Repositório Institucional da UFPI

COMISSÃO DE MEIO AMBIENTE E QUALIDADE DE VIDA NA ESCOLA: contribuição de educação ambiental como política educacional no município de Caxias – MA.

DSpace/Manakin Repository

Show simple item record

dc.contributor.author COSTA, Evadilson da Silva
dc.date.accessioned 2018-01-10T13:27:57Z
dc.date.available 2018-01-10T13:27:57Z
dc.date.issued 2018-01-10
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/123456789/897
dc.description Orientador: Profº. Dr. Denis Barros de Carvalho (UFRN). 1º Membro Externo: Prof. Dr. José de Ribamar de Sousa Rocha (USP). 2º Membro Externo: Profª. Drª. Georgyanna Andrea Silva Morais (UEMA). pt_BR
dc.description.abstract RESUMO: Esta pesquisa é uma investigação a respeito das Comissões de Meio Ambiente e Qualidade de Vida: desafio da Educação Ambiental como política educacional no município de Caxias no Estado do Maranhão. Este colegiado é uma nova forma de organização nas escolas brasileiras, que surgiu a partir dos anseios dos jovens por espaços de debates, visando realizar ações voltadas à melhoria do meio ambiente e da qualidade de vida, por meio da interação escola-aluno-família-comunidade. A COM-VIDA, tem o papel de desenvolver e acompanhar a Educação Ambiental na escola de forma permanente, para tal, busca construir uma agenda de propostas de atividades e ações contínuas, ou seja, a Agenda 21 na escola. É uma pesquisa na abordagem qualitativa, utilizando-se da estratégia de estudo de caso, os instrumentos utilizados para a coleta de dados foram: a análise documental, observação e aplicação de questionário semi-estruturado que abrangeu o Núcleo Mobilizador de quatro escolas municipais, totalizando 16 sujeitos na pesquisa, ou seja, em cada escola pesquisada recorreu-se a um gestor escolar, um professor, um aluno e um pai ou representante da comunidade. O presente trabalho tem como objetivo analisar as COM-VIDAS, ações estruturantes da Educação Ambiental procurando identificar e caracterizar as práticas desenvolvidas, bem como, as suas contribuições para a compreensão da Educação Ambiental como política educacional. Foram identificadas 30 diferentes atividades/ações de EA, sendo que a maioria delas se insere na vertente de EA conservadora, mas encontrou-se atividades que, inserindo-se na vertente transformadora da EA tem provocado mudanças significativas no fazer pedagógico das escolas, evidenciando melhorias na aprendizagem, resgatando a capacidade da escola como produtora do conhecimento, por meio dos estudos e da pesquisa, possibilitando ainda, diálogos e interações no sentido de repensar atitudes e valores do homem em relação ao meio ambiente; na infraestrutura, observadas tanto nas adequações do espaço físico como nas transformações estabelecidas nas relações de convivência nesse espaço. Outra mudança significativa se dá na participação dos envolvidos neste coletivo, permitindo a participação ativa das crianças, adolescentes, jovens e idosos, escolafamília- comunidade.---------------ABSTRACT: This work is originated from an investigation about the Commission of Environmental and Life Quality: challenges of the Environmental Education as an educational politic from Caxias town – MA (Brazil). This committee it is a new way of organization in Brazilian schools, which arose from the young people yearning for debates spaces, aiming to achieve actions toward to the improvement of the environment and life quality, through the interaction school-student-family-community. The COM-LIFE (Comission of Environmental and Life Quality) has as the main goal the development and monitoring closely the Environmental Education in school permanently, for this, aim to build an schedule to purposing activities and continued actions, that is, the “21Schedule” in school. This is a search which is based in a qualitative approach, using the case study strategie. The tools utilized to data collection were: documental analysis, observation and applying of a semi-structured questionnaire, which covered the Mobiliser Core from four town schools, totalizing 16 subjects in the search, in other words, in each researched school it was involved one School Manager, one teacher, one student and one relative or community representative. In order to investigate the Comission of Environmental and Life Quality in the town school from Caxias – MA (Brazil), it was highlighted as goals to analise the COM-LIFE (Comission of Environmental and Life Quality), structuring actions of Environmental Education aiming to identify and characterize the developed practices, as wel as, its contributions to the comprehension of Environmental Education as an educational politic. 30 different E.E. (Environmental Education) actions/activities were identified, most of them fitting in a conservative E.E. line of thinking, however some activities found fitting in the E.E. transforming line of thinking enabled significant changes in: pedagogical practices in the schools. Learning improvements became evident, and the school regained its capability as knowledge producer through study and research, yet making conversations and interactions possible in the sense to rethink attitudes and values of the mankind to the environment; the infrastructure of schools, such could be observed in physical space as well as in transformations established in coexisting relationships on such space. Other significant change occurs on the people taking part in this commission, allowing active engagement of children, teenagers, youth and seniors, school-family-community. pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Escola pt_BR
dc.subject Colegiado pt_BR
dc.subject Participação pt_BR
dc.subject Diálogo pt_BR
dc.subject Sustentabilidade pt_BR
dc.subject School pt_BR
dc.subject Committee pt_BR
dc.subject Participation pt_BR
dc.subject Dialogue pt_BR
dc.subject Susta pt_BR
dc.title COMISSÃO DE MEIO AMBIENTE E QUALIDADE DE VIDA NA ESCOLA: contribuição de educação ambiental como política educacional no município de Caxias – MA. pt_BR
dc.type Preprint pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account