Abstract:
RESUMO: O presente trabalho apresenta uma pesquisa sobre a prática pedagógica do professor de geografia, objeto deste estudo, a fim de refletir a seguinte problemática: como as opções teórico-metodológicas orientam a prática pedagógica dos professores de geografia do Ensino Médio e suas implicações para a aprendizagem dos alunos? Trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo descritiva, com o objetivo de analisar os aspectos teórico-metodológicos que norteiam a prática pedagógica dos professores de geografia e suas implicações na aprendizagem dos alunos. Nesta perspectiva, toma-se como referencial teórico: Behrens (2011); Bordenave, Pereira (2008); Brasil (1996, 1998, 2008); Callai, (1998); Cassab (2009); Cavaco (1999); Gatti e Barretto (2009); Kaercher (1999, 2003), que sugerem possíveis caminhos de transformação para a dinâmica do ensino e da prática pedagógica do professor de geografia. Quanto à metodologia da investigação, apoiou-se em Flick (2009); Gatti; André (2010); Gibbs (2009) e Bardin (2011). A pesquisa utilizou para a coleta de dados o questionário, tendo como cenário duas escolas da rede pública estadual de ensino do município de Bom Jesus-PI que ofertam o . Os dados produzidos foram organizados em categorias gerais e interpretados com base na técnica de análise de conteúdo referendada em Bardin (2011). O estudo mostra a existência de concepções diversas na prática pedagógica do professor de geografia no Ensino Médio, o que pode ser, a propósito, verificado nas análises dos dados do estudo realizado, resultando em formas variadas também de ensinar e de aprender. O reflexo de uma prática pedagógica que se classifica como conservadora continua presente no ensino da geografia, refletindo sobre as aprendizagens. ABSTRACT: This paper presents a research about the teacher's pedagogic practice of geography, our object of study, to reflect the following issues: how the theoretical-methodological options guide the pedagogical practice of teachers of high school geography and its implications for student learning? This is a qualitative descriptive type in order to analyze the theoretical and methodological aspects that guide the pedagogical practice of teachers of geography and its implications for student learning. In this perspective, we as theoretical: Behrens (2011), Bordenave, Pereira (2008), Brazil (1996, 1998, 2008), Callai, (1998), Cassab (2009), Cavaco (1999), Gatti and Barretto (2009 ), Kaercher (1999, 2003), suggesting possible ways to transform the dynamics of teaching and teacher's pedagogic practice of geography. Regarding the methodology of research in support for Flick (2009), Gatti; Andrè (2010), Gibbs (2009) and Bardin (2011). The survey used to collect data in the questionnaire, against the backdrop of two schools in the public state education in the municipality of Bom Jesus - Piauí. The data produced were organized into general categories and interpreted based on the technique of content analysis referenced in Bardin (2011). The study shows the existence of different concepts in the pedagogical practice of geography teacher in high school, which can be seen in the way the data analysis of the study, resulting in various forms also teach and to learn. The reflection of a pedagogical practice that we classify as conservative still present in the teaching of geography reflecting on the learning.