Abstract:
RESUMO: A bioalfabetização no Ensino Médio representa um processo necessário no contexto das escolas atuais, a fim de viabilizar aos estudantes saberes teóricos e práticos que, vinculados ao mundo vivo, possam ajudá-los a enfrentar situações reais e problemáticas de seu cotidiano. Esta investigação define como objeto de estudo a compreensão da bioalfabetização no Ensino Médio e as interfaces com a prática docente de professores de Biologia e apresenta o seguinte problema de pesquisa: como se constitui a bioalfabetização no Ensino Médio público de Teresina-PI e as interfaces com a prática docente de professores de Biologia? Tem como objetivo geral: analisar a constituição da bioalfabetização no Ensino Médio de Teresina-PI e as interfaces com a prática docente de professores de Biologia e estabelece os seguintes objetivos específicos: identificar como se constitui a bioalfabetização dos alunos do Ensino Médio público; caracterizar a prática docente de professores de Biologia que atuam no Ensino Médio público de Teresina-Piauí; identificar as concepções de bioalfabetização que orientam a prática docente de professores de Biologia; e descrever o processo de bioalfabetização que se efetiva na prática docente no Ensino Médio. O embasamento teórico do estudo apoia-se em Fernandes (2011), García (2001), Krasilchik (2011), Marandino, Selles e Ferreira (2009), entre outros, para a análise do processo de bioalfabetização no Ensino Médio, e Franco (2012a, 2012b), Freire (2011), Souza (2012), entre outros, para a análise da prática docente dos professores de Biologia. Do ponto de vista metodológico, trata-se de uma pesquisa quanto-qualitativa, conforme orientações de Flick (2004), Moreira e Caleffe (2008), Sampieri, Collado e Lucio (2013), entre outros. Tem como sujeitos 286 discentes do Ensino Médio e 10 professores de Biologia que atuam neste nível de ensino, em escolas públicas da rede estadual de Teresina-PI. Os dados são produzidos a partir de duas vertentes instrumentais: teste de verificação de conhecimentos e entrevista semiestruturada, e analisados com o emprego da análise estatística, utilizando o Statistical Package for the Social Sciences (NIE, HULL, 1970) e o Teste Qui-Quadrado de Pearson; e da análise de conteúdo, conforme Bardin (2011), considerando três categorias principais de análise: o processo de bioalfabetização dos alunos no Ensino Médio; a prática docente de professores de Biologia no Ensino Médio; e a prática docente em Biologia e a bioalfabetização. Os resultados desse processo investigativo apontam que os estudantes do Ensino Médio de Teresina-PI não alcançaram um acerto considerável de questões que envolvem os conhecimentos biológicos, revelando dificuldades quanto à compreensão da disciplina Biologia, sendo identificado como um dos principais fatores para essa incompreensão a ausência de práticas bioalfabetizadoras, o desinteresse do aluno pela disciplina e a presença de termos complexos na Biologia. Desse modo, confirma a tese de que a bioalfabetização no Ensino Médio público de Teresina-Piauí é fortemente influenciada pela prática docente dos professores de Biologia, cujos alunos apresentam dificuldades para o entendimento da disciplina, o que requer a utilização de procedimentos de ensino, a exemplo dos laboratórios de Ciências e Biologia, aulas de campo, jogos educativos, utilização de multimídias, articulação com outras disciplinas, aulas expositivas dialogadas, incentivo à leitura e à pesquisa, utilização de modelos didáticos, para que os discentes se tornem bioalfabetizados..................ABSTRACT: Bioliteracy in high school represents a necessary process in the context of current schools, in order to provide students with theoretical and practical knowledge that, linked to the living world, can help them to face real and problematic situations of their daily lives. This research defines as object of study the understanding of the bioliteracy in high school and the interfaces with the teaching practice of biology teachers and presents the following research problem: how is the bioliteracy in public high school in Teresina-PI and the interfaces with the teaching practice of biology teachers? It has as general objective: to analyze the constitution of the bioliteracy in the Teresina-PI high school and the interfaces with the teaching practice of biology teachers and establishes the following specific objectives: to identify how the literacy of public high school students is formed; characterize the teaching practice of biology teachers who work in the public high school of Teresina-Piauí; to identify the conceptions of bioliteracy that guide the teaching practice of biology teachers; and describe the process of bioliteracy that is effective in teaching practice in high school. The theoretical basis of the study is based on Fernandes (2011), García (2001), Krasilchik (2011), Marandino, Selles and Ferreira (2009), among others, for the analysis of the process of bioliteracy in high school, and Franco (2012a, 2012b), Freire (2011), Souza (2012), among others, for the analysis of the teaching practice of biology teachers. From a methodological point of view, this is a qualitative, according to Flick (2004), Moreira and Caleffe (2008), Sampieri, Collado and Lucio (2013), among others. It has as subjects 286 high school students and 10 biology teachers who work at this level of education in public schools of the Teresina-PI state network. The data were produced from two instrumental strands: knowledge verification test and semi-structured interview, and analyzed using statistical analysis, using the Statistical Package for the Social Sciences (NIE, HULL, 1970) and the Chi-Square Test of Pearson; and content analysis, according to Bardin (2011), considering three main categories of analysis: the process of pupil literacy in high school; the teaching practice of biology teachers in high school; and teaching practice in biology and bioliteracy. The results of this investigative process indicate that Teresina-PI high school students did not reach a considerable number of issues involving biological knowledge, revealing difficulties in understanding biology, being identified as one of the main factors for this misunderstanding the absence of bioliterate practices, the disinterest of the student for the discipline and the presence of complex terms in biology. Thus, it confirms the thesis that, the bioliteracy in Teresina-Piauí public high school is strongly influenced by the teaching practice of biology teachers, in which the students of the high school present difficulties for the understanding of the discipline, which requires the use of teaching procedures, such as the science and biology laboratories, field classes, educational games, use of multimedia, articulation with other disciplines, expository dialogues, encouragement of reading and research, use of didactic models, so that students become bioliterate.....................RESUMEN
La bioalfabetización en la enseñanza media representa un proceso necesario en el contexto de las escuelas actuales, a fin de viabilizar a los estudiantes saberes teóricos y prácticos que, vinculados al mundo vivo, puedan ayudarlos a enfrentar situaciones reales y problemáticas de su cotidiano. Esta investigación define como objeto de estudio la comprensión de la bioalfabetización en la enseñanza media y las interfaces con la práctica docente de profesores de biología y presenta el siguiente problema de investigación: ¿cómo se constituye la bioalfabetización en la enseñanza media pública de Teresina-PI y las interfaces con la práctica docente de profesores de biología? Con el objetivo general: analizar la constitución de la bioalfabetización en la enseñanza media de Teresina-PI y las interfaces con la práctica docente de profesores de biología y establece los siguientes objetivos específicos: identificar como se constituye la bioalfabetización de los alumnos de la enseñanza media pública; caracterizar la práctica docente de profesores de biología que actúan en la enseñanza media pública de Teresina-Piauí; identificar las concepciones de bioalfabetización que orientan la práctica docente de profesores de biología; y describir el proceso de bioalfabetización que se efectúa en la práctica docente en la enseñanza media. El embasamiento teórico del estudio se apoya en Fernandes (2011), García (2001), Krasilchik (2011), Marandino, Selles y Ferreira (2009), entre otros, para el análisis del proceso de bioalfabetización en la enseñanza media, y Franco (2012a, 2012b), Freire (2011), Souza (2012), entre otros, para el análisis de la práctica docente de los profesores de biología. Desde el punto de vista metodológico, se trata de una investigación cuántica-cualitativa, según las orientaciones de Flick (2004), Moreira y Caleffe (2008), Sampieri, Collado y Lucio (2013), entre otros. En el caso de los profesores de biología que actúan en este nivel de enseñanza, en escuelas públicas de la red estatal de Teresina-PI. Los datos fueron producidos a partir de dos vertientes instrumentales: prueba de verificación de conocimientos y entrevista semiestructurada, y analizados con el empleo del análisis estadístico, utilizando el Statistical Package for the Social Sciences (NIE, HULL, 1970) y el Test Qui-Cuadrado de Pearson; y del análisis de contenido, según Bardin (2011), considerando tres categorías principales de análisis: el proceso de bioalfabetización de los alumnos en la enseñanza media; la práctica docente de profesores de biología en la enseñanza media; y la práctica docente en biología y la bioalfabetización. Los resultados de este proceso investigativo apuntan que los estudiantes de la enseñanza media de Teresina-PI no alcanzaron un acierto considerable de cuestiones que involucran los conocimientos biológicos, revelando dificultades en la comprensión de la disciplina biología, siendo identificado como uno de los principales factores para esa incomprensión la ausencia de prácticas bioalfabetizadoras, el desinterés del alumno por la disciplina y la presencia de términos complejos en la biología. De este modo, confirma la tesis de que la bioalfabetización en la enseñanza media pública de Teresina-Piauí es fuertemente influenciada por la práctica docente de los profesores de biología, en la cual los alumnos de la enseñanza media presentan dificultades para el entendimiento de la disciplina, lo que requiere la utilización de los procedimientos de enseñanza, a ejemplo de los laboratorios de ciencias y biología, clases de campo, juegos educativos, utilización de multimedia, articulación con otras disciplinas, clases expositivas dialogadas, incentivo a la lectura y la investigación, utilización de modelos didácticos, para que los alumnos se convierten en bioalfabetizados.