Abstract:
RESUMO: Os jogos eletrônicos ganharam notoriedade nas últimas décadas, assumindo uma proporção
sem precedentes. Atualmente, há demanda crescente por jogos eletrônicos em equipes
e, em consequência, busca-se a formação de times que ampliem a disputa e tornem as
partidas mais interessantes. No entanto, formar equipes equilibradas, de forma a ampliar
uma disputa não é tarefa fácil, especialmente em um cenário com milhões de usuários.
Neste trabalho foi realizado um estudo sobre a formação de equipes em jogos com vários
jogadores. O jogo Dota 2 do gênero MOBA foi utilizado como referência, pois possui uma
ampla variedade de heróis, que juntamente com a forma de jogar de cada usuário, torna
cada partida singular. Para investigar a formação e balanceamento das equipes, foram
analisadas cerca de 11 milhões de partidas para se inferir características dos jogadores.
Foram encontrados 12 agrupamentos de jogadores, utilizados para se analisar a composição
das equipes de partidas. A partir de tal informação foi possível descobrir que quanto maior
o grau de desbalanceamento das equipes, segundo os agrupamentos de usuário encontrados,
menor era a duração da partida e maior era a diferença de pontuação da equipe vencedora
em relação à perdedora. Isso permitiu que fosse sugerida uma diretriz para formação de
equipes baseado na metodologia utilizada neste trabalho e que pode ser usada em outros
jogos que envolvam times em uma disputa. ABSTRACT: Electronic games have gathered a lot of notoriety and assuming an unprecedented position.
Nowadays there is growing demand for electronic games in teams and as a result, we
need to match teams that broaden the dispute and make the most interesting game. But
making balanced teams as to amplify a dispute is not an easy task. Even more so in a
scene with millions of users. In this paper a study about matchmaking was done. The
game Dota 2 was used as reference since it has an ample variety of heroes which when
combined with how each user plays makes each match singular. In order to investigate
the formation and balancing of teams about 11 million matches were analysed so as to
infer characteristics of players. It were found 12 groupings of players, used to analyse the
composition of teams in matches. From such information it was possible to find out that
the greater the level of unbalance of teams, according to the groupings found, the shorter
was the duration of the match and higher the scoring difference between the winning team
and the losing one. This allowed for a suggestion of a directive for teams matchmaking
based on the methodology followed by this paper which can be used in other games that
have teams divided in matches.