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UM VOO EMANCIPATÓRIO DE FORMAÇÃO: o processo colaborativo crítico-reflexivo e a prática pedagógica dos docentes da Educação Superior

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dc.contributor.author ALBUQUERQUE, Maria Ozita de Araujo
dc.date.accessioned 2016-05-04T13:22:10Z
dc.date.available 2016-05-04T13:22:10Z
dc.date.issued 2016-05-04
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/123456789/96
dc.description Orientadora: Profa. Dra. Ivana Maria Lopes de Melo Ibiapina. 1ª Examinadora Externa: Profa. Dra. Renata Cristina da Cunha(UESPI). 2ª Examinadora Externa: Profa. Dra. Maria Salonilde Ferreira(PPGEd/UFRN). 1ª Examinadora Interna: Profa. Dra. Neide Cavalcante Guedes. pt_BR
dc.description.abstract RESUMO: O estudo consiste em compreender a explicitação da unidade teoria-prática em contexto de colaboração e de reflexão crítica no desenvolvimento da prática pedagógica dos professores da Educação Superior. A pesquisa envolve cinco professores do curso de Pedagogia e uma do curso de Direito de uma Instituição de Ensino Superior de Parnaíba-PI. O referencial teórico-metodológico está embasado na Abordagem Sócio-Histórica e no Materialismo Histórico e Dialético. A opção pela Pesquisa Colaborativa decorre do fato de se tratar de uma modalidade de investigação que proporciona condições para que os docentes possam refletir sobre sua ação, questionar a prática docente automatizada, a fim de melhor compreendê- la. O interesse pela temática surgiu a partir do estudo desenvolvido em nível de Mestrado no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPI, no ano de 2008, em que foi constatado que as professoras atuantes na Educação Infantil e nos Anos Iniciais da Educação Básica da rede municipal da cidade de Parnaíba-PI, colaboradoras da pesquisa, não costumam refletir criticamente de forma coletiva e colaborativa sobre a prática docente, o que gerou a indagação: Qual a relação da reflexão crítica com a explicitação da unidade teoria-prática no desenvolvimento da prática pedagógica dos professores da Educação superior? O estudo fundamenta-se em Afanasiev (1968), Marx e Engels (2002), Vigotski (2004, 2007), Vasquez (2007), Ibiapina (2004, 2008), Liberali (2008), Veiga (2009), Pimenta e Anastasiou (2010), Freire (2011), Almeida (2012), Franco (2012), entre outros. Os procedimentos metodológicos foram a observação, a observação colaborativa e as seções reflexivas, com o apoio da videogravação. A investigação está organizada em quatro sessões interligadas entre si. A primeira é a introdução, que apresenta a justificativa, o objeto de estudo e o mapeamento das produções relacionadas à temática investigada unidade teoria-prática na docência superior. A segunda discute os aspectos teórico-metodológicos, os procedimentos da pesquisa e o plano de análise. A terceira discute a formação, a prática e a reflexão como eixos temáticos na explicitação da unidade teoria-prática. A quarta apresenta o resultado da pesquisa. O estudo evidencia que a perspectiva de formação que vivenciamos no processo formativo exerce significativa influência na forma de pensar, sentir e agir na docência. O contexto de colaboração e de reflexão crítica possibilitou a compreensão da explicitação da unidade teoria-prática no desenvolvimento da prática pedagógica dos professores da Educação Superior. ABSTRACT: This study consists in understanding the explicitness of the theory-practice unit in the context of collaboration and of critical reflection in the development of professors pedagogical practice. It was undertaken with five professors of the Pedagogy course and one of the Law course from a private college in Parnaíba-PI. The theoretical and methodological referential is grounded in the Social-Historical Approach and in the Historical and Dialectic Materialism. The option for the Collaborative research is due to its type of investigation which offers the professors conditions to reflect about their action and also to question the automated teaching practice in order to comprehend it. The interest in this theme emerged from the dissertation produced in the Master in Education course in the postgraduate program at UFPI in 2008 which demonstrated that kindergarten and elementary teachers from public schools who were the participants of the study are not used to reflect critically about their teaching practice in a collective and collaborative perspective which produced the following question: What is the relationship among the collaborative context, the appropriation of critical reflection and the explicitness of the theory and practice unit in the development of the pedagogical practice of Higher Education professors? Its main objective is to comprehend, in the collaborative context and critical reflection, the explicitness of the theory and practice unit in the development of the professors pedagogical practice. Because of that, the following objectives were determined: To Interpret the function of critical reflection in the professors pedagogical practice, to analyze the function of collaboration in the development of pedagogical practices and in the explicitness of the comprehension of the theory and practice unit and to analyze the pedagogical practices that provide the theory-practice unit in the context of reflection and collaboration. The study is grounded in Afanasiev (1985), Marx e Engels (2002), Vigotski (2004, 2007), Vasquez (2007), Ibiapina (2004, 2008), Liberali (2008), Veiga (2009), Pimenta and Anastasiou (2010), Freire (2011), Almeida (2012), Franco (2012), among others. The methodological procedures were: observation, collaborative observation and reflective sessions with the support of videotaping. The investigation is organized in four interconnected sessions. The first one is the introduction which presents the justification, the object of study and the mapping of the literary production about the theme: theory-practice unit in High Education teaching. The second one discusses the theoretical and methodological aspects, the research procedures and the plan of analyzis. The third one discusses education, practice and reflection as the theme categories of the theory-practice unit explicitation. The fourth presents the research result. The study reveals that the perspective of education that we live through our educative process influences our teaching way of thinking, feeling and acting significantly. The context of collaboration and the critical reflection have helped the explicitation of the theory-practice unit in the pedagogical practice development of Higher Education professors. pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Formação de professores pt_BR
dc.subject Teacher - Training pt_BR
dc.subject Prática pedagógica pt_BR
dc.subject Pedagogical practice pt_BR
dc.subject Educação superior pt_BR
dc.subject Higher education pt_BR
dc.title UM VOO EMANCIPATÓRIO DE FORMAÇÃO: o processo colaborativo crítico-reflexivo e a prática pedagógica dos docentes da Educação Superior pt_BR
dc.type Preprint pt_BR


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