| dc.contributor.author | CRUZ, Luciana Soares da | |
| dc.date.accessioned | 2017-10-18T16:51:07Z | |
| dc.date.available | 2017-10-18T16:51:07Z | |
| dc.date.issued | 2017-10-18 | |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/123456789/833 | |
| dc.description | Orientadora: Profa. Dra. Maria Lídia Medeiros de Noronha Pessoa. Examinador externo: Profa. Dra. Emilene Leite de Sousa(UFMA). Examinador interno: Profa. Dra. Márcia Leila de Castro Pereira. Suplente: Profa. Dra. Carmen Lúcia Silva Lima. | pt_BR |
| dc.description.abstract | RESUMO: O presente trabalho teve como objetivo analisar como as crianças do Quilombo Olho D’água dos Negros se apropriam dos espaços da Comunidade na qual vivem através de suas experiências e, desse modo, produzem e são produzidas por uma noção de identidade étnica e territorialidade. Reconhecendo as crianças como agentes participantes na formação do seu território, busquei compreender como meninas e meninos do Quilombo experienciam os espaços por onde transitam na comunidade transformando-os em lugares constituídos, por elas, através da afetividade e participação. A pesquisa teve como referencial teórico os atuais estudos da Antropologia da infância e da criança e foi realizada a partir da etnografia. A utilização desenhos e fotografias nesse trabalho teve a finalidade de priorizar as falas das crianças, concedendo a estas um lugar central dentro da pesquisa. ABSTRACT: The present work had as objective to analyze how the children of Quilombo Olho D’água dos Negros Seize the spaces of the Community in which they live through their experiences and, in this way, produce and are produced by a notion of ethnic identity and territoriality. Recognizing the children as agents involved in the formation of their territory, I tried to understand how Quilombo girls and boys experience the spaces through which they move in the community, transforming them into places constituted by them through affection and participation. The research had as theoretical reference the current studies of the anthropology of childhood and the child, and was carried out from the ethnography. The use of drawings and photographs in this work had the purpose of prioritizing the children's speeches, granting them a central place within the research. | pt_BR |
| dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | pt_BR |
| dc.language.iso | other | pt_BR |
| dc.subject | Crianças Quilombolas - Experiências | pt_BR |
| dc.subject | Corporeidade | pt_BR |
| dc.subject | Identidade étnica | pt_BR |
| dc.subject | Quilombola children - Experience | pt_BR |
| dc.subject | Corporeity | pt_BR |
| dc.subject | Ethnic identity | pt_BR |
| dc.title | “EU DISSE! AQUI É BONITO DEMAIS!”: Ser criança quilombola na Comunidade Olho D’água dos Negros | pt_BR |
| dc.type | Preprint | pt_BR |