Abstract:
RESUMO: Este estudo parte da seguinte questão problema: De que forma se constitui a formação continuada de professores da educação infantil e sua inter-relação com as práticas pedagógicas? Subsidiariamente apresenta outros questionamentos norteadores do estudo: Como a formação continuada repercute na prática pedagógica do professor de educação infantil? Quais as contribuições da formação continuada na prática pedagógica de professores da educação infantil? Quais os constituintes formativos que integram a cultura profissional do professor da educação infantil? Declara como objeto de estudo a constituição da cultura profissional na formação continuada de professores da Educação Infantil e seus entrelaces (ou inter-relações) com a prática pedagógica. E apresenta os seguintes objetivos específicos: caracterizar como esse dispositivo cultural, no caso, a formação continuada se entrelaça na prática pedagógica do professor de educação infantil; descrever as contribuições da formação continuada na prática pedagógica de professores da educação infantil; analisar os constituintes formativos que integram a cultura profissional do professor da educação infantil; analisar os saberes docentes, sua produção e mobilização no entorno da educação infantil. Está ancorado no seguinte aporte teórico: Imbernón (2010), Gatti e Barreto (2009), Kuhlmann Jr. (2011), Didonet (2007), Oliveira (2010; 2011), Oliveira e Carlos (2011), Kishimoto (2010), Baptista (2010), Gobbi (2010); Kramer (2005). Caracteriza-se como um estudo qualitativo na vertente narrativa, tendo como caminho metodológico a pesquisa etnográfica, empregando para a produção de dados a observação participante, entrevista e carta etnográfica. Para discussão e interpretação analítica dos dados privilegia a técnica da análise de conteúdo, fundamentada nos pressupostos teóricos de Bardin (2011) e Franco (2008). Os resultados da análise mostram que os projetos/cursos de formação continuada ofertados às interlocutoras/colaboradoras contribuem para o fortalecimento da prática pedagógica desse grupo de professoras, mesmo que, muitas vezes, se apresentem distantes das reais necessidades formativas dessas educadoras. Os dados evidenciam, também, que as professoras participam de variados tipos de formação continuada, muitas vezes utilizando recursos financeiros próprios, para demandarem esse empreendimento que, na sua essência, caracteriza a cultura profissional docente, que se consubstancia no entrelaçamento da formação continuada com a prática dos professores articulando saberes e fazeres na Educação Infantil. As novas demandas legais, a exemplo da Leis de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, entre outras, representam o marco que afirma os cursos de Pedagogia, Normal Superior e o de formação pedagógica em nível médio como lócus para a formação de professores da Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental. Discussões acadêmicas neste âmbito se apresentam como pontos positivos e fortalecedores da formação de professores da Educação Infantil, visto que remetem à formação inicial e à formação continuada, à ampliação de conhecimentos no campo geral, e, em particular, no campo da educação de crianças, sobretudo com a aproximação desses professores ao contexto acadêmico, aspectos que possibilitam o fortalecimento do trabalho docente, o que configura possibilidades de melhorias qualitativas para o cenário da Educação Infantil e para a construção da cultura profissional docente. ----------------- ABSTRACT: The new legal requirements, such as the Law of Guidelines and Bases of National Education, among others, represent the framework that affirms this course as a place for the training of teachers of early childhood education and early years of elementary school. academic discussions in this area are presented as positive and empowering points of teacher education from kindergarten, as they refer to the initial training and continuing education, the expansion of knowledge in the general field, and in particular in the field of education of children, especially with the approach of these teachers to the academic context, aspects that allow the strengthening of the teaching profession, which sets up possibilities for qualitative improvements to the stage of early childhood education and the construction of professional teaching culture. The proposed study of the question problem: How constitutes professional culture in continuing education of teachers of early childhood education and its interrelation with the pedagogical practices? Alternative presents other questions guiding the study: What are the constituents of the professional culture that are present in the continuing education of teachers of early childhood education? As the professional culture reflected in the teaching practice of the teacher of early childhood education? What are the contributions of continuing education in pedagogical practice and the establishment of the professional culture of early childhood education teachers? Register as a general objective: To analyze the way it is professional culture in continuing education of teachers of early childhood education and its interrelation with the pedagogical practices. And has the following specific objectives: To characterize as the professional culture interrelates with continuing education, teaching practice and teaching knowledge in early childhood education; Identify how continuing education contributes to the formation of professional culture in early childhood education; Check to what extent the professional culture reflected in the teaching practice of the teacher of early childhood education; Examine how teaching knowledge are produced and deployed in the vicinity of the establishment of professional culture in early childhood education. It is anchored in the following theoretical basis: Imbernon (2010), Gatti and Barreto (2009), Kuhlmann Jr. (2011), Didonet (2007), Oliveira (2010; 2011), Oliveira and Carlos (2011), Kishimoto (2010) Baptista (2010), Gobbi (2010); Kramer (2005). It has qualitative, with the methodological approach to ethnographic research,through participant observation technique, interview and ethnographic letter. For discussion of the data favors content analysis, based on the theoretical assumptions of Bardin (2011), Franco (2008). The analysis results, still provisional, show that continuous training projects offered to interlocutors / collaborators contribute in some way to the improvement of teaching practice, even if also present themselves distant from the real training needs of educators. The data also show that the teachers participate in other types of continuing education, often using their own financial resources to this endeavor they demand that in essence characterizes the teaching professional culture.