Abstract:
RESUMO: No presente estudo analisamos a Educação Profissional de jovens desenvolvida pela Casa de Zabelê em Teresina-PI. O foco de análise está na compreensão das Raízes Culturais (indígena, europeia, africana, abrasilidade) formadoras do povo brasileiro, como apoio metodológico na prática educacional dos cursos profissionalizantes de Moda e Serigrafia da instituição. Os/as jovens educandos/as encontram-se em situação de vulnerabilidade social, materializada pela violência, pauperização e exclusão social. Ao utilizar as raízes culturais brasileiras, a instituição objetiva promover uma Educação Profissional integral e alternativa que intenciona estimular a criatividade, recuperar a autoestima, educar na/para a cidadania e enfatizara dedicação aos projetos de vida de cada jovem. Estes elementos vão na contramão das propostas de educação profissional de cunho predominantemente industrial/neoliberal.A abordagem de pesquisa utilizada foi a qualitativa. A pesquisa qualitativa, segundo Bardin(1977) busca caminhos que revela fatos, fenômenos, considerando valores, emoções e visões de mundo, na análise da realidade. O acesso às informações se deu por meio de três estratégias: observação direta das atividades de culminância da raiz cultural de cada grupo (de 2014 a 2015), análise de documentos na Casa de Zabelê e entrevistas semiestruturadas. Contribuíram com a pesquisa três jovens educandas da quinta turma de Moda e Serigrafia (iniciada em 2014e concluída em dezembro de 2015) e duas educadoras que trabalham as raízes culturais na instituição. A análise de dados foi fundamentada na procura de significados, onde implicações e contextos foram priorizados. Tinha-se o Marxismo como eixo geral de estudo. No entanto, vale apontar que reflexões, leituras e análises da realidade não acontecem de forma isolada e as produções intelectualizadas elaboradas nos dias de hoje não resultam apenas de bibliografias e referências históricas, mas de relações e interações sociais cotidianas, materializadas em discussões no trabalho, na família, em rodas de conversas com amigos/as, anotações em diários, dentre outras situações e momentos. Para o seu embasamento, este estudo teve as contribuições de Pretto (2004), Antunes (2000), Frigotto (2013), Mészaros (2006), Abramo (2005), Gentili (2013), Boakari (1999),dentre outros/as.A organização e análise dos dados permitiram identificar elementos que caracterizam as metodologias sendo usadas na Casa de Zabelê, sendo eles: pedagogia cultural; ênfase no protagonismo juvenil; recuperação da autoestima e reconhecimento identitário e incentivo aos projetos de vida. Esperamos que, a partir da experiência da Casa de Zabelê, ampliemos a discussão da Educação Profissional dominada atualmente pelas questões capitalista e mercadológica, e entendamos que o aspecto cultural pode se fazer presente nesta modalidade de educação visando promover a cidadania, o respeito às diversidades e o enfrentamento de preconceitos e discriminações no ambiente do mercado de trabalho contemporâneo. Prevenir as discriminações no ambiente de trabalho pode ter repercussões na família e escola, as duas instituições que mais ajudam manter as desigualdades porque,desejando assim ou não, incentivam a reprodução das ideias de que diferenças justificam desigualdades e exclusões. -------------------- ABSTRACT: The aim of this work is to analyze the Professional Education of young people developed by Casa de Zabelê in Teresina-PI. The focus of the analysis is on the understanding of the Cultural Roots (Indigenous, European, African, Brazilian) that form the Brazilian people, as a methodological support in the educational practice of the institution's professional courses in Fashion and Screenprinting. The young learners are in a situation of social vulnerability, materialized by violence, impoverishment and social exclusion. By using the Brazilian cultural roots, the institution aims to promote an integral and alternative vocational education that intends to stimulate creativity, recover self-esteem, educate for citizenship and emphasize dedication to the life projects of each young person. These elements go against the vocational education proposals of essence predominantly industrial/neoliberal. The research approach used was qualitative. According to Bardin (1977) qualitative research seeks ways that reveal facts, phenomena, considering values, emotions and worldviews, in the analysis of reality. The information was accessed through three strategies: observation of culmination activities of the cultural root of each group, analysis of documents in Casa de Zabelê and semi-structured interview. Three young women from the fifth group of Fashion and Serigraphy and two educators working on the cultural roots of the institution contributed to the research. The analysis of data was based on the search for meanings, where implications and contexts were prioritized. There was the general theory of Marxism. However, reflections, readings and analysis of reality do not happen in isolation and intellectual productions recently elaborated are not the result only from bibliographies and historical references, but fromrelationships and everyday social interactions, materialized in discussions at work, in the family, on groups of conversations with friends, notes in journals, among other situations and moments. For the theoretical framework,this study was based on thecontributions of Pretto (2004), Antunes (2000), Frigotto (2013), Mészaros (2006), Abramo (2005), Gentili (2013) and Boakari (1999),among others. The organization of the information and analysis of the data allowed to identify elements that characterize the methodologies being used in Casa de Zabelê, they are: cultural pedagogy; emphasis on youth protagonism; recovery of self-esteem and identity recognitionandincentive to life projects. We hope that, from the experience of Casa de Zabelê, we canexpand the discussion of Professional Education currently dominated by capitalist and market issues, and understand that the cultural aspect can be present in this type of education with a view to promoting citizenship, respect for diversity and the overcoming of prejudices and discrimination in the contemporary labor market environment. Preventing discrimination in the workplace can have repercussions on the family and school, the two institutions that most help to maintain inequalities, because one way or another they encourage the reproduction of the idea that differences justify inequalities and exclusions.