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RESUMO: Trata-se de um estudo sobre as tensões no campo da música brasileira, na década de 1970,
feito a partir de 21 letras de músicas do músico baiano Raul Seixas (1945-1989). As referidas
letras constituem as principais fontes do trabalho e foram analisadas, tendo em vista,
principalmente, a noção de “linha evolutiva na Música Popular Brasileira”, formulada por
Caetano Veloso, em meados da década de 1960 e que, desde então, passou a ser um
significativo parâmetro para se pensar a MPB. O trabalho mostra a objetivação histórica do
conceito de linha evolutiva, a partir de uma situação dos debates sobre o ser da MPB entre os
meados da década de 1960 e por toda a década de 1970. Neste quadro, a obra de Raul Seixas e
de seus parceiros é apresentada como um contra discurso que reage e resiste ao conceito de
“linha evolutiva”. O estudo, a pretexto do debate referido, também reflete sobre a maneira
singular como Raul Seixas se inseriu nos debates sobre sua época, favorecendo a
popularização de temas como vida em comunidades alternativas, uso das drogas e esoterismo.
Em seguida, aborda-se a vida privada dos sujeitos nas suas dimensões amorosas como um
outro desvio do conceito de linha evolutiva na obrado Raul Seixas, que defende uma forma
sofisticada, despolitizada e contida de falar de amor e desejo, ao problematizar temas tais
como: as relações monogâmicas e a heterossexualidade. Por fim, aponta-se a especificidade
da obra de Raul Seixas enquanto lente de conflitos históricos e culturais. Assim sendo, a
grande tônica de sua obra foi a recusa às formas deexistência e a construção de uma
temporalidade própria para os anos 1970 por meio daabordagem múltipla do universo
cultural do período, ao contrário das sínteses culturais direcionadas e evolutivas. ABSTRACT: This paper talks about the tensions in the field ofthe Brazilian music in decade of 1970,
produced by 21 letters of music of the baiano Raul Seixas (1945-1989). The mentioned letters
constitute the principals resources of the work andwere analysed principally the notion of the
“evolutionary line in the Popular Brazilian Music”,it is formulated by Caetano Veloso, in
middle of the decade of 1960, and this moment it passed to be a parameter significant to think
the MPB. The paper present the historic objectivityof the conceit of evolutionary line, began
as situation of debates about the be of MPB betweenthe middle of the decade of 1960 and for
all decade of the 1970. In these board the production of Raul Seixas and your patters is
presented as a discourse opposite that is not according and resist the concept of “evolutionary
line”. The estudy that is mentioned to debate, too reflect about the singular manner as Raul
Seixas came in the debates about your epoch that infavor of the popularization of the themes
as life and alternatives communities and use of some drugs and esoteric. In the begin, talks
about the private life of the subjects in your loves dimensions as other different concept
evolutionary line in the production of Raul Seixas that defend a sophisticate form, unpolitical
and included to speak of love and desire, and to discus themes as: monogamic relations and
the heterosexuality. In the end present the specifyof the production of the Raul Seixas in the
moment of the historic conflicts and cultural. Therefore, the big tonic of the your production
was a rejection of the forms of existence and the construction of a temporality proper to the
years of 1970 for middle of the multiple boarding of the period cultural universe, and the
opposite of the cultural syntheses directed and evolutionary. |
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