Repositório Institucional da UFPI

UTILIZAÇÃO DE UM APLICATIVO COMO INSTRUMENTO POTENCIALIZADOR DE UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA PARA O ENSINO DAS APLICAÇÕES DAS LEIS DE NEWTON NO NÍVEL MÉDIO.

DSpace/Manakin Repository

Show simple item record

dc.contributor.author BRITO, Francisco Vieira de
dc.date.accessioned 2017-11-07T13:09:18Z
dc.date.available 2017-11-07T13:09:18Z
dc.date.issued 2017-11-07
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/123456789/853
dc.description Orientadora: Prof.ª. Drª Maria do Socorro Leal Lopes. Membro Interno: Prof. Dr. Renato Germano Reis Nunes. Membro Externo: Profª. Drª. Janete Batista de Brito. pt_BR
dc.description.abstract RESUMO: Este trabalho resultou de uma investigação que foi desenvolvida no curso de Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física, com o objetivo de construir um aplicativo para celulares android que desse clareza na resolução de exercícios que envolvem aplicações das leis de Newton, sendo esta clareza baseada no que versa a Teoria de Ausubel acerca da aprendizagem significativa (Moreira, 2011). Assim, os participantes do estudo foram os alunos de uma turma de 2º ano do ensino médio da escola Augustinho Brandão da rede estadual de ensino na cidade de Cocal dos Alves-PI. Para a realização da investigação, optou-se pela pesquisa qualitativa descritiva, por ser considerada a que melhor se adéqua ao estudo. Para a produção dos dados foi utilizado um Aplicativo para android produzido na plataforma App Inventor (Wolber et al, 2011), apresentado e disponibilizado aos alunos. A aplicação do produto em sala de aula mostrou o grande interesse dos alunos pelas novas tecnologias, contribuindo de forma significativa para a aprendizagem dos conceitos das leis de Newton.---------------ABSTRACT: This work results from an investigation that was developed in the course of National Professional Masters in Physics Teaching, in order to build an app for android phones, which give clarity in solving exercises involving applications of Newton's laws, which is based on clarity versa in the Ausubel theory about meaningful learning (Moreira, 2011). Thus the study participants will be students of a class of 2nd year of high school of Augustine Brandão school education state system in the city of Cocal dos Alves-PI. To carry out the research we chose the descriptive qualitative research, to be the one that best fits the study. For the production of the data will be used an application for android produced in App Inventor platform (Wolber et al, 2011), presented and made available to students. The application of the product in the classroom showed the great interest of the students by new technologies, contributing significantly to the learning of concepts of Newton laws. pt_BR
dc.description.sponsorship Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Aplicativo APP inventor pt_BR
dc.subject Leis de Newton pt_BR
dc.subject Aprendizagem significativa pt_BR
dc.subject Application inventor APP pt_BR
dc.subject Newton laws pt_BR
dc.subject Meaningful learning pt_BR
dc.title UTILIZAÇÃO DE UM APLICATIVO COMO INSTRUMENTO POTENCIALIZADOR DE UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA PARA O ENSINO DAS APLICAÇÕES DAS LEIS DE NEWTON NO NÍVEL MÉDIO. pt_BR
dc.type Preprint pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account