/in their pedagogical practice, which are ahead of the process, but also the entire team CAF/UFPI integral e-Tec/Brasil Network in order to (re) build up and draw up new practices and vice-versa as a process of improving the quality of teaching.