Abstract:
RESUMO: O crescente número de veículos nas cidades, principalmente nos grandes centros urbanos,
provoca alguns problemas de mobilidade. Um desses problemas é o congestionamento
de trânsito que causa stress aos motoristas, grandes prejuízos financeiros para o país
e prejuízos ambientais relacionados à emissão do dióxido de carbono (CO2). Por meio
das redes veiculares, pode-se criar protocolos para auxiliar na detecção e redução de
congestionamentos de tráfego, e consequentemente reduzir o tempo de viagem dos veículos.
No estudo e avaliação de desempenho desses protocolos utiliza-se experimentos com o
uso de traces de tráfego. Apesar do uso de traces ser uma ótima maneira de validar esses
protocolos em redes veiculares, os experimentos podem demorar para serem concluídos
e existem alguns desafios nesses experimentos que devem ser mencionados: a escolha do
cenário e trace adequado, a escolha da região e faixa de tempo do trace que será simulado.
Com isso, este trabalho de mestrado propõe uma nova metodologia para simulação de
protocolos de detecção e minimização de congestionamentos de veículos em cenários que
utilizam traces de tráfego. Na metodologia proposta realiza-se divisões da área do cenário
em regiões menores objetivando diminuir o tempo de simulação. Apresenta-se um estudo de
caso utilizando a metodologia e observou-se que é possível diminuir o tempo de simulação
de 29 horas para 55 minutos. Além disso, observou-se que um estudo de avaliação de
desempenho de protocolo de detecção e minimização de congestionamentos que demorou 1
mês para concluir simulações, poderia demorar aproximadamente 24 meses sem o uso da
metodologia...............ABSTRACT: The increasing number of vehicles in cities, especially in large urban centers, causes some
mobility problems. One such problem is the traffic jam that causes stress to motorists,
huge financial losses to the country and environmental damages related to the emission of
carbon dioxide (CO2). Through the vehicular networks, it is possible to create applications
to detect and minimize the existence of traffic jams, and consequently reduce the travel
time of the vehicles. In the study and evaluation of performance of these protocols we use
experiments with the use of traffic traces. Although the use of traces is a great way to
validate these protocols in vehicular networks, the experiments may take time to complete
and there are some challenges in these experiments that must be mentioned: the choice of
the appropriate scenario and trace, the choice of region and range time of the trace to be
simulated. This work proposes a new methodology to simulate protocols for the detection
and minimization of vehicle congestion in scenarios that use traffic traces. In the proposed
methodology it is possible to divide the area of the scenario into smaller regions in order
to reduce the simulation time. A case study using the methodology is presented and it has
been observed that it is possible to reduce the simulation time from 29 hours to 55 minutes.
In addition, it was observed that a congestion detection and congestion minimization
protocol performance evaluation study that took 1 month to complete simulations could
take approximately 24 months without the use of the methodology.