Repositório Institucional da UFPI

SABERES CONSTRUÍDOS E MOBILIZADOS NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

DSpace/Manakin Repository

Show simple item record

dc.contributor.author MACHADO, Keyla Cristina da Silva
dc.date.accessioned 2018-01-19T13:34:00Z
dc.date.available 2018-01-19T13:34:00Z
dc.date.issued 2018-01-19
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/123456789/923
dc.description Orientadora: Prof.ª Dr.a Carmen Lúcia de Oliveira Cabral. Membro Interno: Profª. Drª. Antonia Edna Brito. Membro Externo: Profª. Drª. Franc-Lane Sousa Carvalho do Nascimento (UEMA). pt_BR
dc.description.abstract RESUMO: As discussões apresentadas neste texto, são resultados das investigações de uma pesquisa de mestrado em educação intitulada “Saberes construídos e mobilizados na prática pedagógica do professor nos anos iniciais do Ensino Fundamental”,que parte da problematização sobre quais são os saberes construídos e mobilizados na prática pedagógica de professores do 1º ao 5º ano no Ensino Fundamental. Com o tema proposto, o objetivo geral da pesquisa é investigar como se configura a construção e mobilização de saberes na prática pedagógica de professores do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental. As orientações teóricas seguem as contribuições de Freire (1996), Franco (2012), Gauthieret al (2013), Imbernón, (2010), Josso (2012), Nóvoa (1992), Perrenoud (1993), Pimenta (1997), Tardif (2002,2014), Sousa (2006),entre outros autores que discutem os saberes docentes. A pesquisa temcomo abordagem metodológica a narrativa e como instrumentais: o questionário, para levantamento de perfil dos participantes; e o diário narrativo, para escrita dos dez professores colaboradores da pesquisa. Discorre sobre os achados da investigação, trazendo uma reflexão sobre os saberes docentes que alicerçam a prática pedagógica dos professores nos anos iniciais do Ensino Fundamental. A análise dos dados direcionam como resultados, nas falas das interlocutoras da pesquisa,os diversos saberes docentes construídos e mobilizados nos aspectos relacionados ao planejamento da aula, elaboração de materiais didáticos, gestão do tempo em sala de aula, realização da reflexão crítica sobre a realidade, entre outros,além das situações que oportunizam a construção e mobilização de saberes docentes na prática pedagógica,tais como: as formações em serviço, o trabalho docente e os diálogos reflexivos entre os pares no espaço escolar. Sugere-se ações voltadas para promover a reflexão do professor em sua prática pedagógica diária como formações voltadas a atender a realidade do docente, bem como, a promoção de momentos reflexivos de diálogos coletivos dentro do espaço escolar, de forma que os professores assumam uma postura de autoformação ao procurarem entender e melhorar sua prática. São encaminhamentos que visam intensificar a construção e a mobilização de saberes docentes no contexto da práticapedagógica. ------------------ ABSTRACT: This paper presents the results of a masters research in education entitled "Knowledge constructed and mobilized in the pedagogical practice of the teacher in the initial years of Elementary Education", which starts from the problematization about the knowledge built and mobilized in the pedagogical practice of teachers from 1st to 5th year in Elementary School . With the proposed theme, the general objective of the research is to investigate how is configured the construction and mobilization of knowledge in the pedagogical practice of teachers from 1st to 5th year of Elementary School. The theoretical orientations follow the contributions of Freire (1996), Franco (2012), Gauthier et al (2013), Imbernón, (2010), Josso (2012), Nóvoa (1992), Perrenoud (1993), Pimenta (1997), Tardif (2002,2014), Sousa (2006), among other authors who discuss the theme. The research has as methodological approach the narrative and as instrumental: the questionnaire, to survey the profile of the participants; and the narrative diary for writing the ten collaborating teachers of the research. It discusses the findings of the investigation, bringing a reflection about the teachers‟ knowledge that gives support on the pedagogical act, in the beginning of the elementary school. The analysis of the data guide as a result, in the speeches of the research interlocutors, the various teaching knowledge built and mobilized in aspects related to class planning, elaboration of didactic materials, management of the time in classroom, accomplishment of the critical reflection, among others, besides situations which give opportunity of teaching knowledge built in the pedagogical practice, as In-service training, teaching work and reflective dialogues between peers in the school setting. Indicates actions aimed at promoting teacher reflection in daily practice as formations aimed at attending to the reality of the teacher in the classroom and the promotion of reflexive moments of collective dialogues within the school space, so that teachers take a posture of self-formation as they seek to understand and improve their practice. They are guidelines that aim to intensify the construction and mobilization of teachers‟ knowledge in the context of pedagogical practice. pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Saberes docentes pt_BR
dc.subject Construção e mobilização de saberes pt_BR
dc.subject Práticas pedagógicas pt_BR
dc.subject Teachers' knowledge pt_BR
dc.subject Construction and mobilization pt_BR
dc.subject Pedagogical practices pt_BR
dc.title SABERES CONSTRUÍDOS E MOBILIZADOS NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL pt_BR
dc.type Preprint pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

  • Mestrado em Educação
    Nesta coleção serão depositadas todas as Dissertações do Programa de Pós-Graduação em Educação do Centro de Ciências da Educação.

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account