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RESUMO: Este trabalho procura investigar o modo como a violência, urbana sobretudo, é 
tratada por Rubem Fonseca em seu livro de contos  Feliz Ano Novo, escrito em 1975. 
Para tanto, opta-se por uma  abordagem que privilegia um diálogo entre o discurso 
literário e o filosófico, fundamentado nas inter -relações entre os campos ético e 
estético, de modo a destacar a dupla visada que se procura manter ao longo do 
trabalho, aquilo que o teórico Hans. Ulrich   Gumbrecht define como produção de 
sentido e produção de presença. Isto permite que se investigue o texto fonsequiano 
tanto em sua dimensão material, que convida o leitor a uma experiência 
perturbadora acerca dos efeitos da violência, presentificando-a nos  contos 
selecionados para esta análise, bem como seus desdobramentos polissignificativos. 
Assim, a dissertação  também nos leva aos caminhos teóricos de  Iris Murdoch 
(2013),  filósofa e literata que tece reflexões em torno da relação entre ética, estética 
e  moralidade,bem como Antonio  Candido (2010), que nos conduz a reflexões sobre 
o papel da literatura na sociedade,  e  Ives  Michaud (1989), dentre outros  teóricos, 
nos conduz a perpassar  pelos  diversos caminhos que a violência se manifesta.O 
contorno do contexto  sociológico,  cultural  e a receptividade crítica dessa  obra  na 
literatura brasileira (século XX  e XXI) dimensionam  o segundo capítulo. Dedicado  às 
definições de violência dentro da obra fonsequiana,  o terceiro  capítuloabre espaço 
para  reflexões a respeito dessas classificações de violência  a partir das ações dos 
personagens  nos  contos “Feliz Ano Novo”, “Passeio Noturno I”, “O Outro”, “Nau 
Catrineta” e “Entrevista”.O estudo de Feliz Ano Novo  constitui um campo amplo, 
diversificado e motivador para o estudo do cenário econômico, cultural e político do 
Brasil militarista. ABSTRACT: This work seeks to investigate how violence, especially urban, is treated by Rubem 
Fonseca in his book of tales entitled  Feliz Ano Novo, written in 1975.Therefore, the 
option is an approach that favors a dialogue between literary discourse and 
philosophical, based on the inter -relations between the ethical and aesthetic fields,in 
order to highlight the targeted double that seeks to maintain throughout the work, 
what the theorist Hans Ulrich Gumbrecht defines as production of sense and 
production of presence.This fact allows investigating the  fonsequiano  text both in its 
material dimension, which invites the reader to a disturbing experience about the 
effects of violence,presenting it in the short stories selected for this analysis, as well 
as its polysignificant unfoldings. Thus, the dissertation also leads us to the theoretical 
paths of Iris Murdoch (2013),  philosopher and literate who weaves reflections around 
the relation between ethics, aesthetics and morality ,  as well as Antonio Candido 
(2010),  who  leads us to reflect on the role of literature in society,  and Ives Michaud 
(1989), among other theorists, leads us to go through the various paths that violence 
manifests.  The  outline of the sociological, cultural context and the critical receptivity 
of this work in Brazilian literature (20th and 21st century) categorize the second 
chapter.Dedicated to the definitions of violence within the fonsequiano work, the third 
chapter opens space for reflections on these classifications of violence from the 
actions of the characters in the short stories titled “Feliz Ano Novo”, “Passeio Noturno 
I”, “O Outro”, “Nau Catrineta” e “Entrevista”.   The study of Feliz Ano Novo constitutes 
a broad, diversified and motivating field for the study of the economic, cultural and 
political scenario of militaristic Brazil. | 
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