Repositório Institucional da UFPI

SIGNIFICADOS E SENTIDOS CONSTITUIDOS POR PROFESSORES SOBRE O APRENDER A ENSINAR E QUE MEDEIAM SUA PRÁTICA PEDAGÓGICA

DSpace/Manakin Repository

Show simple item record

dc.contributor.author PIRES, Sueli Maria de Sousa
dc.date.accessioned 2018-03-07T12:13:29Z
dc.date.available 2018-03-07T12:13:29Z
dc.date.issued 2018-03-07
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/123456789/986
dc.description Orientadora: Profa. Dra. Vilani Cosme de Carvalho. Examinadora interna: Profa. Dra. Eliana de Sousa Alencar Marques. Examinador externo: Prof. Dr. Raimundo Nonato Moura de Oliveira (UEMA). Examinador interno: Profa. Dra. Marai da Glória Soares Barbosa Lima. pt_BR
dc.description.abstract RESUMO: O que significa ensinar para os professores? Como eles constroem o conhecimento acerca de como ensinar? A prática pedagógica é mediada pelo que o professor aprende no processo de formação ou no que ele vivencia na sala de aula? Essas questões ensejaram o seguinte problema de pesquisa: Que significados e sentidos são constituídos por professores do Ensino Médio sobre o aprender a ensinar e que medeiam sua prática pedagógica? Esse problema originou esta pesquisa de mestrado que se desenvolveu a partir do seguinte objetivo geral: Investigar significados e sentidos constituídos por professores do Ensino Médio sobre o aprender a ensinar, e que medeiam a sua prática pedagógica. Tem como objetivos específicos: compreender os significados e os sentidos constituídos por professores sobre o aprender a ensinar; conhecer os processos formativos vivenciados pelos professores; analisar as relações entre as significações produzidas no processo de aprender a ensinar e a prática pedagógica dos professores. A pesquisa de natureza qualitativa desdobra em estudos teóricos e empíricos. Na produção dos elementos teórico-metodológicos, recorre às categorias da Psicologia sócio-histórica com apoio em obras de autores como Leontiev (1978), Rubinstein (1977), Vigotski (1998; 2000) e seus apropriadores. O aprofundamento nas questões sobre o processo de formação de professores e o desenvolvimento da prática pedagógica foi possível a partir de autores como Nóvoa (1999), Pimenta (2005), Sacristán (2001), Tardif (2002) e outros. O instrumento de pesquisa e produção de informações utilizado na investigação é a entrevista narrativa. As análises das narrativas orientam-se pelo procedimento metodológico Núcleos de Significação. Participaram como sujeitos da investigação três professores de Ensino Médio. As análises das significações produzidas pelos sujeitos da pesquisa possibilitaram a constituição de três núcleos que foram assim identificados: A entrada na docência: motivações e dificuldades no percurso da constituição do ser professor; Processos formativos no percurso de constituição do ser professor; Experiência pedagógica mediando à produção de sentidos e significados sobre o ensinar e aprender em sala de aula. Os resultados alcançados com a pesquisa revelam algumas das mediações que foram determinantes na vida dos professores e que explicam a significação sobre como eles aprenderam a ensinar e, consequentemente, explicam o modo como os professores desenvolvem suas práticas pedagógicas. ABSTRACT: What does it mean to teach the teachers? How do they build knowledge about how to teach? Is the pedagogical practice mediated by what the teacher learns in the training process or by what he experiences in the classroom? These questions gave rise to the following research problem: What meanings are made up of high school teachers about learning to teach and mediate their practice? This issue led to the Mscresearch that developed from the following general objective: To investigate meanings and directions made by high school teachers about learning how to teach, and that mediate their pedagogical practice. The specific objectives of the research were: to understand the meanings and directions made by teachers about learning how to teach; knowing the formative processes experienced by teachers; analyze the relationship between the meanings produced in the process of learning how to teach and pedagogical practice of teachers. The qualitative research unfolded in theoretical and empirical studies. In the production of theoretical and methodological elements, we used the categories of socio-historical Psychology with support in the works of authors such as Leontiev (1978), Rubinstein (1977), Vygotsky (1998, 2000) and its appropriators. Deepening the questions about the process of teacher training and the development of pedagogica l practice was possible from authors like Nóvoa (1999), Pimenta (2005), Sacristan (2001), Tardif (2002) and others. The research tool and information production used in the research was the narrative interview. The analysis of the narratives were guided by the methodological procedure Meaning Nuclei. Three high school teachers took part in the survey. The analysis of the meanings produced by the research subjects enabled the creation of three nuclei that have been identified as follows: The entry into the teaching: motivations and difficulties in the path of the constitution of the teacher; The formative processes in the formation of path to be a teacher; The pedagogical experience mediating the production of meanings of teachingand learning in the classroom. The results achieved with the survey reveal some of the mediations that were essentials in the lives of teachers and explain the significance of how they learned to teach and thus explain how teachers develop their teaching practices. pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Prática pedagógica pt_BR
dc.subject Psicologia Sócio-Histórica pt_BR
dc.subject Significados e sentidos pt_BR
dc.subject Aprender a ensinar pt_BR
dc.subject Mediações pt_BR
dc.subject Prática pedagógica pt_BR
dc.subject Meanings and senses pt_BR
dc.subject Learning how to teach pt_BR
dc.subject Mediations pt_BR
dc.subject Teaching practice pt_BR
dc.title SIGNIFICADOS E SENTIDOS CONSTITUIDOS POR PROFESSORES SOBRE O APRENDER A ENSINAR E QUE MEDEIAM SUA PRÁTICA PEDAGÓGICA pt_BR
dc.type Preprint pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

  • Mestrado em Educação
    Nesta coleção serão depositadas todas as Dissertações do Programa de Pós-Graduação em Educação do Centro de Ciências da Educação.

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account