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RESUMO: Este trabalho tem por objetivo discutir o consumo musical em Teresina, na década
de 1970. Para este fim, foi feito um estudo, em primeiro momento, do contexto
musical nacional, com a análise de músicas de estilos que marcaram o período,
como a MPB, o rock, a disco musice a música “brega”. Foram analisados, também,
em seguida, livros sobre o assunto, documentos das revistas Veja e Manchete, dos
jornais O Dia e O Estado (ambos piauienses) e depoimentos orais concedidos ao
autor deste trabalho. Através de todas as análises,nota-se que o Brasil é um país
com diversos contextos musicais distintos, cada um com suas próprias
características e estruturas de consumo. Em Teresina, especificamente, estas
estruturas e características, bem como os próprios contextos, também existem,
porém de maneira não tão inexoravelmente distinta. O aspecto de cidade pequena
coexistente ao de capital dá à cidade em questão suas próprias configurações de
consumo musical. ABSTRACT: This work has as its objective to discuss the musical consumption in Teresina, during
the decade of 1970. To achieve it, a study was made, in the first moment, concerning
the national musical context, analyzing songs of styles that were notorious in that
moment, like MPB, rock, disco music and “brega” music. Then, books about this
subject, documents of Veja and Manchete magazines and O Dia and O Estado
newspapers, as well as oral interviews given to theauthor of this work were all
analyzed. Through all of the analysis it can be noticed that Brazil is a country with
several different musical contexts, each one with its own characteristics and
structures of consumption. In Teresina, specifically, these structures and
characteristics, as well as their own contexts, also exist, however it isn’t in a
relentlessly different way. The aspect of small city, which coexists with the status of
state capital, gives to the city its own settings of musical consumption. |
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