Abstract:
RESUMO: Evitar o desperdício de recursos é um dos maiores desafios para a melhoria do serviço
de atenção à saúde no Brasil. No âmbito das operadoras de planos de saúde brasileiras,
destaca-se a regulação de solicitações de serviços assistenciais como mecanismo de combate
ao desperdício oriundo de erro médico, fraude e abuso. Tradicionalmente a avaliação das
solicitações é um processo manual e, considerando o volume de solicitações, torna-se um
mecanismo de manutenção cara e não escalável que atrasa o acesso do paciente ao serviço
além de causar desgaste na interação entre operadoras de planos de saúde e prestadores
de serviços. Este trabalho propõe a triagem automática de solicitações para otimizar o
processo de regulação. Para isso, técnicas de mineração de dados foram utilizadas para
a construção de modelos preditivos a fim de responder automaticamente solicitações
que tiverem a probabilidade de autorização igual ou superior a um fator de confiança
escolhido pela operadora de planos de saúde, encaminhando o restante das solicitações
para a avaliação manual. A abordagem proposta foi avaliada em sete bases de dados
disponíveis para o estudo, contemplando seis operadoras de planos de saúde públicas e
uma privada. Nos experimentos realizados foi possível autorizar automaticamente entre
20% e 90% das solicitações mediante a variação do fator de confiança. Esses resultados
mostram a viabilidade da utilização da triagem proposta para reduzir a carga de trabalho
de avaliadores humanos de acordo com a necessidade das operadoras de planos de saúde,
o que pode tornar o processo mais rápido, escalável e mais barato.------------------ABSTRACT: Avoiding resources waste is one of the greatest challenges for improving health care services
in Brazil. Within the scope of Brazilian health plan providers, services requests prior
authorization is highlighted as a mechanism to inhibit wastage originated from medical
mistakes, fraud, and abuse. Traditionally the requests evaluation is a manual process
and considering the requests volume it becomes an expensive and nonscalable mechanism
which delay patient access to service besides causing friction between health plan providers
and health care providers. This work proposes the requests triage to optimize the prior
authorization process. Thereunto, data mining techniques were used to create predictive
models to automatically answer requests that present the authorization probability greater
or equals to a confidence factor chosen by the health plan provider, forwarding the
remainder of the requests to manual evaluation. The proposed approach was assessed in
seven databases available for the study, comprising of six public health plan providers and
one private. In the performed experiments it was possible to authorize automatically from
20% to 90% of the requests by varying the confidence factor. These results demonstrate
the viability of using this approach to reduce human evaluation workload accordingly to
health plans providers necessities, which can make the process faster, scalable and cheaper.