Abstract:
RESUMO: Considerando-se a importância da informação na sociedade contemporânea e da
comunicação científica como elemento decisivo no processo global de desenvolvimento,
analisa-se a relevância da publicação científica, mais especificamente, do periódico científico
impresso. Este, não obstante o avanço da comunicação telemática e dos entraves que
comprometem sua atuação como canal ágil e de maior alcance, mantém suas funções
básicas: (a) registro formal dos resultados da pesquisa científica; (b) suporte físico para
preservação do conhecimento; (c) instrumento-mor para o estabelecimento da prioridade da
descoberta científica. Diante do exposto, objetiva-se estudar a produção e o uso de artigos
de periódicos científicos nas atividades de ensino e pesquisa do docente universitário
das cinco regiões brasileiras e em campos distintos do conhecimento (Ciências
Humanas e Sociais; Ciências da Vida; Engenharia, Ciências Exatas e da Terra),
considerando-se ainda a avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de
Nível Superior (CAPES) atribuída aos cursos de pós-graduação stricto sensu, pois é ela a
entidade governamental diretamente envolvida com a pós-graduação brasileira. Isto porque o
estudo fundamenta-se na hipótese de que há relação entre esse uso e produção e os três
fatores: inserção regional das instituições; áreas específicas do conhecimento e avaliação
atribuída pela CAPES aos referidos cursos. O universo compreende os
docentes/pesquisadores que mantêm vínculo empregatício com universidades e institutos de
pesquisa nacional (independente de regime de trabalho e titulação acadêmica) envolvidos com
os cursos de mestrado e doutorado constantes do Catálogo de cursos de mestrado e
doutorado, editado pela CAPES. O cruzamento desse Catálogo com as publicações Avaliação
da pós-graduação; síntese dos resultados (CAPES, 1995a, 1996) e Formação de recursos
humanos e fomento à pesquisa; bolsas no País (Conselho Nacional de Desenvolvimento
Científico e Tecnológico, 1996) permitiu o agrupamento dos 1.377 cursos em três blocos:
Ciências Humanas e Sociais (365); Ciências da Vida (664) e Engenharia, Ciências Exatas e da
Terra (348), distribuídos em 60 subgrupos segundo os três fatores enunciados. Mediante a
técnica de amostragem probabilística aleatória simples, selecionou-se um representante de
cada um dos subgrupos, o que equivale a 60 cursos, 20 em cada uma das grandes áreas,
distribuídos nas regiões Norte (10); Nordeste (13); Centro-Oeste (11); Sudeste (15) e Sul (11),
com os conceitos A (14); B e C (15, cada); D (11) e E (5), com a ressalva de que as mudanças
recentes no sistema de avaliação da CAPES, após a coleta de dados, não afetam a proposta
formulada, porquanto a variável em pauta diz respeito especificamente aos conceitos
expressos per se, e não aos procedimentos adotados para se chegar a eles. Utiliza-se
questionário misto para a coleta de dados, os quais serão analisados, interpretados e
discutidos, sob a perspectiva qualitativa e quantitativa, recorrendo-se ao Statistical Package for
the Social Sciences (SPSS) para a efetivação de testes estatísticos para comprovar ou rejeitar
as hipóteses formuladas. Acrescenta-se que as variáveis dependentes - produção e uso -
incorporam uma série de fatores. Produção compreende produtividade (quantidade de artigos
de periódicos produzidos) e estudo do artigo produzido (natureza; idioma; autoria; seleção do
periódico para publicação; motivação para divulgação). Por sua vez, uso compreende: (a)
acesso a periódicos via assinatura, quando se discute a quantidade de títulos assinados e
aspectos qualitativos desses periódicos (origem; idioma; natureza; natureza da editora;
comissão editorial; periodicidade; circulação/distribuição; tiragem, situação/tempo de vida;
indexação; motivos de seleção dos títulos), como também via outros recursos informacionais;
(b) inclusão de artigos de periódicos nas bibliografias recomendadas aos discentes - número
de artigos em proporção à soma de itens bibliográficos e os motivos que justificam a indicação;
(c) inclusão de artigos de periódicos nas bibliografias constantes dos artigos produzidos pelos
próprios docentes - número de artigos citados em proporção ao total de itens bibliográficos e
as causas de tal menção; (d) média anual de uso de artigos; (e) identificação de vantagens e
desvantagens à utilização de artigos. Dentre os resultados obtidos, com base no referencial
teórico que detalha aspectos inerentes à comunicação científica, ao periódico científico
impresso e eletrônico, à realidade nacional, conclui-se que, em termos genéricos, a avaliação
da CAPES não se relaciona com a produção. De forma similar, as áreas específicas do
conhecimento também não exercem influência em contraposição à influência exercida pela
região geográfica das instituições, e pelos três elementos – avaliação, região e área - quando
interagem simultaneamente. Quanto ao uso, este não comporta generalizações. A inserção
geográfica atua como fator interveniente, quando estão em observação os seguintes itens:
quantidade de títulos assinados e média anual de uso, mas não exerce nenhuma interferência
estatisticamente significativa, no caso do total de artigos recomendados aos alunos ou do total
de artigos referenciados pelos docentes em seus próprios trabalhos. As áreas, por seu turno,
têm influência, em se tratando dessas duas variáveis, e também, no que diz respeito à média
anual de uso, mas não interferem quanto ao número de títulos de periódicos assinados. Ainda
em relação ao uso, quando localização geográfica e área são considerados conjuntamente,
não há registro de influência quanto ao número de artigos indicados aos discentes, mas isto
ocorre, quando o item quantitativo trata do total de artigos que aparecem nas bibliografias
elaboradas pelos professores.
ABSTRACT: Given the role of information in contemporary societies and the importance of the
scientific communication as a decisive element in the global process of development,
this study analyzes the value of scientific publications, particularly printed scientific
journals. In spite of the advance of the new technologies of information and the
difficulties which jeopardize their performance as a rapid and long-range instrument,
these publications maintain their basic functions, such as: (a) formal register of scientific
research results; (b) physical support for scientific knowledge preservation; (c) main tool
for the establishment of scientific priority. Thus, the main objective of this study is to
examine the production and use of scientific articles in printed serial publications by
university postgraduate Brazilian professors, with special reference to the following
aspects: (a) geographic localization of the universities; (b) diversified areas of
knowledge - Human and Social Sciences; Life Sciences; Engineering, Physical and
Earth Sciences; (c) evaluation criteria applied to the master’s and doctor’s degree
courses by Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES),
as it is the governmental institution in charge of Brazilian postgraduation. Without
considering work load and academic title, the population is represented by the
professors/researchers working in Brazilian universities and research institutes offering
master and PhD courses included in the Catálogo de cursos de mestrado e doutorado,
published by CAPES. Cross examination of this catalogue and of the publications
Avaliação da pós-graduação; síntese dos resultados (CAPES, 1995a, 1996) and
Formação de recursos humanos e fomento à pesquisa; bolsas no País (Conselho
Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, 1996) produced the total of
1,377 courses distributed to the following way: Human and Social Sciences (365
courses); Life Sciences (664); Engineering Physical and Earth Sciences (348).
According to the three above mentioned aspects, the courses constitute 60 subgroups.
Using the technique of a simple random probabilistic sample, one representative of each
subgroup was selected, that is equivalent to 60 courses, 20 in each large area,
distributed regionally: North (10); Northeast (13); Center-West (11); Southeast (15) and
South (11), with the mark A (14); B and C (15, each); D (11) and E (5), taking into
consideration that the recent changes in the evaluation system of CAPES, after the
collection of data, do not affect the formulated proposal, in view of the fact that the
studied variable reflects specifically the marks expressed, and not the procedures
adopted to arrive at them. The data is collected through the use of questionnaires;
processed by Statistical Package for the Social Sciences (SPSS) and so, submitted to
statistical tests. It should be added that the dependant variables – production and use
– incorporate a series of factors. Production encompasses productivity (quantity of
articles in scientific journals) and study of the articles produced (nature; idiom;
authorship; selection of journal and motivation for publication). Use, on the other hand,
encompasses: (a) access to scientific publications via subscription – quantity of
subscriptions and qualitative aspects of these journals – and also via other informational
resources; (b) inclusion of periodical articles in the bibliographies recommended to the
students – number of articles in proportion to the total of bibliographic items and the
reasons that justify the indication; (c) inclusion of periodical articles in the bibliographies
of the articles produced by the professors themselves - number of articles in proportion
to the total of bibliographic items and the causes of the citation; (d) annual average of
use of articles; (e) identification of the advantages and disadvantages of the use of
articles. In the results obtained, based on a theoretical reference which deals with
aspects inherent to scientific communication, and electronic and print-based scientific
journals, it can be concluded that, in generic terms, evaluation criteria applied by
CAPES does not relate to production. Similarly, the diversified areas of knowledge do
not exert influence in contraposition to the influence exerted by the geographic
localization of the universities either, or by the three elements – evaluation, region and
areas of knowledge – when interacting simultaneously. As far as use goes, it doesn’t
allow generalizations. The geographic insertion acts as an intervening factor, when the
following items are observed: quantity of subscriptions and annual average of use, but
does not exert any interference statistically significant, in the case of the total of articles
recommended to the students, or the total of articles referenced by the professors in
their own articles. The areas, in turn, do have influence, when regarding these two
variables, and also with respect to average annual use, but do not interfere with respect
to subscriptions. In addition to, when geographical location and area are considered in
conjunction, there is no register of influence with regard to the number of articles
indicated to the students, but this happens, when the quantitative item deals with the
total of articles that appear in the bibliographies prepared by the professors.