Abstract:
RESUMO: Este trabalho compreende a elaboração das políticas públicas culturais no Piauí, jogando luz
no processo de criação da máquina estatal do setor bem como de políticas voltadas para gerir
a cultura nesse estado. Tomamos como exemplo, a relação do Governo do Estado do Piauí
com a Fundação Nacional do Humor, entidade privada e de interesse público, que realiza o
Salão de Humor do Piauí, evento que existe desde 1982, totalizando trinta edições em 2013.
Sob a perspectiva das políticas estaduais de valorização e construção de identidades locais, o
Salão de Humor do Piauí é tomado como objeto e é colocado como um problema na relação
pública-privada e na realização de uma política concreta e eficaz na gestão pública cultural no
Estado do Piauí. Ao longo do texto, comparações entre o Salão e Humor e outros eventos,
como o Salão de Humor de Piracicaba, o Salão Medplan de Humor e o Salão do Livro do
Piauí, são elaboradas, buscando uma compreensão mais ampla da relação do Estado com
eventos significativos como esses, assim como paralelos com outras instituições, como a
Academia Piauiense de Letras e Conselho Estadual de Cultura. A criação e manutenção da
máquina estatal, tanto as secretarias e fundações culturais, quanto as casas de cultura e
associações, são abordadas sob o prisma das prioridades das políticas públicas do Estado,
assim como o estudo dos recursos destinados ao investimento na área da cultura em
comparação à receita total do Estado, o que evidencia uma perspectiva administrativa e
econômica da gestão pública cultural. Procurou-se obter um diálogo com a história das
políticas públicas no Brasil e no Piauí, utilizando autores que trabalham esse tema, como Ana
Regina Rêgo, Lia Calabre e Isaura Botelho, ao tempo que foram essenciais as leituras de
textos de teóricos da cultura, como Stuart Hall, Terry Eagleton e Homi K. Bhabha. Na
metodologia, lançou-se mão sobre a pesquisa bibliográfica e hemerográficas, assim como
houve a necessidade de utilizar das oralidades a partir da elaboração de entrevistas. ABSTRACT: This work comprises the process of elaboration of public cultural policies in Piauí - Brazil,
throwing light in the process of creation of the state machine, and its policies, aimed at
managing culture in Piauí. Take for example, the Piaui State Government's relationship with
the Fudação Nacional de Humor, a private entity and public int erest, which performs the
Salão de Humor do Piauí, an event that exists since 1982, a total of thirty editions in 2013.
From the perspective state policies for appreciation and construction of local identities, the
Salão de Humor do Piauí is regarded as an object and is placed as a problem in public-private
relationship and the achievement of a concrete and effective policy in the cultural public
management in the state of Piauí. Throughout the text, comparisons between the Salão de
Humor do Piauí and other events like the Salão de Humor Piracicaba, the Salão Medplan de
Humor and the Salão do Livro do Piauí, are elaborated, seeking a broader understanding of
the state's relation to events significant as these.
We seek a dialogue with the history of public policies in Brazil and Piauí, using authors
working on this issue, as Ana Regina Rego, Lia Calabria and Isaura Botelho, the time that we
also tried to read theoretical texts of culture, as Stuart Hall, Terry Eagleton and Homi K.
Bhabha. In our methodology, we use the literature search and printed newspapers, as well as
the orality from the development of interviews.