Abstract:
RESUMO: Esta pesquisa é uma investigação a respeito das Comissões de Meio Ambiente e
Qualidade de Vida: desafio da Educação Ambiental como política educacional no
município de Caxias no Estado do Maranhão. Este colegiado é uma nova forma de
organização nas escolas brasileiras, que surgiu a partir dos anseios dos jovens por
espaços de debates, visando realizar ações voltadas à melhoria do meio ambiente e
da qualidade de vida, por meio da interação escola-aluno-família-comunidade. A
COM-VIDA, tem o papel de desenvolver e acompanhar a Educação Ambiental na
escola de forma permanente, para tal, busca construir uma agenda de propostas de
atividades e ações contínuas, ou seja, a Agenda 21 na escola. É uma pesquisa na
abordagem qualitativa, utilizando-se da estratégia de estudo de caso, os
instrumentos utilizados para a coleta de dados foram: a análise documental,
observação e aplicação de questionário semi-estruturado que abrangeu o Núcleo
Mobilizador de quatro escolas municipais, totalizando 16 sujeitos na pesquisa, ou
seja, em cada escola pesquisada recorreu-se a um gestor escolar, um professor, um
aluno e um pai ou representante da comunidade. O presente trabalho tem como
objetivo analisar as COM-VIDAS, ações estruturantes da Educação Ambiental
procurando identificar e caracterizar as práticas desenvolvidas, bem como, as suas
contribuições para a compreensão da Educação Ambiental como política
educacional. Foram identificadas 30 diferentes atividades/ações de EA, sendo que a
maioria delas se insere na vertente de EA conservadora, mas encontrou-se
atividades que, inserindo-se na vertente transformadora da EA tem provocado
mudanças significativas no fazer pedagógico das escolas, evidenciando melhorias
na aprendizagem, resgatando a capacidade da escola como produtora do
conhecimento, por meio dos estudos e da pesquisa, possibilitando ainda, diálogos e
interações no sentido de repensar atitudes e valores do homem em relação ao meio
ambiente; na infraestrutura, observadas tanto nas adequações do espaço físico
como nas transformações estabelecidas nas relações de convivência nesse espaço.
Outra mudança significativa se dá na participação dos envolvidos neste coletivo,
permitindo a participação ativa das crianças, adolescentes, jovens e idosos, escolafamília-
comunidade.---------------ABSTRACT: This work is originated from an investigation about the Commission of Environmental
and Life Quality: challenges of the Environmental Education as an educational politic
from Caxias town – MA (Brazil). This committee it is a new way of organization in
Brazilian schools, which arose from the young people yearning for debates spaces,
aiming to achieve actions toward to the improvement of the environment and life
quality, through the interaction school-student-family-community. The COM-LIFE
(Comission of Environmental and Life Quality) has as the main goal the development
and monitoring closely the Environmental Education in school permanently, for this,
aim to build an schedule to purposing activities and continued actions, that is, the
“21Schedule” in school. This is a search which is based in a qualitative approach,
using the case study strategie. The tools utilized to data collection were: documental
analysis, observation and applying of a semi-structured questionnaire, which covered
the Mobiliser Core from four town schools, totalizing 16 subjects in the search, in
other words, in each researched school it was involved one School Manager, one
teacher, one student and one relative or community representative. In order to
investigate the Comission of Environmental and Life Quality in the town school from
Caxias – MA (Brazil), it was highlighted as goals to analise the COM-LIFE
(Comission of Environmental and Life Quality), structuring actions of Environmental
Education aiming to identify and characterize the developed practices, as wel as, its
contributions to the comprehension of Environmental Education as an educational
politic. 30 different E.E. (Environmental Education) actions/activities were identified,
most of them fitting in a conservative E.E. line of thinking, however some activities
found fitting in the E.E. transforming line of thinking enabled significant changes in:
pedagogical practices in the schools. Learning improvements became evident, and
the school regained its capability as knowledge producer through study and
research, yet making conversations and interactions possible in the sense to rethink
attitudes and values of the mankind to the environment; the infrastructure of schools,
such could be observed in physical space as well as in transformations established in
coexisting relationships on such space. Other significant change occurs on the
people taking part in this commission, allowing active engagement of children,
teenagers, youth and seniors, school-family-community.