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RESUMO: Políticas públicas e educação profissional: a atuação do SENAC no contexto das transformações do mercado detrabalho –Piauí –2003-2007 é resultado de umapesquisa exploratória, de natureza descritiva e explicativa,que discute o papel do SENAC no desenvolvimento da Educação Profissional para o jovem piauiense. Dentre as questões postas como problema de investigação destaca-se: até onde os cursos oferecidos pelo SENAC no Piauí se ocupam efetivamente, com o desenvolvimento de competências genéricas que assegurem a compreensão, a autonomia, a crítica, a criatividade, elementos fundamentais ao exercício da cidadania? Apresentam-se argumentos sistematizados que possam contribuir para o enriquecimento da discussão sobre a significação da formação profissional do jovem piauiense pelo SENAC/PI (período entre 2003 e 2007), para as exigências do mercado de trabalho piauiense e brasileiro. Foram trabalhadas: apolítica de educação profissional para o jovem no Estado do Piauí, examinando a juventude brasileira e o mercado de trabalho e discutindo a escolarização e a qualificação profissional do jovem brasileiro; o preparo do jovem profissional no Piauí, destacando a educação e o mercado de trabalho para o jovem piauiense; a influência do SENAC/PI na formação do jovem profissional piauiense no período correspondente 2003-2007; a política de formação profissional para o jovem trabalhada pelo SENAC no contexto do mercado detrabalho piauiense. Por fim foramdestacadasa significação do momento do ensino profissionalizante e aconcepção de educação para o trabalho, entendidacomo um desafio histórico, jamais anteriormente vivenciado em tal magnitude. --------------------ABSTRACT: Public policy and professional education: the role of the SENAC in the context of changes in the labor market -Piauí -2003-2007 is the result of an exploratory, descriptive and explanatory, which discusses the role of the SENAC in the development of the Vocational Education Young Piauí. Among the questions posed as a research problem stands out:as far as the courses offered by SENAC in Piauí dealing effectively with the development of generic skills to ensure understanding, autonomy, critical thinking, creativity, key to the exercise of citizenship? We present systematic arguments that can contribute to enrich the discussion on the significance of vocational training of young Piauí SENAC / PI (between 2003 and 2007), for the demands of the labor market and Piaui Brazil. Were explored: the politics of vocational education to the youth in the stateof Piaui, examining the Brazilian youth and the labor market and discussing the educational and professional qualifications of the young Brazilian, the preparation of young professionals in Piaui, emphasizing education and job market for young Piauí, the influence of the SENAC / IP in the formation of young professional Piauí in the corresponding period 2003-2007, the training policy for young crafted by SENAC in the context of the labor market Piauí. Finally were highlighted the significance of the momentof conception of vocational education and education for work, understood as a historic, never before experienced in such magnitude. |
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