Abstract:
RESUMO:
O presente trabalho tem como objetivo proporcionar uma melhor compreensão dos
conteúdos ligados à Matemática Financeira, tomando como base algumas situações reais
de financiamento e utilizando como metodologia a identificação dos principais conceitos
em aplicações no cotidiano. Para isso, fizemos uma breve revisão dos conteúdos que falam
de razão, proporção, porcentagem, função afim e função exponencial, conteúdos estes,
indispensáveis para o bom entendimento do tema em questão, em seguida, foram mostradas
as principais definições relacionadas aos regimes de capitalização simples e composta,
exemplificando cada tipo e verificando o comportamento destes sistemas graficamente,
na sequência, trabalhamos com o cálculo de valores futuros e presentes em situações que
envolvem aplicações periódicas de certos valores e mostramos os sistemas de amortizações PRICE e SAC identificando os principais conceitos relacionados ao presente tema
em situações reais. Por _m, concluímos que trabalhando com situações do cotidiano, o
aluno desperta uma maior curiosidade, facilitando assim, o seu entendimento no tema em
questão. ------------------ ABSTRACT: This paper aims to provide a better understanding of the contents related to Financial
Mathematics, based on some real situations of nancing and using as a methodology to
identify the main concepts in everyday applications. For this, we made a brief review of
the contents that speak ratio, proportion, percentage, related function and exponential
function, content these are indispensable for the good understanding of the theme in question,
then were shown the main settings related to funded schemes simple and composed,
exemplifying each type and checking the behavior of these systems graphically, as a result,
we work with the calculation of future and present values in situations involving periodic
applications of certain values and show the PRICE amortization systems and SAC identifying
key concepts related to this theme in real situations. Finally, we concluded that
working with everyday situations, the student awakens greater curiosity, thus facilitating
their understanding on the issue at hand.