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RESUMO: O sistema educacional brasileiro fundou-se pela negatividade dos direitos das classes populares à Educação, contexto que se aprofundou com a invisibilidade dos saberes e dos conteúdos da realidade social desses sujeitos, em razão da hegemonia da ciência eurocêntrica. A Educação Popular é uma prática social e educativa protagonizada nas lutas anticolonial, antipatriarcal e anticapitalista. Ao considerar esse contexto, emergiu o questionamento de como a Educação Popular contribui para a produção de práticas educativas fundamentadas entre saberes acadêmicos e saberes populares, na reinvenção do conhecimento e da universidade, na construção de uma sociedade de justiça social, diante do paradigma eurocêntrico centrado no produtivismo para o capital? Assim, foi constituída a seguinte tese: a Educação Popular possibilita a construção de práticas educativas fundamentadas entre saberes acadêmicos e saberes populares que incidem no processo de reinvenção do conhecimento e da universidade, possibilitando princípios para produção de um pensamento alternativo de educação, de ciência e de sociedade, bem como de justiça social, apesar da hegemonia do paradigma eurocêntrico. O objetivo geral foi analisar como a Educação Popular contribui para produção de práticas educativas, tendo como matriz de estudo a experiência da EQUIP na produção de um pensamento alternativo na reinvenção do conhecimento e da universidade comprometido com a construção de um projeto de sociedade e de justiça social no Sul do Mundo Latino-americano. A abordagem qualitativa e a investigação-ação participante fundamentaram a concepção desta pesquisa. Para isso, foram mapeados estudos e pesquisas sobre o tema, realizado levantamento documental, bem como sistematização da experiência, entrevistas semiestruturadas, observação participante e devolução sistemática como técnicas da pesquisa. O método dialético, como parte do próprio processo de pesquisa e da realidade social, permitiu analisar tensões, contradições, transformações e relações sociais de totalidade. Os aportes teóricos foram: Borda (1981), Freire (1996), Gohn (2013), Lefebvre (1983), Santos (2013), Streck (2014), entre outros. Os resultados apontaram que a Educação Popular fundamenta a prática educativa da EQUIP e contribui para reinvenção do conhecimento. Essa Educação Popular se caracteriza por uma pedagogia-ação transformação, constituindo a matriz de uma sociologia prudente, enraizada no estudo da realidade social das classes populares e dos oprimidos no Sul do Mundo Latino-americano, na construção de uma epistemologia transgressora e de uma ciência descolonial como um projeto utópico de uma sociedade de justiça social. ------------------- ABSTRACT: The Brazilian educational system was founded by the negativity of the rights of the popular classes to Education, a context that deepened with the invisibility of the knowledge and contents of the social reality of these subjects, due to the hegemony of Eurocentric science. The Popular Education is an educational practice carried out in the anticolonial, antipatriarchal and anti-capitalist struggles. In considering this context, the question emerged of how Popular Education contributes to the production of new educational practices based on academic knowledge and popular knowledge, on the reinvention of knowledge and the university, on the construction of a democratic education project and a society of Social justice, in the face of the Eurocentric paradigm centered on productivism for capital? Thus, the following thesis was made: Popular Education allows the construction of new educational practices based on academic knowledge and popular knowledge that influence the process of reinvention of knowledge and the university, enabling principles for the production of an alternative thought of education, science And society, as well as social justice, despite the hegemony of the Eurocentric paradigm. The general objective was to analyze how the Popular Education contributes to the production of new educational practices, having as a study matrix the experiences of the TEAM and the UPMS in the production of an alternative thought in the reinvention of knowledge and university committed to the construction of a project of Society in the South of the World. The qualitative approach and participatory action research supported the conception of this research. For that, studies and researches on the subject were carried out, a documentary survey was carried out, as well as systematization of the experience, semi-structured interviews, participant observation and systematic devolution as research techniques. The dialectical method, as part of the research process itself and the social reality, allowed to analyze tensions, contradictions, transformations and social relations of totality. The theoretical contributions were: Borda (1981), Freire (1996), Gohn (2013), Lefebvre (1983), Santos (2013), Streck (2014), among others. The results showed that Popular Education supports the educational practice of EQUIP and contributes to the reinvention of knowledge. This Popular Education is characterized by a pedagogy-action transformation, constituting the matrix of a prudent sociology, rooted in the study of the social reality of the popular classes and the oppressed in the South of the World, in the construction of a transgressive epistemology and of a decolonial science as a Utopian project of a social justice society. --------------------- RESUMEN El sistema educativo brasileño se fundó por la negatividad de los derechos de las clases populares a la Educación, contexto que se profundizó con la invisibilidad de los saberes y de los contenidos de la realidad social de esos sujetos, en razón de la hegemonía de la ciencia eurocéntrica. La Educación Popular es una práctica educativa protagonizada en las luchas anticolonial, antipatriarcal y anticapitalista. Al considerar este contexto, emergió el cuestionamiento de cómo la Educación Popular contribuye a la producción de nuevas prácticas educativas fundamentadas entre saberes académicos y saberes populares, en la reinvención del conocimiento y de la universidad, en la construcción de un proyecto de educación democrática y de una sociedad de Justicia social, ante el paradigma eurocéntrico centrado en el productivismo para el capital? Así, se constituyó la siguiente tesis: la Educación Popular posibilita la construcción de nuevas prácticas educativas fundamentadas entre saberes académicos y saberes populares que inciden en el proceso de reinvención del conocimiento y de la universidad, posibilitando principios para la producción de un pensamiento alternativo de educación, de ciencia Y de sociedad, así como de justicia social, a pesar de la hegemonía del paradigma eurocéntrico. El objetivo general fue analizar cómo la Educación Popular contribuye a la producción de nuevas prácticas educativas, teniendo como matriz de estudio las experiencias del EQUIP y de la UPMS en la producción de un pensamiento alternativo en la reinvención del conocimiento y de la universidad comprometido con la construcción de un proyecto de proyecto Sociedad de justicia social en el sur del mundo. El enfoque cualitativo y la investigación-acción participante fundamentaron la concepción de esta investigación. Para ello, se asignaron estudios e investigaciones sobre el tema, realizado levantamiento documental, así como sistematización de la experiencia, entrevistas semiestructuradas, observación participante y devolución sistemática como técnicas de la investigación. El método dialéctico, como parte del propio proceso de investigación y de la realidad social, permitió analizar tensiones, contradicciones, transformaciones y relaciones sociales de totalidad. Los aportes teóricos fueron: Borda (1981), Freire (1996), Gohn (2013), Lefebvre (1983), Santos (2013), Streck (2014), entre otros. Los resultados apuntaron que la Educación Popular fundamenta la práctica educativa del EQUIP y contribuye a la reinvención del conocimiento. Esta educación popular se caracteriza por una pedagogía-acción transformación, constituyendo la matriz de una sociología prudente, enraizada en el estudio de la realidad social de las clases populares y de
los oprimidos en el Sur del Mundo, en la construcción de una epistemología transgresora y de una ciencia descolonial como un " Un proyecto utópico de una sociedad de justicia social. |
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