Abstract:
RESUMO
Reintrodução de aves surge como uma ferramenta útil na manutenção de espécies, principalmente aquelas ameaçadas de extinção pelo comércio ilegal de animais silvestres. O objetivo do presente estudo foi realizar a reintrodução assistida de aves silvestres, contemplando vários aspectos ecológicos e antropicos que permitiu caracterizar as áreas de soltura, quanto à composição de aves existentes como também em relação ao sucesso das aves reintroduzidas no que se refere à capacidade da área de abrigar e garantir a sobrevivência dos espécimes. Para isso foram empregados os seguintes objetivos específicos: monitorar a avifauna reintroduzida, levantar avifauna local e investigar as percepções ambientais da comunidade em dois níveis: escolar e na própria comunidade, enfatizando o conhecimento empírico adquirido pelos moradores em relação às aves. O estudo foi conduzido no município de Caxingó/PI, situado na microrregião do Litoral Piauiense em duas áreas de fazenda destinadas à soltura de aves pelo IBAMA, sendo uma contando com 350 ha, Santo Antônio e Alto de São Pedro da Boa Sorte com cerca de 750 ha. A vegetação é representada por transições caatinga/cerrado. O presente trabalho foi submetido à apreciação do Comitê de Ética em Pesquisa Humana da UFPI/Parnaíba. A técnica empregada para o levantamento das aves foi o ponto de escuta. O monitoramento foi realizado por meio das técnicas de transectos com inserção de ponto de escuta na área de estudo. O registro dos saberes etnoornitologicos e ambientais da comunidade e alunos, proseguiu com a aplicação na comunidade de formulários, que consiste em uma ferramenta de questões enunciadas como perguntas, em que o entrevistador estimula o entrevistado. A Amostra da comunidade consistiu em 51 indivíduos e na escola 74 alunos. Foram reintroduzidos 136 indivíduos pertencentes a 12 espécies. O levantamento registrou um total de 197 espécies de aves nas duas áreas. Os moradores relataram 95 etnoespécies pertencentes a 35 famílias. Os resultados permitiram, através das percepções sobre o meio ambiente de alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental, apontar na sua grande maioria para uma percepção naturalista, no entanto notou-se através de alguns dos indivíduos pesquisados que esta visão está desligada do contexto social, econômico, politico e cultural...........ABSTRACT
Reintroduction of birds appears as a useful tool in the maintenance of species, especially those endangered by the illegal trade of wild animals. The objective of the present study was to perform the assisted reintroduction of wild birds, contemplating several ecological and anthropic aspects that allowed to characterize the areas of release, regarding the composition of existing birds as well as to the success of reintroduced birds in relation to the capacity of the area of Shelter and ensure the survival of specimens. The following specific objectives were used: to monitor the reintroduced avifauna, to raise local avifauna and to investigate the environmental perceptions of the community at two levels: school and in the community itself, emphasizing the empirical knowledge acquired by the inhabitants in relation to birds.The study was conducted in the city of Caxingó / PI, located in the microregion of the Piauí Coast in two farm areas destined to the release of birds by IBAMA, one being 350 hectares, Santo Antônio and Alto de São Pedro da Boa Sorte with about 750 hectares. The vegetation is represented by transitions of caatinga biome and cerrado biome. The present work was submitted to the appreciation of the Human Research Ethics Committee of the UFPI / Parnaíba. The technique used to survey the birds was the listening point. The monitoring was performed using transect techniques with insertion of listening point in the study area. The registration of the ethnoornithological and environmental knowledge of the community and students continued with the application in the forms community, which consists of a questioning tool, in which the interviewer stimulates the interviewee. The sample of the community consisted of 51 individuals, and a sample at the school of 74 students. Were reintroduced 136 individuals belonging to 12 species. The survey recorded a total of 197 bird species in both areas. Residents reported 95 ethnoespecies belonging to 35 families. The results allowed through the perceptions about the environment of students from the 6th to the 9th year of elementary school, pointing mostly to a naturalistic perception, however it was noted through some of the individuals surveyed that this view is not from the disconnected Social, economic, political and cultural context.