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RESUMO: O exercício da docência na educação infantil requer que professores (as) reflitam constantemente sobre o processo de aprendizagem das crianças nesta etapa da vida, em que a criança é capaz de produzir conhecimentos sobre o mundo, sobre o outro e sobre si mesmas. Nesse contexto, concepções de criança, infância e educação infantil evoluem no intuito de tornar a criança ator social ativo de suas ações, saindo da condição de sujeito passivo do processo de ensino e aprendizagem para tornar-se protagonista das ações educativas das instituições de educação infantil. A tese proposta é de que por meio de diferentes experiências vivenciadas na educação infantil as crianças são capazes de produzir seus próprios conhecimentos acerca do mundo em que vivem. O estudo apresenta como problema de pesquisa: De que modo as experiências vivenciadas pelas crianças no contexto da educação infantil possibilitam a produção de conhecimentos acerca do mundo em que vivem? No intuito de responder esta questão, definimos como objetivo geral investigar as experiências vivenciadas pelas crianças no contexto da educação infantil como possibilitadoras da produção de conhecimentos acerca do mundo. Especificamente, determina como objetivos: a) conhecer as concepções de criança, infância e educação infantil que embasam o fazer docente; b) identificar experiências relacionadas ao conhecimento do mundo pelas crianças; c) problematizar práticas correntes que possibilitem a projeção de novas experiências; d) efetivar as experiências a fim de que as crianças produzam novos conhecimentos; e) analisar a relevância dos conhecimentos produzidos pelas crianças nas experiências vivenciadas. O estudo é orientado pela metodologia da Pesquisa-ação (KEMMIS; WILKINSON, 1998), devido seu caráter investigação-formação ser capaz de colaborar significativamente na transformação da prática docente a partir da realidade concreta. A produção dos dados se dá por meio de três procedimentos que se intercruzam durante todo processo, sendo a entrevista semiestruturada, a observação participante e os encontros formativos. As interpretações dos dados são conduzidas com base na Análise de Conteúdo (BARDIN, 2011) tendo as experiências vivenciadas pelas crianças como principal conteúdo analítico. Esta escolha parte da compreensão de que este conteúdo é capaz de revelar tanto fundamentos teóricos e metodológicos que embasam as práticas das professoras como o processo de aprendizagem das crianças no decorrer de suas experiências educativas. Encontra respaldo nas ideias de Vygotsky (1987; 2001; 2004; 2007), Piaget (1975), Malaguzzi (1999), Oliveira (2011; 2012), Harlan e Rivkin (2002), Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil (1998), entre outros. A pesquisa se desenvolveu em uma instituição de educação infantil localizada no município de Timon – MA e tem como espaço delimitado quatro turmas: Maternal I, Maternal II, Infantil I e Infantil II. O estudo realizou-se com a participação de seis professoras que atuam com crianças de 02 a 05 anos de idade na educação infantil, sendo as crianças os sujeitos centrais deste estudo por vivenciarem as experiências projetas a partir de diferentes imagens, sons e sensações. A pesquisa apontou que as professoras ao ampliarem suas concepções sobre criança, infância e educação infantil, passaram a valorizar as experiências das crianças como ponto de partida para pensar a prática educativa e o processo de aprendizagem delas. As observações, experimentações, indagações e explicações, feitas pelas crianças durante a pesquisa, comprovaram a tese proposta revelando o modo como elas compreendem e se relacionam com o mundo por meio de diferentes experiências vivenciadas no contexto da educação infantil, bem como maneira pela qual produzem e expressam seus próprios conhecimentos através de múltiplas linguagens na infância. ----------------- ABSTRACT
The practice of teaching in children's education requires that teachers constantly reflect on the process of learning of children at this stage of life, in which the child is able to produce knowledge about the world, about the other and about themselves. In this context, conceptions of children, childhood and early childhood education evolve in order to make the child social actor active in their actions, moving from the passive subject of the teaching and learning process to becoming a protagonist of the educational actions of early childhood education institutions . The thesis proposed is that through different experiences experienced in children's education, children are able to produce their own knowledge about the world in which they live. The study presents as a research problem: How do the experiences of children in the context of children's education make possible the production of knowledge about the world in which they live? In order to answer this question, we defined as a general objective to investigate the experiences of children in the context of children 's education as enabling the production of knowledge about the world. Specifically, it determines the following objectives: a) to know the conceptions of children, infancy and early childhood education that support teaching; b) identify experiences related to the world's knowledge of children; c) to problematize current practices that allow the projection of new experiences; d) to carry out the experiments so that the children produce new knowledge; e) to analyze the relevance of the knowledge produced by the children in the lived experiences. The study is guided by the methodology of Action Research (KEMMIS & WILKINSON, 1998), due to its research-training nature being able to collaborate significantly in the transformation of teaching practice from concrete reality. The data are produced through three procedures that are interrelated during the whole process, being the semi-structured interview, the participant observation and the formative meetings. Data interpretations are conducted on the basis of Content Analysis (BARDIN, 2011) and experiences experienced by children as the main analytical content. This choice starts from the understanding that this content is able to reveal both theoretical and methodological foundations that support the teachers' practices and the process of learning of the children in the course of their educational experiences. It is supported by the ideas of Vygotsky (1987, 2001, 2004, 2007), Piaget (1975), Malaguzzi (1999), Oliveira (2011, 2012), Harlan and Rivkin (2002) among others. The research was developed in a kindergarten institution located in the municipality of Timon - MA and has as a space delimited four classes: Maternal I, Maternal II, Infant I and Infant II. The study was carried out with the participation of six teachers who work with children from 2 to 5 years of age in early childhood education, and the children are the central subjects of this study because they experience the projected experiences from different images, sounds and sensations. The research pointed out that the teachers, when broadening their conceptions about children, childhood and early childhood education, began to value the experiences of children as a starting point to think about the educational practice and the learning process of them. The observations, experiments, inquiries and explanations made by the children during the research proved the proposed thesis revealing how they understand and relate to the world through different experiences in the context of early childhood education, as well as how they produce And express their own knowledge through multiple languages in childhood. --------------- RESUMEN
El ejercicio de la docencia en la educación infantil requiere que los profesores reflexionen constantemente sobre el proceso de aprendizaje de los niños en esta etapa de la vida, en la que el niño es capaz de producir conocimientos sobre el mundo, sobre el otro y sobre sí mismos. En este contexto, concepciones de niño, infancia y educación infantil evolucionan con el fin de hacer del niño activo activo de sus acciones, saliendo de la condición de sujeto pasivo del proceso de enseñanza y aprendizaje para convertirse en protagonista de las acciones educativas de las instituciones de educación infantil . La tesis propuesta es que por medio de diferentes experiencias vivenciadas en la educación infantil los niños son capaces de producir sus propios conocimientos acerca del mundo en que viven. El estudio presenta como problema de investigación: ¿De qué modo las experiencias vivenciadas por los niños en el contexto de la educación infantil posibilitan la producción de conocimientos acerca del mundo en que viven? Con el fin de responder a esta cuestión, definimos como objetivo general investigar las experiencias vivenciadas por los niños en el contexto de la educación infantil como posibilitadoras de la producción de conocimientos sobre el mundo. Específicamente, determina como objetivos: a) conocer las concepciones de niño, infancia y educación infantil que basan el hacer docente; b) identificar experiencias relacionadas con el conocimiento del mundo por los niños; c) problematizar prácticas corrientes que posibiliten la proyección de nuevas experiencias; d) efectuar las experiencias a fin de que los niños produzcan nuevos conocimientos; e) analizar la relevancia de los conocimientos producidos por los niños en las experiencias vivenciadas. El estudio es orientado por la metodología de la Investigación-acción (KEMMIS, WILKINSON, 1998), debido a su carácter investigación-formación ser capaz de colaborar significativamente en la transformación de la práctica docente a partir de la realidad concreta. La producción de los datos se da por medio de tres procedimientos que se intercruzan durante todo el proceso, siendo la entrevista semiestructurada, la observación participante y los encuentros formativos. Las interpretaciones de los datos se basan en el análisis de contenido (BARDIN, 2011) y las experiencias vivenciadas por los niños como principal contenido analítico. Esta elección parte de la comprensión de que este contenido es capaz de revelar tanto fundamentos teóricos y metodológicos que basan las prácticas de las profesoras como el proceso de aprendizaje de los niños en el transcurso de sus experiencias educativas. (2002), Piaget (1975), Malaguzzi (1999), Oliveira (2011; 2012), Harlan y Rivkin (2002), Referencial Curricular Nacional para la Educación Infantil (1998), entre otros. La investigación se desarrolló en una institución de educación infantil ubicada en el municipio de Timón - MA y tiene como espacio delimitado cuatro grupos: Maternal I, Maternal II, Infantil I e Infantil II. El estudio se realizó con la participación de seis profesoras que actúan con niños de 2 a 5 años de edad en la educación infantil, siendo los niños los sujetos centrales de este estudio por vivir las experiencias proyectas a partir de diferentes imágenes, sonidos y sensaciones. La investigación apuntó que las profesoras al ampliar sus concepciones sobre niño, infancia y educación infantil, pasaron a valorar las experiencias de los niños como punto de partida para pensar la práctica educativa y el proceso de aprendizaje de ellas. Las observaciones, experimentaciones, indagaciones y explicaciones, realizadas por los niños durante la investigación, comprobaron la tesis propuesta revelando la forma en que ellas comprenden y se relacionan con el mundo a través de diferentes experiencias vivenciadas en el contexto de la educación infantil, así como la manera en que producen y expresan sus propios conocimientos a través de múltiples lenguajes en la infancia. |
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