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RESUMO: O presente estudo analisou o processo de modernização de Teresina nas duas primeiras
décadas do século XX, no qual a capital piauiense configurou-se como ponto irradiador dos
olhares e ações modernizadoras e constituindo-se como vitrine desse fenômeno. O recorte
temporal justifica-se pelo fato de que os projetos de modernização, iniciados em fins do
século XIX, afirmar-se-iam no início do século XX. A cidade é aqui percebida como espaço
da dinâmica social, o que faz do espaço urbano um ambiente de manifestação de
sociabilidades diversas, que contêm e constituem a história de determinada temporalidade e
espacialidade, pois a cidade está em constante movimento. Nesse sentido, no intuito de
visualizar tais sociabilidades, o trabalho transitou entre várias temáticas relacionadas à
modernização tais como os serviços de abastecimento de água, iluminação, viação férrea,
comércio, lazer e instrução pública, ampliando horizontes para a compreensão das
representações sociais construídas sobre o turbilhão modernizador. Para alcançar esse objetivo
foram utilizados como fontes os jornais, mensagens governamentais, decretos, códigos de
postura e textos literários do período, como estratégia de percepção dos discursos estatal,
higienista, comercial e literário, além dos diferentes sentidos e sentimentos oriundos da
modernização, compreendida como as inúmeras transformações no espaço urbano e as
ressonâncias de tais mudanças na forma que os indivíduos experimentavam e sentiam a
cidade. No universo conceitual que norteia o presente estudo, destacam-se os conceitos sobre
modernização e modernidade, vistas, respectivamente, como os projetos de modificação dos
espaços e as múltiplas formas de apreender e subjetivar o fenômeno da modernização
realizando-se um diálogo com as discussões propostas por Berman(1986) e Rezende(1997).
Sobre representação social e práticas culturais foram utilizados os conceitos elaborados por
Chartier(1988) e Certeau(1994). Acerca das discussões sobre História, Cidade e Literatura
foram utilizados os trabalhos de Benjamin(1994), Calvino(1990), Williams(1999),
Sevcenko(1999) e Queiroz(1998). A instrução pública foi analisada como ponto de
convergência dos projetos de modernização tanto no aspecto da instalação e (re)significação
de prédios quanto no tocante à efervescência de idéias e saberes de posturas modernizantes.
Em contrapartida, as crônicas e os textos literários foram utilizados como forma de percepção
das representações sociais acerca da modernização da cidade. Fotografias também foram
utilizadas como linguagem não-verbal que expressavam cenas da cidade em seus aspectos
materiais e do cotidiano. Dentre outras conclusões, destaca-se que a euforia acerca dos efeitos
e ritmos modernizadores estava ligada, em certa medida, à busca da superação dos limites que
atingiam a capital piauiense, assombreada por um leque de dificuldades. Essa euforia emergia
das tentativas de superação do atraso e do antigo, com o intuito de legitimar a imagem de uma
sociedade civilizada. Além disso, o ordenamento dos espaços contribuiu para o controle e
segregação social, por meio da circulação de valores e costumes de raízes burguesas
européias. ABSTRACT: The present study analyzed the modernization process of Teresina in the two first decades of
20th century, in which the Piauiense capital configured itself as the irradiator point of the
glances and actions of modernization and constituting itself as magazine of this phenomenon.
The city, in here, is comprehended as space of the social dynamic, what makes the urban
space an environment of manifestation of several sociability, which contain and construct the
history of certain temporality and specialty, because the city is in a constant movement. In this
sense, intenting to look at such sociabilities, the paper passed among several thematic linked
to the modernization such as the works of supplying of water, illumination, ferrous means of
transportation, trade, leisure and public education, amplifying horizons to the comprehension
of the social representations constructed about the modern vortex. To reach this purpose were
used as sources the newspapers, governmental messages, decrets , conducts laws and literary
texts of that period as strategy of perception of governmental, hygienist, commercial, and
literary speeches, besides the different senses and meanings that came from the
modernization, comprehended as the several changes in the urban space and the resonances of
such changes in the way that the individuals experiment and feel the city. In the conceptual
universe that heads the present study, point out the ones about modernization and modernity,
used, respectively, as the projects of the changing of the spaces and the several ways of
comprehending and subjecting the modernization phenomenon making a dialog with the
discussions suggested by Berman(1986) and Rezende(1997). About social representations and
cultural practices were used the concepts used by Chartier(1988) and Certeau(1994). Around
the discussions about History, City and Literature were used the papers by Benjamin(1994),
Calvino(1990), Williams(1999), Sevcenko(1999) and Queiroz(1998). The public instruction
was analyzed as convergence point of the modernization projects so in the aspect the
installation and (re)meaning of the buildings as in relation to the up surging of ideas and
knowlegdments of modernization conducts. In other hand, the chronicles and literary texts
were used as perception way of the social representations about the modernization of the city.
Photographs were also used as non-verbal language that expressed scenes of the city in its
material features and of the daily. Among other conclusions, it points out that the euphoria
about the effects and rhythms was linked, in certain way, to the pursuit of the overcoming of
the limits that affected the piauiense capital overshadowed for a fan of difficulties. This
anxious surged from strategies of overcoming of the late and ancient, with the goal of
legitimate the image of a civilized society. Besides that, the regulating of the spaces
contributed to the control e social segregation, throughout the spread of values and traditions
of bourgeois Europeans roots. |
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