Abstract:
RESUMO: O que significa ensinar para os professores? Como eles constroem o conhecimento acerca de
como ensinar? A prática pedagógica é mediada pelo que o professor aprende no processo de
formação ou no que ele vivencia na sala de aula? Essas questões ensejaram o seguinte
problema de pesquisa: Que significados e sentidos são constituídos por professores do Ensino
Médio sobre o aprender a ensinar e que medeiam sua prática pedagógica? Esse problema
originou esta pesquisa de mestrado que se desenvolveu a partir do seguinte objetivo geral:
Investigar significados e sentidos constituídos por professores do Ensino Médio sobre o
aprender a ensinar, e que medeiam a sua prática pedagógica. Tem como objetivos específicos:
compreender os significados e os sentidos constituídos por professores sobre o aprender a
ensinar; conhecer os processos formativos vivenciados pelos professores; analisar as relações
entre as significações produzidas no processo de aprender a ensinar e a prática pedagógica dos
professores. A pesquisa de natureza qualitativa desdobra em estudos teóricos e empíricos. Na
produção dos elementos teórico-metodológicos, recorre às categorias da Psicologia sócio-histórica com apoio em obras de autores como Leontiev (1978), Rubinstein (1977), Vigotski
(1998; 2000) e seus apropriadores. O aprofundamento nas questões sobre o processo de
formação de professores e o desenvolvimento da prática pedagógica foi possível a partir de
autores como Nóvoa (1999), Pimenta (2005), Sacristán (2001), Tardif (2002) e outros. O
instrumento de pesquisa e produção de informações utilizado na investigação é a entrevista
narrativa. As análises das narrativas orientam-se pelo procedimento metodológico Núcleos de
Significação. Participaram como sujeitos da investigação três professores de Ensino Médio.
As análises das significações produzidas pelos sujeitos da pesquisa possibilitaram a
constituição de três núcleos que foram assim identificados: A entrada na docência:
motivações e dificuldades no percurso da constituição do ser professor; Processos formativos
no percurso de constituição do ser professor; Experiência pedagógica mediando à produção de
sentidos e significados sobre o ensinar e aprender em sala de aula. Os resultados alcançados
com a pesquisa revelam algumas das mediações que foram determinantes na vida dos
professores e que explicam a significação sobre como eles aprenderam a ensinar e,
consequentemente, explicam o modo como os professores desenvolvem suas práticas
pedagógicas. ABSTRACT: What does it mean to teach the teachers? How do they build knowledge about how to teach?
Is the pedagogical practice mediated by what the teacher learns in the training process or by
what he experiences in the classroom? These questions gave rise to the following research
problem: What meanings are made up of high school teachers about learning to teach and
mediate their practice? This issue led to the Mscresearch that developed from the following
general objective: To investigate meanings and directions made by high school teachers about
learning how to teach, and that mediate their pedagogical practice. The specific objectives of
the research were: to understand the meanings and directions made by teachers about learning
how to teach; knowing the formative processes experienced by teachers; analyze the
relationship between the meanings produced in the process of learning how to teach and
pedagogical practice of teachers. The qualitative research unfolded in theoretical and
empirical studies. In the production of theoretical and methodological elements, we used the
categories of socio-historical Psychology with support in the works of authors such as
Leontiev (1978), Rubinstein (1977), Vygotsky (1998, 2000) and its appropriators. Deepening
the questions about the process of teacher training and the development of pedagogica l
practice was possible from authors like Nóvoa (1999), Pimenta (2005), Sacristan (2001),
Tardif (2002) and others. The research tool and information production used in the research
was the narrative interview. The analysis of the narratives were guided by the methodological
procedure Meaning Nuclei. Three high school teachers took part in the survey. The analysis
of the meanings produced by the research subjects enabled the creation of three nuclei that
have been identified as follows: The entry into the teaching: motivations and difficulties in the
path of the constitution of the teacher; The formative processes in the formation of path to be
a teacher; The pedagogical experience mediating the production of meanings of teachingand
learning in the classroom. The results achieved with the survey reveal some of the mediations
that were essentials in the lives of teachers and explain the significance of how they learned to
teach and thus explain how teachers develop their teaching practices.