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O DESENVOLVIMENTO DA PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE: histórias de professores dos anos iniciais do ensino fundamental.

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dc.contributor.author SOUSA, Maria do Socorro Brito de Oliveira
dc.date.accessioned 2018-01-04T12:52:59Z
dc.date.available 2018-01-04T12:52:59Z
dc.date.issued 2018-01-04
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/123456789/877
dc.description Orientadora: Profa. Dra. Bárbara Maria Macêdo Mendes. 1º Membro Externo: Profª. Drª. Marly Gondim Cavalcante Souza (UESPI). 2º Membro Externo: Profª. Drª. Iveuta de Abreu Lopes (UESPI). Membro Interno: Profª. Drª. Carmen Lúcia de Oliveira Cabral. pt_BR
dc.description.abstract RESUMO: O profissional professor tem vivenciado uma série de desafios e de exigências que colocam em questionamento a profissão docente em todas as suas dimensões, cultural, social e profissional. Dentre os diferentes aspectos questionados, sobressaem-se: a formação, as práticas professorais e a profissionalização docente, que implica, por um lado, a obtenção de um espaço autônomo, um espaço que é seu, onde possa transitar com certa liberdade e, por outro, que a sociedade reconheça seu valor e a necessidade de seu trabalho (RAMALHO, NUNEZ e GAUTHIER, 2003). O presente estudo insere-se e desenvolve-se no âmbito desta temática, mediante a compreensão de que o desenvolvimento da profissionalização docente configura-se como processo contínuo não linear, de aperfeiçoamento profissional. Apresenta como objeto de estudo a profissionalização docente dos professores dos anos iniciais do ensino fundamental, e para sua compreensão e desenvolvimento da investigação delineia como objetivo geral: investigar o processo de desenvolvimento da profissionalização do professor que atua nos anos iniciais do Ensino Fundamental; e como objetivos específicos: identificar como os professores concebem a profissão docente; caracterizar os aspectos da formação que concorrem para a profissionalização docente; descrever as condições de exercício da profissão docente. Questiona como se efetiva o desenvolvimento da profissionalização docente. Insere-se na abordagem qualitativa, caracterizando-se como pesquisa narrativa, modalidade metodológica que investe na rememoração das histórias de vida dos narradores na perspectiva de despertar a autorreflexão sobre diferentes dimensões da profissionalização docente, possibilitando as interlocutoras vivenciar momentos de autoformação e de autoconhecimento. Como dispositivos de produção dos dados, utiliza o memorial de formação e as rodas de conversa, ambos possibilitadores do exercício reflexão crítica sobre trajetórias professorais. Tem como contexto empírico uma escola pública da rede municipal de ensino, localizada em Teresina/Pi, que atua no campo da educação básica de primeiro ao quinto ano do ensino fundamental. Conta com a colaboração de seis professoras alfabetizadoras que exercem a docência dos anos iniciais em diferentes fases de atuação na profissão. Adota como fundamento para construção de sua base epistêmica e metodológica com estudos: Nóvoa (1992); Ramalho, Nuñez e Gauthier (2003); Romanowski (2007); Brzezinski (2002); Veiga (1998); Penin (2009); Perrenoud (1999); Passeggi (2008); Souza (2006); Poirier, Valladon e Raybaut (1999); Bertaux (2010), dentre outros. Os dados obtidos através das narrativas das seis interlocutoras, apontam para a compreensão de que a profissionalização dos professores que atuam nos anos iniciais do ensino fundamental, nos processos formativos contínuos e no desenvolvimento das práticas docentes, envolvendo a busca de melhores condições de trabalho na expectativa de construção da autonomia e emancipação, como reconhecimento e valorização profissional e social da carreira de professor. Os dados revelam narrativas que explicam como as professoras concebem a profissão e quais aspectos da formação concorrem para a profissionalização docente e em que condições as professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental exercem a profissão, assim como percebe o desenvolvimento da profissionalização docente. ------------------- ABSTRACT: The professional teacher has experienced a number of challenges and requirements that put into question the teaching profession in all its dimensions, cultural, social and professional. Among the different aspects questioned, stand out: the training, the professorial practices and the professionalization, which on the one hand, obtaining an autonomous space, a space that is yours, which can move with some freedom and, second, that the company recognizes its value and the need for their work (RAMALHO, NUNEZ and GAUTHIER, 2003). This study is part of and developed within this thematic by the understanding that the development of teacher professionalization appears as nonlinear continuous process of professional development. Presented as object of study the professionalization of the early years of elementary school teachers, and for your understanding and development of research outlines general objective is to investigate the development process of professionalization of the teacher who acts in the early years of elementary school; and as specific objectives: to identify how teachers conceive the teaching profession; characterize aspects of training that contribute to the professionalization; describe teaching professional standards. Questions how effective is the development of teacher professionalization. Is part of the qualitative approach, characterized as narrative research, methodological modality that invests in remembrance of the life stories of the narrators in the perspective of raising self-reflection on different dimensions of teacher professionalization, allowing the interlocutors experience moments of self-training and self-knowledge. As the data output devices, uses the memorial of training and conversation circles, both enablers of critical reflection exercise on professorial trajectories. Its empirical context a public school in municipal schools, located in Teresina / Pi, which operates in the field of basic education first to the fifth grade of elementary school. Has the support of six literacy teachers engaged in teaching in the early years at different stages of work in the profession. Adopts as the foundation for building your epistemic and methodological basis studies: Nóvoa (1992); Ramalho, Nuñez and Gauthier (2003); Romanowski (2007); Brzezinski (2002); Veiga (1998); Penin (2009); Perrenoud (1999); Passeggi (2008); Souza (2006); Poirier and Valladon Raybaut (1999); Bertaux (2010), among others. Data were obtained through the narratives of the six interlocutors, pointing to the realization that the professionalization of teachers who work in the early years of elementary school, in the continuous training processes and the development of teaching practices, involving the search for better working conditions in anticipation of construction of autonomy and emancipation, as recognition and professional and social value of the teaching career. The data revealed narratives that explain how teachers conceive the profession and what aspects of training contribute to the professionalization and the conditions under which teachers of the early years of elementary school in the profession, as well as realize the development of teacher professionalization. pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Profissão docente pt_BR
dc.subject Formação profissional pt_BR
dc.subject Docente pt_BR
dc.subject Profissionalização docente pt_BR
dc.subject Teaching profession pt_BR
dc.subject Teacher training pt_BR
dc.subject Teacher professionalization pt_BR
dc.title O DESENVOLVIMENTO DA PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE: histórias de professores dos anos iniciais do ensino fundamental. pt_BR
dc.type Preprint pt_BR


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