Abstract:
RESUMO: Esta dissertação tem por objetivo estudar as personagens femininas das obras
Água viva (1974), de Clarice Lispector e O silêncio (1981), de Teolinda Gersão,
ao apresentar o processo construtivo dos principais tipos femininos nos
romances mencionados. Ao romper com a situação em que se encontram cada
uma das personagens, a narradora de Água viva e Lídia formam e
transformam os romances em verdadeiros puzzles onde o leitor tem papel
primordial ao construir os sentidos do texto. Primeiramente foi elaborado um
panorama do romance onde a evolução do gênero permite a eclosão de
narrativas centradas num eu enunciativo ao qual os objetos de estudo desta
dissertação se assemelham. Em seguida, com base nos estudos de Edward M.
Forster (2005), Antonio Candido (2009), Aguiar e Silva (1974) como também
do crítico James Wood (2012) mostrou-se o estudo da personagem na
construção da narrativa e como ela se desenrola na evolução dos gêneros
narrativos. Partindo, então, dos romances de Clarice e Teolinda, analisou-se
individualmente as personagens emblemáticas de cada uma confirmando o
percurso ficcional paralelo das autoras. Por fim, ao debruçar-se
especificamente em Água viva e O silêncio, a comparação demonstra a
imprecisão e fluidez como características marcantes na construção das
personagens estudadas. RÉSUMÉ: Cette dissertation a pour but d’étudier les personnages féminins des œuvres
Água viva (1974), de Clarice Lispector et O silêncio (1981), de Teolinda Gersão,
pendant que se présente le processus constituant les principaux types
féminins dans ces romans. En rompant avec la situation où se trouve chaque
personnage, la narratrice de Água viva et Lídia, celle de O silêncio, forment et
transforment les romans dans de vrais puzzles où le lecteur joue un rôle
primordial tandis qu’il construit les sens du texte. D’abord on a élaboré un
panorama du roman où l’évolution du genre permet l’éclosion de narrations
centrées sur un je énonciatif auquel les objets de cette dissertation se
ressemblent. Ensuite, basé sur les études d’Edward M. Forster (2005), Antonio
Candido (2009), Aguiar et Silva (1974), ainsi que celles du critique James
Wood (2002) on a poursuivi l’étude du personnage dans la construction de la
narration et de la façon dont elle se déroule dans l’évolution des genres
narratifs. En partant, alors, des romans de Clarice et Teolinda, on a analysé
individuellement les personnages emblématiques de chacune en confirmant
le parcours fictionnel parallèle des auteurs. Enfin, quand on traite
spécifiquement Água viva et O silêncio, la comparaison démontre l’imprécision
et fluidité comme caractéristiques marquantes dans la construction des
personnages étudiés.