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RESUMO: O estudo consiste em compreender a explicitação da unidade teoria-prática em
contexto de colaboração e de reflexão crítica no desenvolvimento da prática
pedagógica dos professores da Educação Superior. A pesquisa envolve cinco
professores do curso de Pedagogia e uma do curso de Direito de uma Instituição de
Ensino Superior de Parnaíba-PI. O referencial teórico-metodológico está embasado
na Abordagem Sócio-Histórica e no Materialismo Histórico e Dialético. A opção pela
Pesquisa Colaborativa decorre do fato de se tratar de uma modalidade de
investigação que proporciona condições para que os docentes possam refletir sobre
sua ação, questionar a prática docente automatizada, a fim de melhor compreendê-
la. O interesse pela temática surgiu a partir do estudo desenvolvido em nível de
Mestrado no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPI, no ano de 2008,
em que foi constatado que as professoras atuantes na Educação Infantil e nos Anos
Iniciais da Educação Básica da rede municipal da cidade de Parnaíba-PI,
colaboradoras da pesquisa, não costumam refletir criticamente de forma coletiva e
colaborativa sobre a prática docente, o que gerou a indagação: Qual a relação da
reflexão crítica com a explicitação da unidade teoria-prática no desenvolvimento da
prática pedagógica dos professores da Educação superior? O estudo fundamenta-se
em Afanasiev (1968), Marx e Engels (2002), Vigotski (2004, 2007), Vasquez (2007),
Ibiapina (2004, 2008), Liberali (2008), Veiga (2009), Pimenta e Anastasiou (2010),
Freire (2011), Almeida (2012), Franco (2012), entre outros. Os procedimentos
metodológicos foram a observação, a observação colaborativa e as seções
reflexivas, com o apoio da videogravação. A investigação está organizada em quatro
sessões interligadas entre si. A primeira é a introdução, que apresenta a justificativa,
o objeto de estudo e o mapeamento das produções relacionadas à temática
investigada unidade teoria-prática na docência superior. A segunda discute os
aspectos teórico-metodológicos, os procedimentos da pesquisa e o plano de análise.
A terceira discute a formação, a prática e a reflexão como eixos temáticos na
explicitação da unidade teoria-prática. A quarta apresenta o resultado da pesquisa.
O estudo evidencia que a perspectiva de formação que vivenciamos no processo
formativo exerce significativa influência na forma de pensar, sentir e agir na
docência. O contexto de colaboração e de reflexão crítica possibilitou a
compreensão da explicitação da unidade teoria-prática no desenvolvimento da
prática pedagógica dos professores da Educação Superior. ABSTRACT: This study consists in understanding the explicitness of the theory-practice unit in the
context of collaboration and of critical reflection in the development of professors
pedagogical practice. It was undertaken with five professors of the Pedagogy course
and one of the Law course from a private college in Parnaíba-PI. The theoretical and
methodological referential is grounded in the Social-Historical Approach and in the
Historical and Dialectic Materialism. The option for the Collaborative research is due
to its type of investigation which offers the professors conditions to reflect about their
action and also to question the automated teaching practice in order to comprehend
it. The interest in this theme emerged from the dissertation produced in the Master in
Education course in the postgraduate program at UFPI in 2008 which demonstrated
that kindergarten and elementary teachers from public schools who were the
participants of the study are not used to reflect critically about their teaching practice
in a collective and collaborative perspective which produced the following question:
What is the relationship among the collaborative context, the appropriation of critical
reflection and the explicitness of the theory and practice unit in the development of
the pedagogical practice of Higher Education professors? Its main objective is to
comprehend, in the collaborative context and critical reflection, the explicitness of the
theory and practice unit in the development of the professors pedagogical practice.
Because of that, the following objectives were determined: To Interpret the function
of critical reflection in the professors pedagogical practice, to analyze the function of
collaboration in the development of pedagogical practices and in the explicitness of
the comprehension of the theory and practice unit and to analyze the pedagogical
practices that provide the theory-practice unit in the context of reflection and
collaboration. The study is grounded in Afanasiev (1985), Marx e Engels (2002),
Vigotski (2004, 2007), Vasquez (2007), Ibiapina (2004, 2008), Liberali (2008), Veiga
(2009), Pimenta and Anastasiou (2010), Freire (2011), Almeida (2012), Franco
(2012), among others. The methodological procedures were: observation,
collaborative observation and reflective sessions with the support of videotaping. The
investigation is organized in four interconnected sessions. The first one is the
introduction which presents the justification, the object of study and the mapping of
the literary production about the theme: theory-practice unit in High Education
teaching. The second one discusses the theoretical and methodological aspects, the
research procedures and the plan of analyzis. The third one discusses education,
practice and reflection as the theme categories of the theory-practice unit
explicitation. The fourth presents the research result. The study reveals that the
perspective of education that we live through our educative process influences our
teaching way of thinking, feeling and acting significantly. The context of collaboration
and the critical reflection have helped the explicitation of the theory-practice unit in
the pedagogical practice development of Higher Education professors. |
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