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O GÓTICO COMO FORMA DE EXPRESSÃO DO SUJEITO PÓS-COLONIAL EM MURTHER AND WALKING SPIRITS DE ROBERTSON DAVIES

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dc.contributor.author PONTES NETO, Pedro da Silva
dc.date.accessioned 2017-10-04T13:30:43Z
dc.date.available 2017-10-04T13:30:43Z
dc.date.issued 2017-10-04
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/123456789/808
dc.description Orientador: Prof. Dr. Sebastião Alves Teixeira Lopes. Examinador interno: Prof. Dra. Maria Lídia Medeiros de Noronha Pessoa. Examinador interno: Prof. Dr. Luizir de Oliveira. pt_BR
dc.description.abstract RESUMO: Os sujeitos pós-coloniais, de acordo com Bhabha (1994), são aqueles que por muito tempo se encontraram silenciados por um regime de exploração e mutilação (física e psicológica) e que, após a partida da metrópole colonizadora, finalmente encontraram uma voz com a qual é possível expressar todas as agruras sofridas durante esse período. O processo de colonização foi cruel, contudo, compreensível, como assevera Young (2001), tendo em vista a necessidade que os grandes impérios tinham de se expandir e buscar novas terras para alimentar a crescente onda de liberalismo econômico na Europa durante os séculos XIII e XIV, donde partiram boa parte das caravelas rumo ao novo mundo. Possibilitados de se manifestar, os sujeitos pós-coloniais usariam diversas estratégias para recontar suas histórias, que por muito tempo foram silenciadas, e, consequentemente, se aventurariam em busca de identidades perdidas e acabariam por encontrar não somente uma, mas algo plural. Assim, como objetivo desse trabalho, buscou-se observar como esse sujeito pós-colonial se expressa e como se dá a busca por identidade(s) a partir da análise de uma obra do gênero gótico, o romance Murther and walking spirits, do canadense Robertson Davies, que apresenta em sua obra várias facetas do pós-colonialismo, que às vezes explora o ponto de vista do canadense nato, às vezes do inglês quem fugido da guerra, vai para o Canadá ou ainda do escocês que imigra em busca de novas oportunidades no novo mundo. Hall (1996), Bhabha (1994), Rudd (2010), Young (2001), Freud (2003), Sedwick (1986) e Jung, entre outros, constituem o aporte teórico. Este estudo foi desenvolvido por meio de uma pesquisa qualitativa de cunho bibliográfico e interdisciplinar. Os personagens de Davies, principalmente o fantasma, transitam por diversas eras, expondo a visão de um sujeito que até pouco tempo vivia o pós-colonialismo de um país que, por mais que goze de uma certa liberdade, ainda hoje vive subjugado pela coroa britânica, ao mesmo tempo que é constantemente sobreposto pelo poderio econômico e cultural dos EUA, se encontrando, dessa forma, no limiar de mundos. ABSTRACT: The post-colonial subjects, according to Bhabha (1994), are those that for a long time found themselves silenced by an exploitation and mutilation (physical and psychological) regime whom, after the departure of the colonizing metropolis, finally found a voice with which is possible to express all the woes suffered by them during this time. The colonization process was cruel, however, comprehensible, as asserted by Young (2001), considering the necessity the great empires had to expand and search new lands to feed the growing wave of liberalism in Europe during the XIII and XIV century, from where most of the caravels had their starting point. Free to speak the post-colonial subjects would use several strategies to rewrite their stories, that for a long time remained silenced, and, consequently, would venture on the search of a lost identity ending up at finding not only one but something plural. Therefore, as the objective of this work it, was sought, through the gothic genre, how this post-colonial subject expresses himself and how the search for identity(ies) is given when the novel Murther and walking spirits, by Robertson Davies, is analyzed, remembering that the author brings in his writings several faces of the post-colonialism, sometimes exploring the Canadian viewpoint, some other the English who escaped the war and other times the Scottish immigrant who journeyed to a new land seeking opportunities. Hall (1996), Bhabha (1994), Rudd (2010), Young (2001), Freud (2003), Sedwick (1986) e Jung ( ), among others constitute the theoretical support. This study was developed through a qualitative research of bibliographical and interdisciplinary nature. Davies characters, mainly the ghost, transit through several eras, exposing the view of a subject that little time ago lived the post-colonialism of a country that, as much as it enjoys some freedom, still today is subdued by the British Crow, at the same time that is constantly overlapped by the economic and cultural power of the USA finding itself in a liminal position, in the middle of worlds. pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Literatura canadense pt_BR
dc.subject Literatura – Gótico pt_BR
dc.subject Pós-Colonialismo pt_BR
dc.subject Robertson Davies pt_BR
dc.subject Sujeito pós-colonial pt_BR
dc.subject Post-colonial subject pt_BR
dc.subject Post-colonialism pt_BR
dc.subject Canadian literature pt_BR
dc.subject Literature - Gothic pt_BR
dc.title O GÓTICO COMO FORMA DE EXPRESSÃO DO SUJEITO PÓS-COLONIAL EM MURTHER AND WALKING SPIRITS DE ROBERTSON DAVIES pt_BR
dc.type Preprint pt_BR


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