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EU E LÍDIA: a construção das personagens em Água Viva e o Silêncio

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dc.contributor.author QUEIROZ, Geisiane Dias
dc.date.accessioned 2017-10-04T13:38:35Z
dc.date.available 2017-10-04T13:38:35Z
dc.date.issued 2017-10-04
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/123456789/809
dc.description Orientador: Profa. Dra. Maria Elvira Brito Campos. Examinador interno: Prof. Dr. Wander Nunes Frota. Examinador externo: Prof. Dr. Wander Nunes Frota(UFMA). Suplente: Prof. Dr. Luizir de Oliveira. pt_BR
dc.description.abstract RESUMO: Esta dissertação tem por objetivo estudar as personagens femininas das obras Água viva (1974), de Clarice Lispector e O silêncio (1981), de Teolinda Gersão, ao apresentar o processo construtivo dos principais tipos femininos nos romances mencionados. Ao romper com a situação em que se encontram cada uma das personagens, a narradora de Água viva e Lídia formam e transformam os romances em verdadeiros puzzles onde o leitor tem papel primordial ao construir os sentidos do texto. Primeiramente foi elaborado um panorama do romance onde a evolução do gênero permite a eclosão de narrativas centradas num eu enunciativo ao qual os objetos de estudo desta dissertação se assemelham. Em seguida, com base nos estudos de Edward M. Forster (2005), Antonio Candido (2009), Aguiar e Silva (1974) como também do crítico James Wood (2012) mostrou-se o estudo da personagem na construção da narrativa e como ela se desenrola na evolução dos gêneros narrativos. Partindo, então, dos romances de Clarice e Teolinda, analisou-se individualmente as personagens emblemáticas de cada uma confirmando o percurso ficcional paralelo das autoras. Por fim, ao debruçar-se especificamente em Água viva e O silêncio, a comparação demonstra a imprecisão e fluidez como características marcantes na construção das personagens estudadas. RÉSUMÉ: Cette dissertation a pour but d’étudier les personnages féminins des œuvres Água viva (1974), de Clarice Lispector et O silêncio (1981), de Teolinda Gersão, pendant que se présente le processus constituant les principaux types féminins dans ces romans. En rompant avec la situation où se trouve chaque personnage, la narratrice de Água viva et Lídia, celle de O silêncio, forment et transforment les romans dans de vrais puzzles où le lecteur joue un rôle primordial tandis qu’il construit les sens du texte. D’abord on a élaboré un panorama du roman où l’évolution du genre permet l’éclosion de narrations centrées sur un je énonciatif auquel les objets de cette dissertation se ressemblent. Ensuite, basé sur les études d’Edward M. Forster (2005), Antonio Candido (2009), Aguiar et Silva (1974), ainsi que celles du critique James Wood (2002) on a poursuivi l’étude du personnage dans la construction de la narration et de la façon dont elle se déroule dans l’évolution des genres narratifs. En partant, alors, des romans de Clarice et Teolinda, on a analysé individuellement les personnages emblématiques de chacune en confirmant le parcours fictionnel parallèle des auteurs. Enfin, quand on traite spécifiquement Água viva et O silêncio, la comparaison démontre l’imprécision et fluidité comme caractéristiques marquantes dans la construction des personnages étudiés. pt_BR
dc.description.sponsorship Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Personagens femininas - Análise literária pt_BR
dc.subject Clarice Lispector pt_BR
dc.subject Teolinda Gersão pt_BR
dc.subject Água viva - Obra literária pt_BR
dc.subject O silêncio - Obra literária pt_BR
dc.title EU E LÍDIA: a construção das personagens em Água Viva e o Silêncio pt_BR
dc.type Preprint pt_BR


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