Abstract:
RESUMO: Este trabalho apresenta uma proposta de abordagem do conteúdo de Análise Combinatória
para o Ensino Médio com o objetivo de auxiliar no desenvolvimento cognitivo
estrutural do raciocínio combinatório. Buscou-se por meio do domínio dos princípios
fundamentais criar estruturas estratégicas de resoluções. Em meio as permutações, em
especial abordamos os Lemas de kaplansky e uma variação do mesmo. Por fim, sugerimos
uma sequência de problemas ordenados de acordo com seu grau de dificuldade, onde as
resoluções não advêm de uma aplicação direta de uma determinada fórmula, assim, o aluno
é estimulado a criar uma linha de raciocínio, tornando-os mais ativos no processo de análise. ---------------- ABSTRACT: This work presents a proposal about the approach of the Combinatorics content to high
school with the purpose of offering a support in the structural cognitive development of
Combinatorial Reasoning. We searched through the mastery of the basic principles to
create strategic structures resolutions. Among the permutations, we dealt with Kaplansky’s
Theorem and a variation of it. Finally, we suggest a series of orderly problems according
to their degree of difficulty, where the resolutions do not result from a direct application
of a certain formula. So, the students are encouraged to create a line of reasoning, making
them more active in the analysis process.