Abstract:
RESUMO: Apresentamos, neste texto, os resultados de uma pesquisa que teve como objetivo analisar
a representação social de espaço geográfico piauiense, partilhada pelos professores de
Geografia do Ensino Médio das escolas públicas estaduais do município de Teresina-PI.
Nossa hipótese inicial era que os professores, na construção de suas representações
sociais, fazem uso de diversas fontes, não apenas de origem científica. Esses profissionais
são influenciados pela cultura vivenciada, sendo esta constituída de muitos referenciais
como, por exemplo, os conteúdos dos materiais didáticos e sua própria experiência com a
disciplina enquanto educando da educação básica. Assim, o conteúdo e a estrutura da
Representação Social de espaço geográfico piauiense são permeados pelo conhecimento
cotidiano, próximo do senso comum, e com baixa influência científica. Para esse estudo,
destacamos o conceito de espaço geográfico piauiense. Enfatizamos o estudo do espaço
geográfico piauiense em virtude deste ser pouco explorado nas pesquisas científicas, em
especial aquelas que se referem à Geografia escolar e que têm como aporte a Teoria das
Representações Sociais. Desse modo, pretendemos com esse trabalho contribuir com os
estudos relacionados à realidade do estado do Piauí, que nos parece ainda ser pouco
valorizado nas pesquisas. Balizamos a nossa investigação na Teoria das Representações
Sociais, desenvolvida por Moscovici (2001; 2003; 2012) e Jodelet (2001), bem como na
Teoria do Núcleo Central, proposta por Abric (1998; 2001). Em relação à Geografia escolar,
destacamos Bomfim (2012), Cavalcanti (1998) e Silva (2007). Sobre o espaço geográfico
piauiense, ressaltamos CEPRO (2003), Rebêlo (s/d), Araújo et. al. (2010), Macambira
(2000), Veloso Filho (2002; 2010; 2011) e Santana (2001). Além disso, para corroborar com
a nossa hipótese, realizamos uma pesquisa empírica, em escolas da educação básica,
tendo como sujeitos da investigação os professores de Geografia do Ensino Médio. Para a
coleta de dados, utilizamos como instrumentos o Teste de Associação Livre de Palavras e
um questionário. A coleta foi realizada em escolas estaduais urbanas do município de
Teresina, escolhidas de maneira aleatória, contemplando as 05 (cinco) zonas
administrativas da cidade. Participaram da investigação 52 professores que cumpriam os
critérios estabelecidos pela pesquisa (ser professor formado no curso de Licenciatura em
Geografia e ministrar a disciplina de Geografia no Ensino Médio na rede pública). Para o
tratamento e análise dos dados fizemos uso dos softwares Word, Excel e EVOC e da
técnica de análise categorial de conteúdo, desenvolvida por Bardin (2006). Identificamos na
pesquisa que os elementos do núcleo central são as palavras „diversificado‟ e „rico‟. De
maneira geral, os professores associam o espaço geográfico piauiense aos seus aspectos
naturais (físicos). Essa relação está muito associada ao uso de materiais didáticos como o
Atlas Escolar do Piauí – Geo-histórico e cultural e recursos didáticos não convencionais
como as revistas impressas, a televisão e a internet. Assim, nas considerações finais,
salientamos a necessidade de observar a estrutura curricular da formação inicial e
continuada dos professores com relação ao conceito de espaço geográfico piauiense e a
necessidade de mudança de postura dos professores com relação ao ensino de Geografia
do Piauí. Para tanto, sugerimos a oferta de cursos de formação continuada que enfatizem o
espaço geográfico piauiense, bem como a produção de materiais didáticos que contemplem
esse tema em seus variados aspectos, destacando os principais fatores de construção
desse espaço. Consideramos ainda salutar o aprimoramento do trabalho com conteúdos de
Geografia do Piauí na formação inicial dos licenciados.-----------------------ABSTRACT
In this research, we present the results of a research that aimed to analyze the social
representation of Piauí‟s geographical space, shared by the teachers of Geography of High
School in the state public schools of the Teresina-PI city. Our initial hypothesis was that
teachers, in the construction of their social representations, make use of several sources, not
only of scientific origin. These professionals are influenced by the lived culture, which
consists of many references such as, for example, the contents of teaching materials and
their own experience with the discipline while student basic education. Thus, the content and
structure of the Social Representation of Piauí geographical space are permeated by
everyday knowledge, close to common sense, and with low scientific influence. For this
study, we highlight the concept of Piauí geographical space. We emphasize the study of the
geographical space of Piauí, due to its being little explored in scientific research, especially
those that refer to School Geography and that have as contribution the Social
Representations Theory. In this way, we intend with this work to contribute with the studies
related to the reality of the state of Piauí, still to be little valued in the researches. We focus
our research in the Social Representations Theory, developed by Moscovici (2001, 2003,
2012) and Jodelet (2001), as well as in the Central Nucleus Theory, proposed by Abric
(1998, 2001). Regarding school geography, we highlight Bomfim (2012), Cavalcanti (1998)
and Silva (2007). On the geographical space of Piauí, we highlight CEPRO (2003), Rebêlo
(n/d), Araújo et. al. (2010), Macambira (2000), Veloso Filho (2002, 2010, 2011) and Santana
(2001). In addition, in order to corroborate our hypothesis, we conducted an empirical
research in schools, having as subjects of investigation the teachers of Geography of High
School. For data collection, we used the Free association of word Test and a questionnaire.
The collection was carried out in randomly chosen urban state schools of Teresina, covering
the 05 (five) administrative zones of the city. Participating in the research were 52 teachers
who fulfilled the criteria established by the research (to be a teacher graduated in Geography
and to teach the discipline of Geography in High School in the public network). For the
processament and analysis of the data we made use of Word, Excel and EVOC software and
the categorical content analysis technique developed by Bardin (2006). We identified in the
research that the core elements are the words: diversified and rich. In general, teachers
associate Piauí's geographical space with its naturals physical aspects. This relationship is
closely associated with the use of didactic materials such as the "Atlas Escolar do Piauí:
Geo-historico e cultural" and non-conventional didactic's materials such as magazines,
television and websites of the internet. Thus, in the final considerations, we emphasize the
need to observe the curricular structure of initial and continuing teacher training in relation to
the concept of Piauí geographical space and the need for teachers to change their posture in
relation to the teaching of Geography of Piauí. Therefore, we suggest the provision of
continuing education courses that emphasize the geographical space of Piauí, as well as the
production of didactic materials that contemplate this theme in its varied aspects, highlighting
the main factors of construction of this space. We also consider important yet the
improvement of the work with contents of Geography of Piauí in the initial formation of the
undergraduate students.