Abstract:
RESUMO:
O currículo médico e a forma de ensinar a medicina têm sido discutidos em todo o mundo
contemporâneo. Nesse contexto, a integração curricular preconizada no Projeto Pedagógico
do Curso (PPC) de Medicina do Campus Ministro Reis Velloso (CMRV) da UFPI constitui
um grande desafio para a formação, cuja superação inicia com a compreensão dos conceitos
básicos de integração curricular, por parte dos atores envolvidos no processo. De maneira
geral, o estudo busca avaliar o nível de integração de módulos componentes curriculares do
curso. De maneira específica visa caracterizar os docentes de três módulos do curso de
medicina da UFPI/CMRV; Descrever como os professores se articulam para ensinar os
conteúdos do módulo de forma integrada; Identificar as metodologias de ensinoaprendizagem
mais utilizadas e as formas como avaliam a aprendizagem dos conteúdos de
cada módulo; Elencar as contribuições dos Círculos de Cultura para a construção da
integração curricular. Para tanto, realizou-se um estudo exploratório e descritivo, de
abordagem quantitativa e qualitativa, com professores de três módulos do curso de Medicina
da UFPI, sendo eles: Bases dos Processos de Agressão e Defesa (BPAD), Bases dos
Processos Psicossociais (BPPS), e Atenção Primária em Saúde (APS). Utilizou-se um
questionário para caracterizar a amostra e foram realizados quatro Círculos de Cultura (CC)
orientados por perguntas problematizadoras, que foram gravadas e depois transcritas e
analisadas. Os dados quantificáveis foram analisados por meio do programa estatístico SPSS,
versão 18.0 e a etapa qualitativa contemplou a análise de conteúdo. A avaliação do nível de
integração se baseou na escada de integração de Harden (2000) composta por 11 degraus. A
amostra foi composta por 14 professores, com média de idade de 34 ± 6,6 anos e com
diferentes áreas de formação. A maioria dos professores (38,5%) tinha de 6 a 10 anos de
formação, 61,5% eram doutores, e maior parte deles (30,8%) exerciam a docência há um
período de 4 a 6 anos. Para avaliar a integração, as categorias de análise foram organizadas
em quatro blocos: Articulação, Metodologia, Avaliação da aprendizagem e Integração inter
módulo, que juntamente com a análise baseada na escada de Harden concluíram que o módulo
BPAD alcançou o sexto degrau, o da partilha, que remete à construção coletiva e um
planejamento evitando o excesso de conceitos, bem como uma execução e uma avaliação
partindo de temas comuns e complementares. Acredita-se que o módulo APS alcançou o
degrau da coordenação temporal, quinto degrau, pois durante o planejamento, os docentes
sugerem e adaptam instrumentos de prática no sentido de padronizá-los, para que os alunos
atinjam os mesmos objetivos e competências. O módulo BPPS alcançou o degrau da
nidificação, quarto degrau, partindo do pressuposto que as competências gerais são
reconhecidas, que existe comunicação entre os conhecimentos ministrados e que os
professores utilizam como elemento integrador, uma variedade de metodologias ativas e
participativas oferecendo aos alunos a capacidade de resolver problemas. Quanto às
contribuições dos CC, estes permitiram que os professores construíssem seus próprios
conhecimentos, reconhecessem suas fragilidades e pensassem coletivamente em soluções e
caminhos para um ensino integrado. Em síntese, foi possível concluir a complexidade de um
processo de integração curricular, bem como a necessidade de avançar nessa integração e para
isso, professores precisam ter atitudes críticas, reflexivas e participativas.----------------ABSTRACT
The medical curriculum and the way of teaching medicine have been discussed throughout the
contemporary world. In this context, the curricular integration advocated in the Pedagogical
Project of the Course of Medicine of Campus Ministro Reis Velloso (CMRV) of the UFPI
constitutes a great challenge for the formation, whose overcoming begins with the
understanding of the basic concepts of curricular integration, on the part Of the actors
involved in the process. In general, the study seeks to evaluate the level of integration of
modules curricular components of the course. Specifically, it aims to characterize the
professors of three modules of the UFPI / CMRV medical course; Describe how teachers
articulate themselves to teach the contents of the module in an integrated way; To identify the
most used teaching-learning methodologies and the ways in which they evaluate the learning
of the contents of each module; List the contributions of the Culture Circles for the
construction of curricular integration. For that, an exploratory and descriptive study, with a
quantitative and qualitative approach, was carried out with professors from three modules of
the UFPI Medicine course, namely: Bases of the Processes of Aggression and Defense
(BPAD), Bases of Psychosocial Processes (BPPS) and Primary Health Care (APS). A
questionnaire was used to characterize the sample and four Circles of Culture (CC) were
conducted, guided by questioning questions, which were recorded and then transcribed and
analyzed. The quantifiable data were analyzed using the statistical program SPSS, version
18.0 and the qualitative step contemplated content analysis. The integration level assessment
was based on the Harden integration ladder (2000) consisting of 11 steps. The study was
submitted to the Brazil platform and approved by the Ethics and Research Committee of the
UFPI. The sample consisted of 14 teachers, with a mean age of 34 ± 6.6 years and with
different training areas. Most of the teachers (38.5%) had 6 to 10 years of training, 61.5%
were doctors, and most of them (30.8%) had been teaching for 4 to 6 years. In order to
evaluate integration, the categories of analysis were organized into four blocks: Articulation,
Methodology, Learning Assessment and Intermodal Integration, which, together with
Harden's ladder-based analysis, concluded that the BPAD module reached the sixth step, that
of sharing , which refers to the collective construction and planning avoiding the excess of
concepts, as well as an execution and an evaluation starting from common and
complementary themes. It is believed that the APS module has reached the stage of temporal
coordination, fifth step, because during the planning, teachers suggest and adapt practice
instruments in order to standardize them, so that the students achieve the same objectives and
competencies. The BPPS module reached the nesting step, the fourth step, based on the
assumption that general competences are recognized, that there is communication between the
knowledge provided and that teachers use as an integrating element, a variety of active and
participative methodologies offering students the ability to solve problems. As for the CC's
contributions, they allowed teachers to build their own knowledge, recognize their fragilities,
and think collectively about solutions and paths to integrated teaching. In summary, it was
possible to conclude the complexity of a process of curricular integration, as well as the need
to advance in this integration and for this, teachers need to have critical, reflexive and
participatory attitudes.