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RESUMO: Este trabalho tem o objetivo de analisar a cultura da morte no Piauí, pontualmente, a cultura
funerária na cidade de Teresina no século XIX. Privilegiamos a descrição e a interpretação de
ritos e práticas funerárias para narrar histórias de fé, religiosidade e espiritualidade. Buscamos
compreender a experiência religiosa do devoto católico diante da morte. Dentre as nossas
referências estão os ritos relacionados à escolha da mortalha e à escrita testamentária; um
conjunto ritualístico que prepara o fiel para o que se considerava boa morte. Entendemos os
ritos como um conjunto de símbolos, marcados por sentidos e significados emblemáticos na
passagem do mundo dos vivos para o mundo dos mortos. Interpretamos a cultura funerária
como fenômeno cultural, visível e dizível, historicamente elaborad a, privilegiada, nesta
dissertação, como objeto de reflexões, que nos permitem elaborar questões as mais diversas
para analisar o fenômeno na cultura religiosa na cidade de Teresina [1852-1896]. Os ritos não
possuem uma estrutura fixa, os preparativos do cadáver não se efetuam da mesma forma, mas
comportam especificidades e experiências de natureza diversa. Utilizamos como fontes
secundárias a historiografia da morte e como fontes primárias os Testamentos, Estatutos das
Irmandades Católicas e os Inventários, documentos que constam do acervo documental do
Arquivo Público do Estado do Piauí. ABSTRACT: This thesis aims to analyze the culture of death in Piauí, particularly the funeral culture in the
city of Teresina in the nineteenth century. We emphasize the description and interpretation of
funerary rites and practices to narrate stories of faith, religion and spirituality. We seek to
understand the religious experience of the devout Catholic before death. Among our
references are the rites related to the choice of the shroud and the testamentary writing; a
ritualistic set that prepares the faithful for what was perceived as a good death. We understand
the rite as a set of symbols, marked by symbolic meanings and senses in the passage from the
world of the living to the world of the dead. We interpret the funerary culture as a cultural
phenomenon, visible and speakable, historically developed, privileged, in this thesis, as an
object of reflection, allowing us to make the most diverse issues to analyze the phenomenon
of religious culture in the city of Teresina [1852-1896]. The rites do not have fixed structures,
the preparation of the corpse does not always perform the same way but include
characteristics and experiences o f diverse nature. We used as secondary sources the
historiography of death and as primary sources Testaments, Statutes of Catholic brotherhoods
and Inventories, documents in the collection of the Public Archives of the State of Piauí. |
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