Abstract:
RESUMO: Esta investigação trata dos sentidos produzidos na telenovela Malhação sobre sexualidade. O
estudo busca refletir sobre a atuação da telenovela como instância pedagógica que produz
sentidos e significados, e os relaciona a modos de ser, de conhecer o mundo que colaboram na
constituição dos sujeitos adolescentes. Para tal, definimos três objetivos específicos: identificar
os discursos sobre sexualidade na telenovela Malhação; examinar a produção de sentidos a
partir da relação entre os discursos orais e imagéticos sobre a sexualidade nas cenas analisadas;
e interpretar os discursos sobre sexualidade a partir das categorias elencadas. Como referencial
utilizamos teóricos sobre sexualidade, mídia e telenovela como Foucault (1999), Fischer
(2002), Lopes (2009), Balogh (2002), Silverstone (2002), Giddens (1993), Louro (2015). A
metodologia utilizada para produção e análise dos dados foi a Análise de Conteúdo, de acordo
com Bardin (2011), onde resultaram nas categorias analíticas: intimidade e saúde e subcategorias:
relação sexual, virgindade, relacionamentos, AIDS e gravidez. Para as análises,
foram selecionadas 14 cenas que colaborassem no esclarecimento das categorias elencadas. Em
síntese a Malhação centra-se nas relações hegemônicas entre heterossexuais, brancos e ressalta
nas relações de gênero valores tradicionais como a conduta na relação sexual para mulher ligada
ao sentimento e com ressalvas e orientação, enquanto para o homem ligada ao desejo físico,
através da reprodução de estereótipos com o homem como sexo forte ressaltando valores como
o machismo e mulher ligada à emoção, como sexo frágil onde é classificada de acordo com sua
conduta entre comportada e periguete, preconceitos, ao tratar o soropositivo como anormal e
silenciamento em relação a homossexualidade e outras orientações sexuais. A telenovela ensina
de que modo devem e não devem ser e agir em relação à sexualidade com possibilidade de
identificação e adesão dos telespectadores a tais modelos. ------------ ABSTRACT: This investigation deals of the senses produced in the soap opera Malhação about sexuality.
The study seeks to reflect on the soap opera 's performance as a pedagogical instance that
produces senses and meanings, and relates them to ways of being, of knowing the world that
collaborate in the constitution of the adolescent subjects. For this, we defined three specific
objectives: identify the discourses about sexuality in the telenovela Malhação; examine the
production of meanings from the relation between oral and imaginary discourses on sexuality
in the analyzed scenes; interpret the discourses on sexuality from the categories listed. As a
reference we use theorists on sexuality, media and telenovela as Foucault (1999), Fischer
(2002), Lopes (2009), Balogh (2002), Silverstone (2002), Giddens (1993), Louro (2015). The
methodology used to produce the data was the Content Analysis, according to Bardin (2011),
where they resulted in the analytical categories: intimacy and health and the subcategories:
sexual relation, virginity, relationship, AIDS and pregnancy. For the analysis, 14 scenes were
selected that collaborated in the clarification of the listed categories. In summary, Malhação
focuses on the hegemonic relations between heterosexuals and whites and emphasizes in
traditional gender relations such as conduct in the sexual relation for woman linked to the
feeling and with reservations and orientation, while for the man linked to the physical desire,
through the Reproduction of stereotypes with men as strong sex highlighting values such as a
male pride and woman linked to emotion, as fragile sex where it is classified according to its
conduct between behaved and offered, preconceptions when treating the seropositive as
abnormal and silencing in relation to homosexuality and other sexual orientations. The soap
opera teaches in what way should and should not be and act in relation to sexuality with the
possibility of identification and adherence of viewers to such models.