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RESUMO: Este trabalho apresenta e analisa o processo de constituição da viação férrea no Piauí,
tomando como base estudos e projetos de ferrovias que visavam transform ar o Estado em um
grande entroncamento ferroviário. Nesse sentido, foi projetada a construção de estradas de
ferro ligando a capital Teresina (PI) às cidades de São Luís (MA), Petrolina (PE) e Crateús
(CE), além da Central do Piauí que ligaria Teresina a Amarração (Atual Luís Correia). Com
isso, perscrutou-se a história do desenvolvimento ferroviário piauiense, sobretudo dos
primeiros trilhos implantados na região norte do Estado, atingindo cidades como Parnaíba,
Luís Correia, Cocal, Piripiri, Piracuruca, etc., em que se escolheu Parnaíba para compreender
sua relação com a ferrovia. No final do século XIX e início do século XX, essa cidade era
considerada empório comercial do Piauí com a presença de casas comerciais e elementos do
mundo moderno, dentre os quais as ferrovias e suas edificações. Nesse espaço ferroviário,
verificou-se a atuação de diversos profissionais, como engenheiros e operários, que
trabalhavam realizando diferentes serviços: planejamento, construção, manutenção, etc. Além
disso, rastreou-se as memórias de ferroviários aposentados, principalmente de operários, para
compreender suas funções na ferrovia e suas sociabilidades praticadas tanto no espaço urbano
de Parnaíba quanto no ambiente de trabalho. Para isso, foram realizadas leituras de estudos
acerca das ferrovias como as dos autores Francisco Foot Hardman, Douglas Apratto Tenório,
Ecléa Bosi, Vera Dodebei e Michel de Certeau. As fontes foram constituídas por: jornais (O
Dia, Diário Oficial e O Piauí, de Teresina; A Semana e A Praça, de Parnaíba), periódicos
(Almanaque da Parnaíba, Econômica piauiense, Cartas CEPRO, etc.), mensagens e relatórios
governamentais, além de crônicas produzidas por intelectuais parnaibanos, fontes orais e
documentações contidas nas pastas de assentamento individual de funcionários da Re de
Ferroviária Federal S. A, em São Luís (MA), especialmente de ex-ferroviários que
trabalharam na antiga Estrada de Ferro Central do Piauí . O recorte temporal da pesquisa
abrange os anos de 1916 a 1960 e se justifica por ter início, em 1916, a inauguração do
primeiro ramal ferroviário do Piauí, ligando Portinho a Cacimbão (regiões próxim as a
Parnaíba). Desse ano em diante, surgiram novos projetos de implantação d e ferrovias no
Estado e, com o advento das rodovias direcionadas mais para a região sul, ocorreu a gradativa
desativação do sistema ferroviário e a diminuição da importância comercial de Parnaíba
devido as mercadorias passarem a ser escoadas nas cidades de Teresina, Picos e Floriano. ABSTRACT: This work presents and analyzes the process of constitution of the rail roads in Piauí, taking as
its base studies and railway projects that aimed at transforming the state into a large railway
hub. In this way construction was projected for railways linking the capital Teresina (PI) to
the cities of São Luís (MA), Petrolina (PE) and Crateús (CE), beyond the Central do Piauí
(main railroad) which would link Teresina to Amarração (the present day Luís Correia). With
this, the history of railway development in Piauí was investigated, especially the first tracks
laid in the north of the state, reaching cities such as Parnaíba, Luís Correia, Cocal, Piripiri,
Piracuruca, etc., of which Parnaíba was chosen to understand its relation with the railroad. At
the end of the nineteenth century and the beginning of twentieth century, this city was
considered the commercial hub of Piauí with the presence of commercial buildings and
elements of the modern world, among which were railroads and its buildings. In t hat rail
context, the performance of several professionals was verified, such as that of engineers and
laborers who worked performing different kinds of services: planning, construction,
maintenance, etc. Besides this, the memories of retired railroad people, mainly laborers, were
traced, to understand their functions in the railroad and their social life as much in the urban
space of Parnaíba as in the work place. For this, studies of the railways were read, such as
those of the authors Francisco Foot Hard man, Douglas Apratto Tenório, Ecléa Bosi, Vera
Dodebei and Michel de Certeau. The sources used were newspapers (O Dia, Diário Oficial e
O Piauí, de Teresina; A Semana e A Praça, de Parnaíba) journals (Almanaque da Parnaíba,
Econômica piauiense, Cartas CEPRO, etc.), government papers and reports, as well as
chronicles of Parnaíban intellectuals, oral sources and documentation in personnel files of
individual employees of Rede Ferroviária Federal S. A, in São Luís (MA), especially of ex -railway workers who worked in the old Estrada de Ferro Central do Piauí. The time frame of
this research spans the years between 1916 to 1960 and this is justified because , in 1916, the
inauguration of the first railroad extension of Piauí commenced, linking Portinho to Cacim bão
(regions close to Parnaíba). From this year onwards, new projects establishing railways in the
state appeared and, with the advent of roads directed more to the south, a gradual deactivation
of the rail system and diminution of the commercial importanc e of Parnaíba occurred, due to
goods being increasingly marketed in the cities of Teresina, Picos and Floriano. |
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