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DESAFIANDO O OLHAR DE MEDUSA: a modernização e os discursos modernizadores em Teresina, nas duas primeiras décadas do Século XX

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dc.contributor.author FONTINELES FILHO, Pedro Pio
dc.date.accessioned 2017-09-27T13:24:07Z
dc.date.available 2017-09-27T13:24:07Z
dc.date.issued 2017-09-27
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/123456789/772
dc.description Orientador: Prof. Dr. Antônio de Pádua Carvalho Lopes. Examinador externo: Profa. Dra. Zuleide Fernandes de Queiroz (URCA). Examinador interno: Profa. Dra. Teresinha de Jesus Mesquita Queiroz. pt_BR
dc.description.abstract RESUMO: O presente estudo analisou o processo de modernização de Teresina nas duas primeiras décadas do século XX, no qual a capital piauiense configurou-se como ponto irradiador dos olhares e ações modernizadoras e constituindo-se como vitrine desse fenômeno. O recorte temporal justifica-se pelo fato de que os projetos de modernização, iniciados em fins do século XIX, afirmar-se-iam no início do século XX. A cidade é aqui percebida como espaço da dinâmica social, o que faz do espaço urbano um ambiente de manifestação de sociabilidades diversas, que contêm e constituem a história de determinada temporalidade e espacialidade, pois a cidade está em constante movimento. Nesse sentido, no intuito de visualizar tais sociabilidades, o trabalho transitou entre várias temáticas relacionadas à modernização tais como os serviços de abastecimento de água, iluminação, viação férrea, comércio, lazer e instrução pública, ampliando horizontes para a compreensão das representações sociais construídas sobre o turbilhão modernizador. Para alcançar esse objetivo foram utilizados como fontes os jornais, mensagens governamentais, decretos, códigos de postura e textos literários do período, como estratégia de percepção dos discursos estatal, higienista, comercial e literário, além dos diferentes sentidos e sentimentos oriundos da modernização, compreendida como as inúmeras transformações no espaço urbano e as ressonâncias de tais mudanças na forma que os indivíduos experimentavam e sentiam a cidade. No universo conceitual que norteia o presente estudo, destacam-se os conceitos sobre modernização e modernidade, vistas, respectivamente, como os projetos de modificação dos espaços e as múltiplas formas de apreender e subjetivar o fenômeno da modernização realizando-se um diálogo com as discussões propostas por Berman(1986) e Rezende(1997). Sobre representação social e práticas culturais foram utilizados os conceitos elaborados por Chartier(1988) e Certeau(1994). Acerca das discussões sobre História, Cidade e Literatura foram utilizados os trabalhos de Benjamin(1994), Calvino(1990), Williams(1999), Sevcenko(1999) e Queiroz(1998). A instrução pública foi analisada como ponto de convergência dos projetos de modernização tanto no aspecto da instalação e (re)significação de prédios quanto no tocante à efervescência de idéias e saberes de posturas modernizantes. Em contrapartida, as crônicas e os textos literários foram utilizados como forma de percepção das representações sociais acerca da modernização da cidade. Fotografias também foram utilizadas como linguagem não-verbal que expressavam cenas da cidade em seus aspectos materiais e do cotidiano. Dentre outras conclusões, destaca-se que a euforia acerca dos efeitos e ritmos modernizadores estava ligada, em certa medida, à busca da superação dos limites que atingiam a capital piauiense, assombreada por um leque de dificuldades. Essa euforia emergia das tentativas de superação do atraso e do antigo, com o intuito de legitimar a imagem de uma sociedade civilizada. Além disso, o ordenamento dos espaços contribuiu para o controle e segregação social, por meio da circulação de valores e costumes de raízes burguesas européias. ABSTRACT: The present study analyzed the modernization process of Teresina in the two first decades of 20th century, in which the Piauiense capital configured itself as the irradiator point of the glances and actions of modernization and constituting itself as magazine of this phenomenon. The city, in here, is comprehended as space of the social dynamic, what makes the urban space an environment of manifestation of several sociability, which contain and construct the history of certain temporality and specialty, because the city is in a constant movement. In this sense, intenting to look at such sociabilities, the paper passed among several thematic linked to the modernization such as the works of supplying of water, illumination, ferrous means of transportation, trade, leisure and public education, amplifying horizons to the comprehension of the social representations constructed about the modern vortex. To reach this purpose were used as sources the newspapers, governmental messages, decrets , conducts laws and literary texts of that period as strategy of perception of governmental, hygienist, commercial, and literary speeches, besides the different senses and meanings that came from the modernization, comprehended as the several changes in the urban space and the resonances of such changes in the way that the individuals experiment and feel the city. In the conceptual universe that heads the present study, point out the ones about modernization and modernity, used, respectively, as the projects of the changing of the spaces and the several ways of comprehending and subjecting the modernization phenomenon making a dialog with the discussions suggested by Berman(1986) and Rezende(1997). About social representations and cultural practices were used the concepts used by Chartier(1988) and Certeau(1994). Around the discussions about History, City and Literature were used the papers by Benjamin(1994), Calvino(1990), Williams(1999), Sevcenko(1999) and Queiroz(1998). The public instruction was analyzed as convergence point of the modernization projects so in the aspect the installation and (re)meaning of the buildings as in relation to the up surging of ideas and knowlegdments of modernization conducts. In other hand, the chronicles and literary texts were used as perception way of the social representations about the modernization of the city. Photographs were also used as non-verbal language that expressed scenes of the city in its material features and of the daily. Among other conclusions, it points out that the euphoria about the effects and rhythms was linked, in certain way, to the pursuit of the overcoming of the limits that affected the piauiense capital overshadowed for a fan of difficulties. This anxious surged from strategies of overcoming of the late and ancient, with the goal of legitimate the image of a civilized society. Besides that, the regulating of the spaces contributed to the control e social segregation, throughout the spread of values and traditions of bourgeois Europeans roots. pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject História - Cidade - Teresina pt_BR
dc.subject History - City - Teresina pt_BR
dc.subject Cidade - Modernização - Teresina pt_BR
dc.subject City - Modernization - Teresina pt_BR
dc.subject Literatura piauiense pt_BR
dc.subject Piauienses literature pt_BR
dc.title DESAFIANDO O OLHAR DE MEDUSA: a modernização e os discursos modernizadores em Teresina, nas duas primeiras décadas do Século XX pt_BR
dc.type Preprint pt_BR


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